segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Leituras "A Leitora Real"


Sinopse:
Se os seus cães lhe tivessem obedecido, a rainha não teria descoberto a biblioteca itinerante estacionada no Palácio de Buckingham. Se não tivesse entrado para se desculpar pelo tumulto causado, não teria conhecido Norman, o jovem ajudante de cozinha que se tornaria seu conselheiro literário. Mas, nesse dia, a rainha Isabel II fez o impensável: levou um livro. E, num gesto audacioso, leu-o. Seria assim, de forma acidental, que a sua vida - bem como a de todo um país - mudaria para sempre.

Este livrinho apesar de conter poucas páginas, é um livro satírico que nos deixa a pensar, no peso que a leitura pode ter na vida de uma pessoa.
Neste caso específico da rainha de Inglaterra, ocorre uma modificação substancial na sua maneira de ser e de avaliar, quem com ela partilha o poder.
Muito agradável.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Esta semana...

... por terras de Melgaço...


...Solar do Alvarinho...

... muralhas da Castelo de Melgaço, datadas do reinado de D. Afonso Henriques...

... Torre de Menagem...


... centro histórico...


... terras de Espanha, na outra margem do rio Minho.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Zitamina handmade








Perguntam vocês: para que servem estas bolsas?
Respondo eu: servem para colocar dentro todas as traquitanas que nós acumulamos nas nossas malas ou bolsas e transferi-las, sem perder tempo, para outra mala.
Eu que por vezes andava duas semanas com a mesma mala, agora com a bolsa da Zita, mudo de mala sempre que me apetece e rapidamente.
Atenção que só necessitamos de uma... as outras ofereci a amigas, como prenda aniversário e elas adoraram o conceito.
Lindas, perfeitas, inovadoras e bem portuguesas.
Obrigada Zita.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Take us to Bruges -> ali ao lado -> -> -> -> -> ->

D. Gato by Zitamina

Toda a gente já conhece o sonho da Maria e do D. Gato e toda a gente ajuda, sempre que pode.
Esta semana termina mais um leilão, com coisas novas e antigas, algumas de perder a cabeça... reparem bem no primaveril D. Gato, feito pela Zita...
Ide, ide lá minha gente e ajudai, pois ao ajudar os outros, estamos a contribuir para a nossa felicidade.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Leituras "A mão de Fátima"


Sinopse:
A história de um jovem dividido entre duas religiões e dois amores, em busca da sua liberdade e da do seu povo, na Andaluzia do séc. XVI.
1568. Depois de derrotados por Isabel, a Católica, a comunidade muçulmana andaluza sobrevive com muitas dificuldades, sob a constante repressão dos Cristãos, mas depressa o descontentamento dá lugar a uma sanguinária revolta.
Entre os revoltosos encontra-se Hernando, um jovem desprezado pelo seu próprio povo e maltratado por Brahim, o seu padrasto. Dotado de uma extraordinária habilidade para lidar com animais, Hernando salva a vida ao filho de uma jovem belíssima, Fátima. Dividido entre a fé que lhe foi incutida e as atrocidades que vê serem cometidas em nome de Alá, o seu coração impele-o a ajudar um nobre cristão, obtendo a sua eterna gratidão…


Ildelfonso Falcones, já me tinha deslumbrado aquando da leitura da sua primeira obra, "A catedral do mar".
Este livro que marca o quarto centenário da expulsão dos mouriscos da Península Ibérica, é sem dúvida o melhor romance histórico que li, até hoje.
Bem documentado, escrito a partir de uma pesquisa exaustiva, dá-nos a conhecer a religião muçulmana, os seus fundamentos assim como a contribuição dos mouriscos, para a história das províncias do Sul de Espanha.
Apesar de ser uma obra com mais de novecentas páginas, recomendo vivamente, mesmo para quem não aprecia romances históricos, pois a partir desta leitura, torna-se mais fácil o entendimento dos actuais conflitos religiosos que proliferam no nosso mundo, nomeadamente a tensão no mundo árabe.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Esta semana...

