terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dúvida


Agora um post, que não interessa nada que (como toda a gente) também tenho, esse direito!
Porque raio (desculpem o raio) é que aquele André (que anda ali a apanhar alfinetes), ainda permanece no Projecto Moda?
Mas se o moço nem sequer sabe coser à máquina, as outras miúdas é que lhe fazem o trabalho todo?! É que ele nem agradecido, é!
Será que o ditado "Mais vale parecer, do que ser", se aplica, a este concorrente?
(E diziam mal da Rosinda, só porque tinha pronúncia das Beiras...)

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Leituras de Verão II


O jurista e historiador António Araújo, diz na revista Visão, desta semana que "nada melhor do que uma praia para observar hábitos de leitura. Os estrangeiros leem. Geralmente trash, mas leem. Os portugueses que leem dividem-se entre os jornais desportivos (eles) e as revistas do coração (elas). A maioria não lê nada de nada. Férias são férias."
Já aqui falámos sobre as leituras de Verão, efectivamente. No entanto reparo que na praia, são as mulheres que mais lêem. E não me estou a referir somente a revistas, mas também a livros. Os tais mais light, que guardamos para ler ou reler, nestes tempos de maior ócio.

domingo, 29 de agosto de 2010

Romaria de S. João de Arga


A tradição secular que reúne milhares de romeiros todos os anos, realiza-se no último fim-de-semana de Agosto, em Caminha.
"É considerada uma das mais antigas romarias do Alto Minho que mantém as características originais, apesar de serem cada vez menos os que se atrevem a subir a pé a Serra.
Para além da caminhada, a romaria adquiriu novo fôlego com as tascas improvisadas que se montam no Mosteiro, onde a broa, o chouriço, o cabrito, o vinho verde e a especialidade local, aguardente com mel, fazem as delícias dos romeiros.
À entrada do santuário, um vasto terreiro, como convém a local de romaria, simbolicamente protegido por um cruzeiro de granito. Depois, um curioso complexo com a capela de traça barroca rodeada pelos «quartéis», os alojamentos onde se acolhem os romeiros durante a festa. Escritos nas paredes, os preços da pernoita ou os nomes de quem há-de ocupar as celas. Aqui, o overbooking não existe, fruto de uma gestão do espaço disponível ditada pela sabedoria ancestral. Quem não cabe debaixo de telha procura o abrigo das árvores e ali passa a noite: quantos namoros não começaram e acabaram na Romaria de São João de Arga ...
As imagens, quer as da capela, quer as que saem na procissão, são curiosas. Lá dentro, um guerreiro São Miguel bate-se com um diabo duas vezes maior que ele. E em lugar de honra nos andores sai a imagem de Santo Aginha, o bandido que no século XVIII lançava o terror nestas paragens e que um dia se redimiu."
Uma festa a não perder!

sábado, 28 de agosto de 2010

Leituras de Verão


Continuando nas leituras de Verão, este "Pssht... ó menina", cumpre muito bem as suas funções.
Vera Agostinho, publicou num livrinho, os seus desabafos, aqui na blogosfera. Empregada de mesa, relata com muito humor e talento, as suas peripécias, no mundo da restauração.
Lê-se numa tarde e deixa-nos um sorriso nos lábios.
Agora só falta a dedicatória da Vera, aqui na sua obra!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Eu quero!


Há uma coisa que tenho constatado nos últimos dias e que me causa um bocadinho de urticária. Imaginem uma sala de pequenos-almoços de um hotel, onde os vários hóspedes, se deslocam a uma mesa para se servirem do que querem ingerir, no regime que geralmente se denomina de Buffet. Agora imaginem, duas mães com os seus petizes de dois, três anitos à volta do dito Buffet a perguntar aos pequenos o que é que eles querem comer e beber! Mas não é suposto crianças de dois ou três anos de idade, terem mães que estabelecem à partida, as refeições dos filhos e saberem perfeitamente o que eles gostam e devem comer? Os mais velhinhos, compreendo perfeitamente que se sirvam e vão buscar o seu sumo de laranja ou o seu donut. Agora bebés?
Mães, digam-me da vossa justiça, esclareçam-me!

