domingo, 30 de maio de 2010

Qualidade de Vida


Cá em casa, há sempre sopa para o jantar! É aconchegante, faz bem à saúde e é ecológica! Porquê? Porque:
Ingredientes para sopa de feijão
- 2 Batatas da quinta da G.
- 1 kilo de courgetes da nossa quinta
- 4 cenouras do supermercado
- 250g de feijão da nossa quinta
- 8 folhas de couve da nossa quinta
- 1 fio de azeite da nossa produção
Não vou explicar como se executa, pois é elementar. Vou é dizer que fica com um sabor idêntico à sopa que a minha mãe fazia, na minha infância e que a minha querida CC chamava de "sopa de chocolate". Quanto às cenouras, já tentamos a sua produção, mas não obtivemos bons resultados. O grande responsável pela esta nossa qualidade de vida, é o meu querido A.

sábado, 29 de maio de 2010

Bracara Augusta








Muito animada a nossa Braga Romana! Algumas fotos caseiras.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Rock in Rio


Ontem fomos ao concerto dos Xutos e Pontapés. Fomos, mas sem sair de casa; cantámos, pulámos, batemos palmas e tudo a que temos direito, que isto dos Xutos é do nosso tempo! Quem esteve mesmo lá, foram os nossos queridos sobrinhos D. e R. porque os Xutos, também são do tempo deles.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Braga Romana


De 27 a 30 de Maio, decorrerá em Braga o evento Braga Romana 2010 no qual se reviverá Bracara Augusta, numa recriação histórica, que decorre no centro histórico da cidade.

A abertura oficial será no dia 27 de Maio, às 10h, com a recepção ao Imperador. À noite, pelas 21.30h terão lugar os espectáculos de fogo e música, danças exóticas, artes circences, gladiadores e representações teatrais.
Nos quatro dias de Braga Romana 2010 haverá animação de rua, espectáculos de circo, música e fogo e figuras mitológicas.

Mercado romano, acampamento militar, animação de rua, área de alimentação com tabernas, cortejos nocturnos e diversos números de circo romano e danças orientais vão fazer parte das actividades de Braga Romana 2010.

Os eventos decorrem na praça do município e nas principais ruas do centro de Braga.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Há dias assim...


Os links ao Fugas B, é uma boa solução para os dias em que não me apetece escrever. É que há dias em que me viro para a minha concha, fico lá herméticamente fechada e não há nada que me faça sair dela, nem o meu A., os amigos ou o trabalho. Penso, penso e torno a pensar em coisas passadas, coisas do presente e no futuro, que eu sou muito de "sofrer por anticipação". E quanto mais velha fico, mais tenho a sensação da dúvida, da inquietação, da preocupação. Os génios deste mundo, sempre disserem que com a idade se fica mais sábia, calma e confiante. Será? Não sinto nada disso...

sábado, 22 de maio de 2010

Nostalgias


Hoje quando abri as portadas e vi este sol, deu-me uma vontade enorme de ir para a praia. Veio-me à ideia logo, as praias da minha vida - Carcavelos, Barra, Avenca... Não que eu não goste das praias daqui - Esposende, Póvoa do Varzim.... Gostar, gosto! Mas não é a mesma coisa. Vai daí, disse ao meu A.: - Vamos para a praia! E o meu A. : Vamos, vamos! Vamos mas é buscar o tractor e cortar a erva lá no fundo.
Pronto, não vamos para a praia. Mas vou fazer outra coisa que gosto, vou cozinhar chop suey de vaca e legumes para o almoço. Boa?
Esposende e o rio Cávado

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Leituras


Continuo na literatura de autores(as) afro-americana, mas desta vez contemporânea. "A interrupção de tudo" é um livro de mulher, para mulheres. Aliás a própria editora - Livros D SEDA - autointitula-se como "a primeira editora do género" em Portugal. O tema abordado, prende-se com aquela altura da vida, que todas nós mulheres, atingimos: os indícios da menopausa, a envolvência familiar, com filhos criados, pais idosos, marido com novas conquistas. Questiona-se o futuro. De leitura fácil e escrita fluente, apesar do tema sério, deixa-nos um sorriso nos lábios.

quarta-feira, 19 de maio de 2010


A minha mana telefonou-me muito indignada, pois tinha detectado um erro gramatical, aqui nas minhas escritas, daqueles crassos! Logo comigo, que sou "muito culta, muito lida, muito inteligente". Claro que vim logo corrigir. E eu a pensar que a minha mana, que é do mais fashion possível, andava por aqui, só pelas fashionistas! Qual quê! Ela é "fiscal dos blogs". Cuidem-se, que ela anda por aí e não lhe escapa nada!! Beijinhos mana e obrigada pelas dicas.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Aniversário da Rita


Para a minha sobrinha, um dia fantástico e com muuuuuitas prendinhas. Um abraço do tamanho do universo.

