terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Feira dos Vinte


"Uma feira muito antiga a feira de S. Sebastião, mais conhecida pela "Feira dos Vinte", por se realizar no dia 20 de Janeiro, dia de S. Sebastião, realiza-se em Prado, há já muitas décadas.
A "Feira dos Vinte", também conhecida por "feira dos burros" e das "trocas", que começa bem cedo em frente ao largo de São Sebastião. Diz a tradição que era nesta feira, já muito antiga (há quem a situe no início do século XIV), que antigamente se estabelecia o preço do gado para toda a região, atendendo ao facto de ser a primeira do calendário anual de férias do género a nível nacional. «Os lavradores vinham de todo o Norte, caminhavam dias para trazer aqui o gado e para o negociar, estabelecendo o preço que ia ser praticado durante o ano», recorda o presidente da Junta de Freguesia da vila de Prado. Com a mecanização da agricultura, o gado deixou de ser tão utilizado e a feira perdeu importância a esse nível, mas continua bastante participada, fazendo-se ainda muitos negócios de gado, sobretudo para abate. O gado é alinhado em frente á capelinha. Pelo centro da vila encontram-se também neste dia muitos vendedores de maquinaria agrícola e produtos pecuários bem como feirantes a vender vestuário, calçado, brinquedos e produtos alimentares, "roulottes" de comes e bebes, carrocéis e carrinhos de choque.
Aliada a esta festa existe a tradição de confeccionar Papas de Sarrabulho, em tascas e casas particulares, e a "noite das provas", um ritual que se realiza na véspera do dia 20. «Antigamente a "noite das provas" era mais concorrida, porque havia muitas tascas e casas de pasto em Prado. Agora, como há menos, o movimento é menor, mas mesmo assim pradense que se preze não deixa de ir beber um bom vinho e comer umas saborosas papas na véspera da festa». Além das papas de sarrabulho, outras iguarias como frango, bacalhau e rojões podem ser degustadas nas casas de pasto ou nas várias tasquinhas montadas pelo centro da vila. A noite de véspera servia para acolher os criadores de gado que vinham de longe. Muitos deles, sobretudo os mais endinheirados, pernoitavam numa estalagem que existia na vila, perto da ponte românica, e deixavam os animais no estábulo da casa. Outros havia que passavam a noite em claro ou dormiam na casa de amigos, deixando os animais presos por uma corda nos sobreiros do largo de São Sebastião, para marcar o lugar. Daí surgiu a graça, na região, de dizer "já marquei um lugar para ti". Os tempos agora são outros e já ninguém deixa os animais no largo da feira de noite, mas muitos criadores continuam a cumprir a tradição de os prender aos sobreiros."

21 comentários:

Flor de Jasmim disse...

Manuela
Na Marinha Grande existia um "pátio do Barroca" porque era o nome do proprietário mas aquilo era mais uma alpendurada enorme do própriamente um pátio, onde as pessoas que vinham de longe vender deixavam todos os burros lá presos, hoje isso já não acontece todo vendedor tem a sua carrinha, mas essas feiras são muito engraçadas e têm uma estória sempre comovente á sua volta, porque existiam sacrificios que conheço e, se hoje contar a certos jovem vão pensar que estou a inventar. Bom post Parabéns minha querida por podermos recordar algo de muito valor e que se está a perder.
Beijinho

Sofia disse...

Que engraçado...é tão importante preservarmos estas coisas, fazem parte do nosso legado cultural!
Beijinhos,
Sofia

GuessWho disse...

Afinal há muitos a não querermos que as tradições se percam! Gostei tanto e desconhecia por completo :) Obrigada! Beijinhos Paula

Ana disse...

Prado, Vila de Prado, Vila Verde?

AvoGi disse...

E já agora onde fica vila do prado?? sabe s, eu sou estrangeira... de fora
kis :=)

C. disse...

ai acredito :s tb há alunos que se faz favor... mas a minha professora, credo! Nunca sei o que ela quer!

PratosdaBela disse...

Amiga, quando comecei a ler, pensei que estavas a falar na Feira dos vinte, aqui em Santa Maria da Feira. Essa feira realiza-se todos os meses e também é conhecida como feira de S. Sebastião.
Jinhos fofos

Dudu disse...

Só o facto de saber que existe uma localidade com o nome Prado, já é qualquer coisa :-).
Papas de sarrabulho, permite-me um blarghhhh, nunca provei mas o aspecto e os ingredientes anulam qualquer vontade que tivesse.

Turista disse...

flor de jasmim, não são só os jovens que necessitam que lhe recordemos estas lides antigas. Eu, tal como tu, também gosto de saber destas tradições e costumes :)

Sofia, sem dúvida. E saber a origem de determinadas feiras, é aliciante :)

Paula, não devemos perder e/ou esquecer, algumas das nossas tradições :)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Ana, exactamente, minha amiga minhota ;)

AVOGI, a vila de Prado é uma freguesia do concelho de Vila Verde e fica a aproximadamente 7 Km de Braga, para Norte. É uma vila muito conhecida pela sua ponte românica, que atravessa o rio Cávado :)

Corina, há sempre todo o género de pessoas, em todos os lugares ;)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Bela, então a vossa feira de S. Sebastião é mensal? Aqui é anual :)

Dudu, o nome da vila é lindo, não é? Sabes eu também não aprecio as ditas papas, mas aqui toda a gente adora ;)

Beijinhos, minhas queridas.

Com Duas Pedras de Gelo disse...

Tenho pena nunca ter ido. Infelizmente nunca consegui ir à Feira dos Vinte, nem a outras coisas igualmente interessantes como a bênção dos animais em Mixões da Serra.

GuessWho disse...

Manuela, conto contigo e os teus amigos! Aqui vai o convite :)

http://sexoprozac.blogspot.com/2011/01/convite-para-blogfriendspartysexo.html

Obrigada.

Turista disse...

Com Duas Pedras de Gelo, desconfio que estamos muito perto, uma da outra ;)

Paula, vou chegar um pouco mais cedo, pois também vou sair mais cedo ;)

Beijinhos, minhas queridas.

Anira the Cat disse...

Que giro... Em lamego também há uma feira conhecida como "A feira dos burros", por essa mesma razão, mas é em Maio!

Bjokas

Turista disse...

Anira, o que nós vamos descobrindo, por aqui! :)

Beijinhos, minha querida.

meninaluaprimavera disse...

a 13 de Dezembro faz-se a feira de Sta Lúzia ou feira dos Capões, em Freamunde (Paços de Ferreira). Apareça este ano e vai adorar!

Carla Gabriela disse...

Sobre esta Feira é uma tradição que se mantém, é gira a e estamos a tentar fazer mais por esta feira, tentando cativar mais os jovens. Para quem quiser conhecer mais da nossa Vila de Prado deixo aqui o site da Junta de Freguesia. http://www.jfviladeprado.pt/, também temos Facebook - Junta de Freguesia Vila de Prado

Turista disse...

meninaluaprimavera, obrigada pelo convite. Não digo que não ;)

Carla, obrigada pelo endereço, conterrânea :)

Beijinhos, minhas queridas.

Green disse...

hmmm, mas que bem :)

Turista disse...

Green, mais uma feira para visitares ;)

Beijinhos, minha querida.