... mais uma vez passeámos por Castro Laboreiro e tivemos direito a nevão à séria...












ficámos sem Tv cabo, sem luz durante umas horas, sem telefone (devido à forte tempestade), mas com o calor da lareira, a companhia das pessoas, dos livros e da óptima gastronomia.
São sempre um deslumbre estas nossas paisagens serranas que nunca me canso de olhar, fotografar e sentir.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Azul mediterrâneo


E porque estes últimos dias foram agrestes, cinzentos, tempestuosos, deixo-vos esta porta aberta, com desejos de um óptimo fim-de-semana e muito sol no vosso coração.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A minha Maria


A minha Maria, não sou moi-même como diz a AVOGI.
A minha Maria existe e não se chama Maria.
A minha Maria é uma querida e trata de nós com muito carinho e adora o Gandhi.
Mas a minha Maria tem um problema: detesta fazer trabalhos domésticos, acha uma perca de tempo, porque a minha Maria, gostava muito... era de ter sido jardineira.
Então é vê-la despachar tudo o que é limpeza da casa a cem à hora, para depois ir para o jardim e aí assim, cuidar com todo o enlevo das plantas, das flores,das árvores, limpar as ervas daninhas, tirar as folhas velhas, plantar e semear.
Já tentámos ter jardineiro, mas o coitado do senhor só veio três vezes, pois a minha Maria, conseguiu correr com ele...
Enquanto isso, eu ando pela casa a compor os bibelots, os tapetes, e a limpar os cantinhos que ela "não viu" e passar a roupa a ferro (tentei, juro que tentei, mas ela também não tem queda, para o ferro).
Se eu conseguia viver sem a minha Maria? Não, não conseguia, pois a minha vida seria infinitamente mais triste e monótona.
(Este post é dedicado à "moi-même" e à "euzinha" da AVOGI que foram a minha inspiração.)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia dos Enamorados


Vila Verde começa a tornar-se num caso sério de verdadeira dedicação à causa do amor. Aquilo que começou com uma louvável homenagem ao ícone cultural de maior destaque na região, o Lenço de Namorados, evoluiu para a comemoração do dia dos enamorados com todo o espírito de romantismo e requinte que a data merece com o evento 'Namorar Portugal.
Mas este ano o conceito expandiu-se. Se o amor deve ser celebrado durante o ano inteiro, mais difícil é manter o romantismo no ar os 365 dias. Para isso foi criado em Vila Verde o 'Mês do Romance', que tem revelado verdadeiras 'poções mágicas' na arte do amor, truques infalíveis para despertar os sentidos e (re)acender a chama da paixão. Produtos com chancela de qualidade, que não adulteram a essência da tradição. Não acredita? Então venha testar!

Este ano, não comemore o seu amor apenas num único dia. Traga a sua cara-metade a Vila Verde, desfrute dos encantos do concelho e experimente...
O Licor dos Namorados - O Pink Cake - O chocolate Namorar Portugal ...


Publicado a 11 de Fevereiro de 2010, por VILA VERDE viva!

Não podem ir este ano? Deixo aqui o site oficial para espreitarem e se deliciarem.
Um feliz dia dos enamorados, para todos os amigos e amigas que por aqui passam... sim que hoje também é o vosso dia!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

I'm such a cats person...


I'm such a cats person, como dizem a querida Scarlet Red ou a querida Maria... mas o meu Gandhi, não deixa!
E neste dia de verdadeiro Inverno, fico-me pela imagem... doce!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Por terras de Monção

Esta semana, por terras de Monção...



... o rio Minho...

... em Monção há um Convento a descobrir...