segunda-feira, 17 de maio de 2010


Isto da net é mesmo fantástico. Ontem contactei duas amigas (aliás foram elas que entraram em contacto comigo), que já não "via" faz imenso tempo. A minha amiga I. que foi minha companheira na infância e adolescência e a minha amiga M. que foi minha cúmplice na minha vida, de jovem adulta. As autoestradas da informação no seu melhor. Fiquei tão feliz! Para elas, estas flores primaveris, (do nosso jardim, pois claro).

sábado, 15 de maio de 2010

Amor de tia


Adoro a minha sobrinha Rita. Adoro-a como se fosse minha filha; acompanhei o seu crescimento, as suas dúvidas, os seus sucessos, os seus risos, os dias menos bons e ainda hoje fico deslumbrada com ela. Queria estar com ela, todos os dias! Aqui acompanho-a no seu blog - Rita & os tachos. Fofura da titia!!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Economia


Hoje acordei mais pobre. O futuro não se perspectiva risonho. Não concordo com o aumento do IVA de 1% para os bens de primeira necessidade. Não gosto de perder dinheiro e regalias adquiridas. Não gosto de "andar de cavalo para burro".

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Acordar cedo e cedo erguer...


Gosto de acordar cedo, bem cedo. Sempre gostei, mas agora, mais ainda! Lá pelas 6h30 já estou desperta.Gosto de abrir as portadas e ver o sol nascer. Talvez porque não tenha a obrigação de o fazer, porque não tenho pequenos almoços para preparar, nem lanches para enviar, nem almoços para deixar. Talvez, porque não tenho filas de trânsito para me enervar. É o meu período do dia, favorito.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Leituras


É um livro algo complexo, mas que retrata uma certa América, "...provocou uma intensa polémica, aquando da sua publicação, em 1952." Vencedor do National Book Award "...talvez mesmo a melhor obra afro-americana de sempre."

sábado, 8 de maio de 2010

Fim-de-semana


Apesar do tempo mais outonal do que primaveril, vamos de fim-de-semana, vamos ver o mar! Este hotel faz parte da nossa vida, dos nossos melhores momentos a sós ou com a família. É sempre bom voltar, pela simpatia, pela beleza do espaço e pelas vistas. E tem sempre arte, exposta pelas paredes, o que é uma mais valia (pensando bem,os hoteis que frequentamos assíduamente, expõem frequentemente obras!). Da última vez que aqui estivemos, não resisti e comprei uma das telas expostas. A ver vamos...
Obra de Pedro Machado

quinta-feira, 6 de maio de 2010


Acabei agora de ler nalguns blogs, que existe uma moda nova, o Vajazzling ou seja a aplicação de brilhantes - alguns Swarovski - nas partes intímas femininas. Parece que as estrelas de cinema e afins aderiram à moda, em grande! É de mim, ou anda tudo doido?? Será para fugir às rotinas da vida ou para escamotear outros assuntos mais importantes?
Obra de Enrico Bianco

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Deslumbrada!


Eu que sou novata nestas coisas dos Blogs, ando fascinada com o que leio! Tanta gente a escrever melhor que bem, tanto para meditar, saborear, acompanhar, sorrir, ou simplesmente olhar. Cada vez aparecem mais blogs que me apetece acompanhar e comentar. Ah, que coisas mais lindas...

terça-feira, 4 de maio de 2010

Primavera

Apesar do ventinho, a Primavera dá um ar da sua graça e as roseiras desabrocharam em pleno...

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Letras...


Apesar de toda esta era informática, continuo a adorar escrever uma carta ou um postal à família e amigos e enviar por correio, à moda antiga. Sei lá, sinto-me bem! Também gosto muito de receber, ao ponto de deixar os envelopes em cima da secretária algumas horas, ir passando, olhando, enfim saboreando, o que estará dentro! Hoje enviei à minha amiga CC e à minha mãe. Fui aos CTT - já agora, desde quando os Correios se tornaram lojas chinocas? Ele é pulseiras, livros, leques, cautelas da lotaria etc. etc.- e gostei de ver pessoas ainda a enviar encomendas de chocolates, vestuário para os netinhos e as eternas missivas.

domingo, 2 de maio de 2010

Dia da Mãe


Para melhor mãe do Mundo (a minha)o meu maior desejo é que se mantenha lúcida, perspicaz, com saúde e junto de nós, durante muito, muitos mais anos. Está sempre comigo, apesar da distância.

sábado, 1 de maio de 2010


Desejo um sol caloroso e envolvente que faça apetecer sombras e frescas limonadas!

Esta primavera...

que tímida se apresenta.

O dia amanheceu cinzento e com a chuva miudinha que eu tanto gosto. O jardim está todo florido e contrasta com o cinza do dia, mas o que eu queria era um sol primaveril.