Diálogo, numa destas manhãs:
Menina - queio aquilo!
Mãe - aquilo é leite de soja, tu não vais gostar!
Menina - mas eu queio, queio (em tom de birra)!!
Mãe - Está bem, está bem (em tom, ai que está toda a gente a olhar)!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

No facebook


Zilian ChooseZILIAN SHOE TIPS
Não ponha já de lado as suas socas (fechadas) de Verão. Use-as com meias e tenha a transição perfeita para Outono-Inverno ;)

15 de agosto às 11:11 - Coloquei um post no meu blog, sobre umas compritas que fiz na vossa loja!
Mara Vilhada curtiu isto...
16 de agosto às 09:17 - Zilian Choose - Olá Manuela
Podemos ler? :D
16 de agosto às 19:34 - Claro! manuelacolaco.blogspot.com
18 de agosto às 09:13 - Zilian Choose - Excelente :)

Olhem ... e uns sapatitos, aqui para a menina?!
http://www.zilianchoose.com/

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ao volante


Tenho carta de condução. Tenho carro. Mas não gosto de conduzir, não tenho esse dom, admito-o sem problema nenhum. Já fiz sozinha uma viagem de 200Km, ao volante e ainda hoje estou para perceber, como é que fui capaz. Já atravessei a ponte 25 de Abril, com o carro na mão, duas vezes (uma das quais só) e ainda hoje estou para saber como não levei as portagens, à minha frente. Utilizei muito os transportes públicos, quando vivi nas cidades; quando a minha sobrinha R. era pequena, corri a nossa península, com ela a tiracolo; não deixei de viajar e passear, por não me ajeitar a conduzir. Se há pessoas que não têm jeito para cozinhar, ou para cantar, ou para chefiar, ou para... porque raio é que toda a gente, tem jeito para conduzir?
(neste momento, já tenho a minha amiga Custódia e a minha irmã, a rir!)

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mais e menos...


Foi anunciado o encerramento de mais setecentas escolas, neste ano lectivo que se aproxima, na sequência do designado reordenamento da rede escolar.
Começam a surgir os mega-agrupamentos que poderão atingir os 3.000 alunos e áreas geográficas imensas.
Menos postos de trabalho para o pessoal docente e não docente. Mais aplicação das novas tecnologias. Mais elementos por departamento curricular que poderão atingir a centena. Menos horas de sono para os alunos que sendo de longe, têm de percorrer distâncias equivalentes, a uma hora de autocarro. Mais desertificação do interior do país, com o consequente isolamento, das populações rurais. Menos despesa pública. Mais... dirão uns! Menos... dirão outros!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Namorar


Porque hoje nos apetece olhar o mar, almoçar com os pés na água, conversar de tudo e de nada, ler uma revista e sentir a brisa da tarde...enfim, esplanar!
Isto era o que nos apetecia, porque entretanto... o Verão foi de férias e chove, pouco mas chove!
Vamos fazer tudo o que tinhamos pensado, mas no interior...enfim, namorar!

domingo, 22 de agosto de 2010

Este blog derrete o coração


A Sofia é uma querida! E gira! Diz que este blog derrete o coração e eu fiquei toda derretidinha, mesmo (oh p'ra mim numa poçinha)!

1-Numa frase dizer o que me derrete o coração.
Os sorrisos do meu querido A.; os beijinhos das minhas sobrinhas; os abraços dos meus alunos; o bem-querer das minhas amigas; os afagos dos nossos velhinhos.

2- Oferecer o selo a três Blogs que sejam, na tua opiniao, de derreter o coração.
É tão difícil... Ofereço então à Leila, à Maria Teresa e à Tuquinha.

3-Postar o nome do blogue que me ofereceu o selo.
Um blogue com um nome original - Gira aos quarenta!

sábado, 21 de agosto de 2010

Romaria de Nossa Senhora da Agonia - Viana do Castelo


"É considerada a romaria das romarias. O culto da Nossa Senhora da Agonia remonta ao século XVIII, a primeira referência escrita a este evento data de 1744. Tem como traço essencial a devoção das gentes do mar, que retribuem as graças recebidas aquando de tempestades ou naufrágios. Daí que o andor principal fosse tradicionalmente transportado pelos pescadores e que só apartir de 1968 se tivesse passado a realizar uma procissão fluvial, com a imagem da santa, pelo rio Lima. O número de visitantes tem vindo a aumentar, de forma significativa nos últimos anos. Face a este fenómeno, os promotores dos festejos têm procurado promovê-la fazendo incluir um cortejo etnográfico, alusivo aos diferentes concelhos do distrito, e uma festa do traje. Além, de todos estes acontecimentos o fogo-de-artifício, lançado junto ao rio Lima, é um espectáculo único."

