sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Desafio


7 Perguntas... 7 Respostas... 7 Blogs...

A querida *S* lançou-me este desafio que respondo com agrado, neste final de ano de 2010.

7 Coisas que tenho que fazer antes de morrer:

1-Ir a um concerto em Vilar de Mouros (se se realizar, mais alguma vez...)
2-Ver o desfile da concentração motar de Faro;
3-Escrever um livro;
(lamento não ter mais ambições, pois as restantes... já as realizei!!)

7 coisas que mais digo:

1- Porquê?
2- já disse, 50 mil vezes
3- benisco
4- Obrigado
5- Amor
6- Querida
7- Achas?

7 coisas que faço bem:

1-Cozinhar
2-Ouvir
3-Organizar
4-Arrumar
5-Orientar/Localizar
6-Leccionar
7-Amar

7 defeitos:

1-Má memória
2-Impetuosa
3-Ingénua
4-Pouco perspicaz
5-Repetitiva (defeito profissional)
6-Picuinhas
7-Falar alto (defeito profissional)


7 qualidades:

1-Má memória
2-Amiga
3-Paciente
4-Franca
5-Destemida
6-Optimista
7-Desenvolta

7 pessoas que vão responder ao desafio:

Corina
Deusa
Dear Daisy
Nina
Maria Teresa
Nokas
Mie

Para todos um excelente 2011, com muita amizade e alegria,

Manuela

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Recomeçar


Neste final de ano, fazemos o balanço do que passou e ao mesmo tempo, colocamos os olhos no que se aproxima. Fazemos a lista dos nossos desejos interiores e queremos com muita força que se concretizem.
Para os mais jovens recordo que já (re)começei do zero por duas vezes na minha vida e sei o que custa não ter nada, nem ninguém conhecido, por perto.
Lembro-me de ter uma sala, só com dois cadeirões muito puídos e uma televisão no chão; lembra-me de uma tampa de uma lata de chocolate em pó que era um cinzeiro...
Parecem insignificantes estes pormenores, mas são eles que fazem toda a diferença, no que alcancei, no que tenho actualmente. Por isso força, nas vossas pretensões e mudanças; não tenham medo, arrisquem.
Para os menos jovens, continuação de uma vida rica de espírito e muita saúde para nós e para os nossos mais queridos; que continuemos felizes como até aqui.
Para todos, o meu agradecimento pela vossa amizade, carinho e ensinamentos de vida.
Sim, porque estou sempre a aprender convosco.
Bem hajam!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Orientação II

Mapas...




Como diz a minha amiga Custódia, "os mapas convidam-nos a viajar"...

Estes, foram-me oferecidos pela querida Scarlet.
Obrigada, minha querida.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal... a quatro mãos!

Árvore de Natal no átrio, do Hotel Castrum Villae


Hoje estamos aqui, a escrever a quatro mãos.
Eu e a minha sobrinha Rita antes de passarmos uma consoada bem recheada de paladares e prendinhas, resolvemos fazer um post entre as duas, para vos desejar a todos um bom e feliz Natal.
A seguir vamos para a cozinha, mexer em tachos e panelas, polvilhar filhoses, decorar a canela a aletria, estender na mesa a toalha branca, que já foi da bisavó...
Que esta noite e o dia de amanhã, sejam de acordo com os vossos desejos.
Feliz Natal,

Manuela e Rita

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Once upon a time...


A R. é menina nova aqui pela nossa blogosfera. Tem um blog essencialmente sobre moda, bem caprichado e actualizado.
No entanto tem uma pequenina mágoa: ninguém a lê, nem vê as coisas fantásticas que ela pesquisa e nos mostra... e ela sente-se sozinha.
Vamos dar uma ajuda à R., agora que estamos na época da boa vontade? Vão espreitar e se gostarem, tornem-se seguidores.
É a nossa prenda de Natal para a blogosfera e em particular para a nossa nova amiga.
Feliz Natal, ohohohohoh...

domingo, 19 de dezembro de 2010

Prendas de Natal

Eu sou uma mulher feliz. Tenho conhecido tanta gente boa, por aqui!
A querida Mariinha, foi à Holanda visitar a família e trouxe-me bolbos de tulipas, que já estão devidamente plantados. Quando tiver imagens destas belezas, mostro-vos aqui.
A Maria e o D. Gato, querem ir para Bruges e nós ajudamos. E não é que esta menina que agora foi notícia na SIC, me enviou um postal todo catita e uma prendinha? Vejam aqui o postal lindo, a decorar a nossa lareira.