... e paisagens em que serei eternamente turista, que me deslumbram em todas as estações do ano.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Mudanças II

Jardim de Santa Bárbara em Braga

Eu sou de mudanças, tal como referi num post anterior.
Já tive passaporte Canadiano, de emigrante claro. Ainda hoje guardo uma canadiana linda, com capuz debruado de raposa branca e desenhos tipicamente esquimós, desses tempos...
Já estive de malas aviadas para ir para Angola trabalhar em publicidade e marketing, numa empresa do ramo automóvel. Tal não se concretizou, pois o conflito armado agudizou-se (guerra civil) e o negócio não foi avante...
Pensava, passar os meus dias após a reforma, numa casinha tipicamente Algarvia, algures entre o mar e a serra, lendo e apreciando o fantástico ocaso, sobre o mar...era algo que já tinha deliberado, por volta dos meus trinta anos.
Afinal fico-me pelo Minho, lendo, rodeada de verde e serras, com uns apontamentos de neve, muito bem acompanhada pelo meu querido A.
Devemos estar... onde somos felizes.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Acordar

A primavera ainda está longe, mas por aqui já dá um ar da sua graça..

As cameleiras...


As tulipas da Mariinha...




As azáleas...



O nosso doce Gandhi ...

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Este blog é recomendadíssimo!

Andei por aqui em arrumações. Vira de um lado, vira do outro. Porque é que deixei de ler o blog da Z, porque é que a X, nunca mais apareceu, porque é que estas máquinas(computadores) de vez em quando, têm vida própria? E tu não percebes nada disto, quem te manda a ti, andares a inovar e só fazes asneiras (sou eu, a falar com moi-même, como diz a AVOGI...)mimimimimi... bem:

tinha aqui este lindo selo para publicar...



...este selo foi-me oferecido pela querida Nokas e pela querida Luisinha, a quem muito agradeço.

A regra é:
Avisar os 15 blogs a quem vou passar este selinho... que serão todos aqueles que por aqui passearem e decidirem levar, pois grande parte das minhas amigas e amigos, já foram distinguidos com este selo de qualidade.

E tenho que vos dizer que tenho descoberto uns blogs cujas autoras escrevem bem que se fartam, não só em termos morfológicos e linguísticos, mas pelos temas que abordam. São exemplo disso a Sofia, a Maçã e Canela, a Lady C ,a Au chocolat, a Minis Tremoços&Saltos Altos, entre outros que ainda estou a espreitar.

Talvez já os conheçam, mas para mim têm sido uma agradável descoberta!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cartas de amor...


E depois existem os amigos que o são, para todo o sempre.
Esta amiga, perdura na minha vida desde os quatro anos de idade.
E continuamos a escrever cartas, (apesar das informáticas) das de papel, pois apesar de vivermos em em áreas diferentes do país, a nossa amizade não esmorece!
Ontem recebi este miminho, que quero partilhar convosco.

"Querida Manela

Sabes que adoro chegar a casa, abrir a caixa de correio e dar de caras com um dos teus pacotinhos. E há dias então, em que isso me aquece o coração e ilumina um dia que até foi cinzento... Hoje foi o caso :)

Este início de ano tem sido um bocadinho complicado com a minha mãe e o R. doentes. Tenho andado numa correria, entre trabalhar 7 horas por dia, vir a casa dar o almoço e ainda ir com a minha mãe mudar o penso duas vezes por semana, mais todo o resto de actividades domésticas .... Consegues imaginar? Uma loucura completa! Felizmente ainda consegui ir ao cinema duas noites de Sábado e a uma noite de tertúlia de leitores. Foi o que me ajudou a equilibrar :):)

...Adorei o livro. É mesmo do que estou a precisar, uma leitura agradável para me distrair e o pratinho "dos namorados" já está na porta do meu frigorífico. Achei uma delícia o mês do romance em Vila Verde. Não é genial??? Acho sempre um espanto os folhetos culturais que me envias das vilas e cidades minhotas. Tenho a sensação de que nas grandes cidades se desconhece em absoluto o que se passa no interior..