As Festas da Senhora da Agonia decorrem este ano, de 20 a 22 de Agosto. Hoje vamos estar presentes.
Programa das Festas da Senhora da Agonia - 21 de Agosto

■08h30 – ALVORADA
■12h00 – REVISTA DE GIGANTONES E CABEÇUDOS
■14h00 – CONCERTOS MUSICAIS
■16h00 – CORTEJO HISTÓRICO/ETNOGRÁFICO NA ROTA DO JACOBEU/ANO SANTO 2010
■21h30 – CONCERTO MUSICAL
■22h00 – FESTA DO TRAJE, no Castelo de Santiago da Barra /GRANDE ARRAIAL MINHOTO, no Campo do Castelo
■24h00 – CORAL BEACH PARTY 2010

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Saber ouvir


Ontem passei a manhã toda, com uma amiga. Não, não estivemos a pôr a conversa em dia. Estive pura e simplesmente a ouvi-la. Ela necessitava de falar, de desabafar e precisava de alguém que a ouvisse. Eu como amiga, fiz o que me competia, de cabeça e coração presente. Ela ficou de coração lavado, com a cabeça mais leve e eu fiquei satisfeita por a ter ajudado, por a ter ouvido.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Refexões II


Na sequência do meu post anterior, não posso deixar de evidenciar o papel das imagens, neste mundo blogosférico.
Alguém disse que uma imagem, vale mais que mil palavras.
Nem sempre estarei de acordo, no entanto verifico que efectivamente se consegue transmitir um conceito ou ideia, colocando pura e simplesmente uma boa imagem.
Por outro lado, é também através das imagens utilizadas nos outros blogs que vou construindo o perfil das pessoas que leio, que as vou visualizando, na minha mente. Tenho noção que tal, poderá não corresponder em absoluto à realidade, pois nem tudo o que parece, é.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Reflexões I


No início das minhas andanças pela blogosfera, coloquei um post sobre o deslumbre que alguns blogs me provocavam, pelas temáticas em si, pela escrita ou mesmo pelas óptimas imagens, escolhidas.
Passados alguns meses (poucos), descubro cada vez mais gente com um dote especial para a escrita, com uma fluência que me impressiona, com valores e ideais que valorizo, com um humor de fino recorte.
A par destes blogs que me deixam maravilhada, outros há que me deixam incomodada, não só pelos valores transmitidos de racismo, xenofobia ou discriminação, mas também pela omissão de regras gramaticais e de vocabulário, básicas.
Com os primeiros identifico-me plenamente, sigo-os com agrado e comento.
Dos segundos, faço uma primeira leitura e depois...afasto-me.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cinzas


Desde a manhã de ontem que o sol é filtrado por uma nuvem de fumo e cinzas. Caem cinzas como se de gotas de chuva se tratassem, no jardim.
Os helicópteros não pararam uma hora, enquanto houve sol, num constante vaivém. Só daqui da janela de onde estou, avistei três focos de incêndio, todos para os lados do Gerês e da serra do Carvalho.
O sentimento é de frustração e impotência.
Mas quando terminará este inferno?
É que agora, já podem colocar o parque eólico, que tanto brado dá!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Irresponsabilidade


Apesar de todas as campanhas de sensibilização, apesar de todos os avisos, continua-se a constatar que alguns pais insistem em chegar à praia, por volta do meio-dia, levando consigo os filhos pequenos. Mas não haverá uma tomada de consciência, uma atenção redobrada, quando os níveis de ozono estão tão elevados, quando as temperaturas estão altíssimas?
E os perigos do cancro de pele e da desidratação, não passam por aquelas mentes?
A mim, afligem-me as idas à praia, nessas horas, quanto mais às crianças!

domingo, 15 de agosto de 2010

Mãe


E quando a nossa mãe, na ternura dos seus 80 anos, nos envia este postal, a nossa alma fica tão doce, mas tão doce!

sábado, 14 de agosto de 2010

Bacio


Buon viaggio.
Molti bagni in tempo Mediterrâneo.
Un bacio per te sorella e Salvattor.
Sono felici!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Leituras de Verão


Não sei porquê, mas no Verão, tenho uma maior apetência por ler revistas que no resto do ano. Dão jeito para levar para a esplanada, para a praia, não necessito de tanta concentração, perco-me nas linhas que leio, levanto os olhos para observar o que se passa à minha volta e retomo a leitura facilmente. Serei só eu?