Com a Tuquinha, já está combinado um lanche antes do Natal, para nos conhecermos ao vivo e a cores.
A menina Scarlet, sabendo do meu gosto por imagens de mapas, enviou-me uma série delas que irei publicando a pouco e pouco. Obrigada, minha querida.



Da Maria Mariquitas chegaram estas agendas, escolhidas lá no seu cantinho e que serão ofertas para umas amigas. Lindas, como só ela as sabe fazer e com uns embrulhos de encantar. A Maria Mariquitas, já está na Time Out Lisboa!



Digam lá se não tenho mesmo razão, para me sentir feliz?

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Leituras "Calafrio"


"Cleary, uma pacata cidade da Carolina do Norte, foi abalada pelo desaparecimento de cinco mulheres em dois anos e meio. Não há corpos, pistas ou suspeitos, apenas uma misteriosa fita azul abandonada no local onde cada mulher foi vista pela última vez…
Lilly Martin regressa a Cleary para concluir a venda da sua cabana de montanha e pôr um ponto final ao casamento com Dutch Burton, o chefe da polícia local. Depois de fechar as portas ao seu passado, não imaginava voltar atrás tão cedo. Mas, ao deixar a casa, sob um temporal, Lilly perde o controlo do carro e atropela um homem que emergia inesperadamente do bosque. Trata-se de Ben Tierney, que ela conhecera no Verão passado. Os dois são então forçados a regressar à cabana para esperarem pelo fim da terrível tempestade de neve.
Incontactáveis, com poucos víveres e quase sem aquecimento, Lilly e Ben vão aproximar-se um do outro, ao mesmo tempo que cresce a atracção e o desejo entre ambos. Mas, à medida que o isolamento se prolonga e os dois se envolvem, Lilly receia que a maior ameaça não seja o temporal, mas sim o homem ao seu lado...
Quem será o misterioso Ben Tierney: o raptor ou o homem capaz de salvar Lilly da tragédia que a assombra?"

Sandra Brown, é autora de bestsellers e uma das mais importantes escritoras de romances policiais dos Estados Unidos, detentora de numerosos prémios.
Este romance cumpre na íntegra o papel de leitura de entretenimento, conseguindo agarrar o leitor, no desbravar do mistério.
Atenção que para quem passa da leitura de "Marina" para este "Calafrio", parece que de repente ficamos sem pé, tal é a distinção da narrativa.
Bom para ler em dias de Inverno, à lareira, com uma manta e um chá a acompanhar.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O passado está lá atrás


Nesta época, não há ninguém que não tenha jantares e almoços de Natal. São reuniões que têm a magia e o calor inerentes a esta data, em que se juntam amigos, familiares e colegas de trabalho.
Já os jantares de reencontros, que estão hoje tão em moda, em grande parte devido ao facebook, não fazem parte do minha linha de vida.
Por norma, não participo em reuniões, jantares e encontros de antigos alunos, seja do liceu ou da faculdade; não participo em encontros de antigos colegas de trabalho.
Tentei por duas vezes; fui a dois jantares/encontros com antigos colegas de profissão e ambos me deixaram um nó no peito, uma vontade que acabassem rapidamente.
Porque tenho muito má memória (para o bem e para o mal, como dizia alguém); porque pertenço ao clube das pessoas que não perdem muito tempo com saudades do que passou; porque me senti dividida entre o local de trabalho anterior e o actual; porque não gosto de algumas das apreciações que se fazem nessas reuniões; porque não gosto de reencontrar pessoas que nunca me disseram nada; porque não gosto de falar com pessoas, de quem nem me lembro o nome; porque não gosto de matar saudades, de quem não as tenho.
Quem me ficou desses tempos e lugares, continua sempre presente no meu coração, nos meus pensamentos e nos momentos especiais. Continuamos amigos. Não necessito dessas reuniões, para estar com eles.
Como dizia a canção, "o passado está lá atrás".

sábado, 11 de dezembro de 2010

Orientação

Em plena época dos GPSs, continuo deslumbrada por mapas de papel.