Como gostei das tuas fotos de Castro Laboreiro. Lindo, lindo, uma paisagem de Inverno perfeita :)

Amiga fico por aqui que são dez da noite e estou um bocadinho cansada. Vou agarrar no teu livro e ler na cama. Adoro fazer isso :)

Beijo para ti e para o teu A.

Custódia

PS: Ainda em tempo ... esta tarde falei com a tua mãe que me contou que recebeu uma encomenda pelo correio com ..... grelos e couve !!!!!! Pode ???? O que eu me ri. Só tu para enviares legumes pelo correio... disse que tinha comido ao almoço e estavam deliciosos. Não sei se ela te contou, mas na 3ª feira telefonou-me a pedir para passar lá por casa, no regresso do trabalho, só para me dar um beijinho, porque tinha saudades. Pensei que a coisa trazia água no bico. Nem mais, tinha a Taça das Galinhas* à minha espera !!! Foi quase como se fosse Natal outra vez :):):) Aquela tua mãe é o máximo !!!!"


(*a Taça das Galinhas, é uma taça antiga decorada com galinhas pintadas, que todos os anos a minha mãe enche de farófias e oferece à minha amiga, pelo Natal)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ó meus amores...

Segundo a nossa edição da Vogue nº 100, são estas as musas "best dressed" do século XXI...

... Jessica Biel em Oscar de la Renta...


... Chloe Sevigny...


... Kate Bosworth em Proenza Schouler...


... Elisa Sednaoui em Lavin para H&M...


... Leighton Meester em Thon Browne...


...Lauren Santo Domingo...

mas eu não consigo ver como... porque a ti Maria foi ao casamento da sobrinha, com um vestido parecido com o da Jessica e parecia um bocado parolo... quando ando com as calças aqui como a Lauren, perguntam-me se ando a fugir à inundação... o fatito da Leighton, foi tirado do roupeiro do irmão ou do namorado... a Kate usa o mesmo penteado que a nossa tia de noventa e quatro anos... a Elisa tem de ter cuidado, por que senão acaba como o burro do ti Joaquim "quando estava quase, quase a conseguir viver sem comer, morreu"... quanto Chloe, nem sei o que diga, pois tirando os sapatitos... mas isto sou eu que não percebo nada de moda, nem sei quem são estas miúdas... apeteceu-me... mania de te meteres onde não és chamada, mulher!

(a minha mãe ensinou-me que quando se veste algo mais festivo, se deve usar sempre meias... que fica muito mais elegante... já não se usa, pois não?)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mudanças I


Sou Capricórnio de signo e dizem que os nativos deste signo, gostam pouco de alterações e inovações na sua rotina. Mas existem as excepções à regra e eu sou uma delas...
Sou a mulher das mudanças, de andar com a casa às costas.
Pensando bem, já vivi numa dúzia de casas diferentes ao longo de toda a minha vida. Algumas eram apartamentos, mas a maioria foram moradias. O que mais me incomodava nos apartamentos, era a falta de civismo das pessoas, quanto ao respeito pelas horas de descanso e silêncio. O que mais gosto nas moradias, é o colocar o pé fora da porta de entrada e estar na rua, sem necessitar de escadas ou elevadores.
Já tive um loft, mas na época não se chamava assim, nem se lhe dava o estatuto que tem hoje. Foi todo concebido por nós, dominava a madeira de pinho e tinha uma janela virada para o mar, com três metros de comprimento.
Já vivi em seis concelhos diferentes: em Coimbra, sempre a caminho da Universidade; em Cascais, que me viu crescer; em Braga, que aprendi a amar, e outros mais.
Percorri os caminhos entre interior e litoral do nosso país e verifiquei que as grandes assimetrias existem mesmo, não são invenções de sociólogos, economistas ou poetas.
Uma escola no litoral, é diferente de uma escola no interior (quando existem). Ir ao supermercado na cidade, é diferente de ir ao mercado na vila...
O que queremos sempre que mudamos? Melhor qualidade de vida, sem dúvida!