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ups!


É mais forte do que eu, confesso!
Como já tinha poucos, adquiri mais dois pares. Gosto da Zilian, pois tem sapatos para todos os gostos e de boa qualidade. E com descontos de 70% quem resiste? E ainda me ofertaram produtos Dove, no valor de 30 euros.
Dois pares de sandálias, para juntar à colecção, umas mais práticas outras mais sofisticadas.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Estamos in


Sabemos que estamos mesmo in, quando na esplanada ao nosso lado se encontram em amena cavaqueira, dois estilistas da nossa praça. Sabemos que estamos mesmo in, quando na mesa ao nosso lado, almoçam costelinhas, alguns actores que ilustram as nossas novelas.
Claro que não saímos do nossa área geográfica, os outros é que nos descobriram!

Casas mil


Ao longo da minha vida, já residi em vários locais do nosso país, por questões profissionais ou por motivos familiares, desde a grande cidade, até à aldeia.
O mesmo significa que já passei por uma dúzia de casas diferentes, entre moradias e apartamentos.
Cada uma delas foi importante na minha vida e deixou marcas, umas felizes, outras menos.
Em relação aos apartamentos, o que mais me incomodava eram os barulhos constantes, ora do andar de cima, ora do andar do lado e o desconhecimento, na maioria dos casos, das pessoas que eram os meus vizinhos.
Já em relação às moradias, gosto da sensação de abrir a porta e caminhar a direito, de sacudir o tapete, sem incomodar ninguém.
O caricato de todas estas andanças, é que por vezes necessito de um determinado objecto e não o encontrando, começo a pensar se o tinha na casa da Costa ou seria em Braga, ou em Lisboa? Aconteceu-me ontem, com o descaroçador de maçãs!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Take us to Bruges -> ali ao lado -> -> -> -> -> ->


Ó meus amores!

Vamos lá ver uma coisa! Ando eu aqui pela casa, à procura de relíquias linguísticas para todos os gostos e vossemecês, é só chouriça e MEC?
Então e estes vintages (mesmo vintage)- Costa do Estoril e Divina Garbo?
E o Prémio Pulitzer - Uma conspiração de Estúpidos?
E para os esotéricos - As filhas da Lua?
E para os que gostam de humor (do esperto) - O país dos jeitosos e Os jeitosos continuam à solta?

Não querem lá ver que tenho que colocar uma foto da sobrinha que é modelo, dentro de cada livro?! (para ti já está prometida uma, José)

Vamos lá ajudar a Maria e o D. Gato!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Coisas minhas...(II)


Ao longo da minha vida, fui fazendo algumas colecções.
Quando era adolescente fazia colecção de latas de bebidas que trazia em grande parte, de Espanha (nem coca-cola, havia em Portugal). Mais tarde iniciei a minha colecção de marcadores de livros, que mantenho até hoje. Pelo meio fiz colecção de caixas e caixinhas, latas e latinhas. Actualmente faço colecção de sapatos, malas e anéis (não porque os procure, mas porque se vão acumulando).
Dos livros nem falo, que não são colecção, mas sim, um vício.
Recentemente herdei da minha mãe, a sua vasta colecção de miniaturas de loiça e porcelana que ela foi amorosamente juntando e que tenciono passar às minhas sobrinhas netas.
Há pouco tempo descobri umas chávenas de porcelana, lindíssimas, da Franz Collection e tentei-me.
Mas foi só tentação que espaço... já não há!

domingo, 8 de agosto de 2010

Desafio e novo selo



Juntando o desafio da querida Leana e o selo charmoso que a querida Ana me ofereceu:

- mostro a malinha actual!

- mostro em segundo lugar o selo - já cá está!


- agora as perguntinhas:

1º - O que tem a tua mala, neste exacto momento?

Carteira de documentos
Porta-moedas
Bolsa com óculos de sol
Chaves de casa e comando
Livro de cheques
Agenda
Caneta
Lenços de papel
Saco de compras "Terra Lusa"
Segura-malas
Telemóvel

2º - Contar três coisas que eu fazia na infância.