Tenho uma boa colecção que fui fazendo ao longo da minha vida.



De cada vez que deparo com uma imagem de um, copio-a, rapto-a, quero-a para mim.




Aqui deixo alguns exemplares que me encantaram.
Se tiverem alguns mapas que queiram partilhar, lembrem-se de mim!


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Leituras "Marina"


"A história inesquecível que precedeu “A Sombra do Vento”. «Em Maio de 1980 desapareci do mundo durante uma semana. No espaço de sete dias e sete noites, ninguém soube do meu paradeiro.» Na Barcelona de 1980, Óscar Drai sonha acordado, deslumbrado pelos palacetes modernistas próximos do internato onde estuda. Numa das suas escapadelas nocturnas conhece Marina, uma rapariga audaz e misteriosa que irá viver com Óscar a aventura de penetrar num enigma doloroso do passado da cidade e de um segredo de família obscuro."
Que Carlos Ruiz Zafón é um grande escritor, já o sabia. Tinha lido "A Sombra do Vento" em 2005 e ficado em êxtase. Esta nova história é feita sobretudo de partidas e despedidas, de metáforas e subentendidos. Escrita aliciante e estruturada como só Zafón o consegue, alia o fantástico e o mistério.
"...comboios e pessoas estranhas reuniam-se como peregrinos. Sempre pensara que as velhas estações de caminho-de-ferro eram um dos poucos lugares mágicos que restavam no mundo. Nelas se misturavam os fantasmas de recordações e despedidas com o início de centenas de viagens para destinos distantes, sem regresso. Se um dia me perder, procurem-me numa estação de comboios, pensei."
Recomendo vivamente.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Take us to Bruges -> ali ao lado -> -> -> -> -> ->

Cada caixa a 5 gatos

A nossa querida Maria, está hoje de parabéns, pois é o seu aniversário.

Qual a melhor prenda para a Maria e D. Gato? Ir ali ao lado e licitar uma das inúmeras prendas de Natal que por lá existem, lindas, baratas e sem necessitar sair do nosso canto. Eu cá em casa, já tenho uma série de livros e DVDS, vindos de lá.

Aqui ficam as suas caixas de Natal vintage, que se podem adquirir no Take us to Bruges.

Parabéns, minha querida.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Neve no Gerês




Fotografias da Net
Paisagens de cá.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Manjares (Maré Cheia)

Canal Central

A cidade de Aveiro, é considerada a Veneza portuguesa, devido aos inúmeros canais que a percorrem. Um passeio num típico barco moliceiro, independentemente da estação do ano, é sempre romântico e a melhor maneira de ficar a conhecer, esta urbe.
Outro atractivo desta bela cidade onde predominam os edifícios de Arte Nova, é a sua gastronomia, sempre ligada à ria e ao mar.
Come-se muito bem, por aqui e nós sabemos onde se come divinamente.
O restaurante Maré Cheia, localizado junto ao canal central, quase em frente ao posto do turismo, é a catedral do peixe fresco. Grelhado e acompanhado de umas migas de couve e feijão, ninguém lhe resiste. Lulas grelhadas como aqui, nunca comi em mais lado nenhum.
Para quem gosta de marisco, é este o sítio ideal para o degustar. O arroz de marisco, é do melhor que possam imaginar, com o que tudo o que lhe é devido, em abundância e com lagosta.
Quem quiser só uma mariscada, pode aqui comer uma sapateira, fresquíssima ou umas gambas fritas como só o chefe Costa, sabe fazer. Tudo isto acompanhado com uma deliciosa salada exótica, de alface, maça, kiwi, sultanas e bagos de romã, agradável à vista e ao paladar.
Para terminar uma torta de claras com doce de ovos, ou não fosse a terra dos ovos moles.
A simpatia, sempre presente por parte do chefe Costa e dos seu pessoal, torna o serviço rápido, eficiente e faz de nós clientes habituais.