Na primavera andava pelos campos, com as amigas, colhendo lírios e campaínhas;
Ia para a praia, durante quatro longos meses, de Junho a Setembro;
Brincava às mães com a minha mana mais nova, sendo que ela era o meu bebé.

3º - O que tem na minha necessaire?

Batom Gold Topaz HR, lápis eyeliner preto Chanel, Fond de Tent compact Shiseido, Anti-cernes YSL.

Passo este desafio a:
Natália
Mariquitas
Vera
Ringo Star

sábado, 7 de agosto de 2010

Gerês II


Hoje vamos passar o dia, com os pés no rio, sentados debaixo das árvores frondosas do Gerês, piquenicando e lendo.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mimos III


A verdade é que as minhas unhas pintadas com verniz gel, se mantiveram impecáveis ao longo duas semanas e poucos dias. Só retirei o dito, porque já se notava o crescimento. Indaguei a Isabel sobre o desconhecimento que a maioria das pessoas, manifesta sobre este tipo de manicure e ela informou-me que esteve numa formação especial, há relativamente pouco tempo, pelo que o produto, ainda será pouco divulgado.
Voltarei a repetir, sem dúvida.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O meu primeiro selo!


A querida Autora de Sonhos passou-me este selo, que diz que este blog dá que falar!
É o meu primeiro selo!

Então vamos às regras:

1) Mostrar o selo - lá está!

2) Passar a 5 pessoas - passo a:

Maria Teresa
Leila Reis
Clementine Tangerine
Invisível
Noémia Martins

3) Explanar o motivo, porque este blog, dá que falar:
Porque este blog, é feito de amizade, sinceridade e cor!

Coisas minhas...(I)


Adoro:
- O cheiro da relva, acabada de cortar.
- O silêncio do dia e o da noite.
Gosto:
- De passear a pé, pelas cidades.
- De jardinar e cuidar das minhas plantas.
Detesto:
- Adiar para amanhã, o que posso fazer hoje.
- O cheiro a queimado.
Odeio:
- Mentiras e falsidades.
- Arrogância.

Desafio a Ana, Custódia, Sofia, Autora dos Sonhos e Dudu, a falarem de coisas vossas!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Amizade II


As minhas relações de amizade são relativamente estáveis. Por vezes ganham-se uns amigos momentâneos pelas circunstâncias profissionais e perdem-se pelos mesmos motivos; a estes, eu nem chamaria propriamente amigos, talvez colegas de trabalho com quem se sente uma empatia especial que desaparece, quando termina o ano lectivo. Na actualidade como o grupo docente das escolas é mais estável, as relações já são mais firmes.
O que eu prezo muito, são as amizades que tenho, de jovens adultos que já foram meus alunos. Tenho meia-dúzia deles que ficaram para a vida. Eu frequento a casa deles, eles a minha, escrevemo-nos, trocamos mensagens, tomamos um café juntos.
Dá-me tanto prazer vê-los crescer, tirarem os seus cursos, tornarem-se bons profissionais, constituírem família...
Sinto-me privilegiada!
(os meninos da foto, são todos jovens adultos, hoje)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Preciosidades



Ontem na volta do correio chegaram, dois cadernos lindos, da lavra da Maria Mariquitas. O embrulho que os envolvia já era fantástico, mas quando o abri, saíram de lá duas preciosidades. Uma vai directamente para Lisboa, a outra vai-me fazer companhia, nos meus passeios... para quem acha bonita a palavra escrita, diz a querida Mariquitas.
Confidenciou-me que vão surgir novidades e das boas. Fico a aguardar!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Economia III


Acabados de chegar de alguns dias à beira-mar, reflicto mais uma vez, no que observei, no que senti.
Muita gente nas praias, restaurantes com filas de espera, hotéis esgotados, esplanadas sem um lugar vago.
Nuestros hermanos, que também dizem que a crise lhes bateu à porta em grande, perfazem 50% das ocupações, fala-se castelhano por todo o lado.
Os nossos emigrantes, deixaram de vir à terra só para a romaria e agora passam pelo menos uma semana, num bom hotel à beira-mar e gozam do seu merecido descanso.
Quem mais aproveita estes locais de descanso, são os jovens casais com filhos pequenos ou então casais, só a dois. Quanto aos adolescentes e jovens adultos, poucos vi.
Mas também não estivemos nos sítios da moda, que nós gostamos muito de locais sossegados e calmos.

domingo, 1 de agosto de 2010