quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Leituras


Gosto de ler biografias, sobretudo quando são escritas de forma escorreita e criteriosa.
Conhecia o formato romanceado deste período da Rússia, mas com este livro "Catarina, a Grande - A vida da imperatriz da Rússia", aquele tornou-se mais verídico.
Catarina, que nasceu Shophia e princesa de Anhalt-Zerbst, torna-se por casamento imperatriz da Rússia. Mulher culta, estratega e empreendedora, marcou sem dúvida a história da mundo do século XVIII.
"Catarina, a Grande revela as complexidades de uma grande soberana, da sua busca por amor, das suas inseguranças, dos inevitáveis desgostos e desapontamentos de uma imperatriz que ousou não partilhar o poder com qualquer homem. Este livro constitui um retrato vívido de uma figura histórica infame, uma obra que revela como o triunfo manchado de Catarina garantiu a sua fama póstuma e relançou o poder e o renome da Rússia ao longo das gerações seguintes."
Uma leitura entusiasmante e absorvente.

19 comentários:

Louise disse...

Por acaso nunca li, mas já vi o documentário e também foi das Biografias que mais gostei - confesso que sou tendenciosa para biografias femininas.

Ana disse...

Ainda bem que gostaste querida :) Fico feliz por saber! Uma das apostas da Alêtheia deste ano :)

Beijinho querida :)

Unknown disse...

Tb gosto bastante, mas desde que seja criteriosa. Há por aí muitas biografias que devem ser mais ficção que outra coisa. bj:)

Poetic Girl disse...

Também gosto muito de livros de carácter biográfico, acho que me seduz o facto da personagem ter existido mesmo! Outro igualmente bom é um da Marylin Monroe, Blondie... fantástico mesmo! bjs

Flor de Jasmim disse...

Era para te fazer a sugestão da Marylin Monroe, mas a nossa amiga Poetic GIRL antecipou-se.

Beijinho

Tuquinha disse...

Não li.....mas vi um filme já há muito tempo que penso estar basedado na mida desta Imperatriz.....gostei muito.
Beijinhos e um sempre Obrigada

meninaluaprimavera disse...

eu tenho uma colega que é viciada em romances históricos. por incrível que pareça nunca me deu para pegar nesses livros. mas a Manuela recomenda esse? pode custar-me um pouco mas é uma questão de tentar!:)
neste momento ando à procura do livro "por quem os sinos dobram" de E. Hemingway e não encontro :(

. disse...

Querida Manuela

Tem um mail à sua espera para ser lido. :)
Beijinho e desejo um óptimo dia. :)

Green disse...

parece-me muito interessante.

Ana disse...

Olá!
Parece ser muito interessante. Também gosto muito desse tipo de literatura. Fica apontado!
beijinhos

C. disse...

Colegas apenas de sermos da mesma universidade... Mas é triste quando pessoas jovens e com um grande futuro pela sua frente, morrem sem lógica.

São disse...

Estive este ano no palácio absolutamente grandioso de Catarina, cuja sala de ambar é extasiante!!

Tem , se quiser aceitar, um desafio no "Compagnon-de-Route".

Tudo de bom.

Turista disse...

Louise tal como tu, também privilegío as biografias femininas. Coisas nossas ;)

Ana, uma aposta ganha. Quando a vi na livraria, captou-me logo a atenção :)

Rita, tens razão, já li uma ou outra que são muito romanceadas ;)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Poetic GIRL, qual é a editora da biografia da Marylin Monroe, que aconselhas?

flor de jasmim, com a vossa sugestão, parece-me que a irei adquirir :)

Tuquinha, eu também vi esse filme dos anos quarenta... gostava de o ver agora depois de ter acabado este livro, para comparação :)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

meninaluaprimavera, esta biografia vai além dos romances históricos. Neste momento não considero uma boa obra para leres, pois o S. não iria gostar ;) Esse livro do Hemingway não tenho, senão emprestava-te :)

Olivia, mail lido e respondido. Obrigada :)

Leila, é interessante e prepara-te para quando fores visitar S. Petersburgo (olha o comentário da São) :)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Ana, que bom. Quando tiveres sugestões de biografias interessantes, diz :)

Corina, a morte é sempre triste, mais ainda quando se trata de jovens...

São, deve ser realmente magnificente. Vou espreitar o desafio, com muito gosto :)

Beijinhos, minhas queridas.

Anira the Cat disse...

O estilo "Romance Histórico" é dos meus favoritos. Esse ainda não li, quando o vir à venda sou capaz de me tentar... Um que eu adorei foi "A Alameda do Rei", biografia romanceada da segunda esposa de Luis XIV. Recomendo.

Bjokas

Bella disse...

Parece-me bem, também eu gosto de biografias. Vou pôr na minha lista "A ler..." e talvez também na carta ao pai Natal.
Bjocas

Turista disse...

Anira, também já li o "Alameda do Rei" e gostei muito, Este é mesmo biografia :)

Belladonna, boa ideia para colocar na lista de prendas de Natal ;)

Beijinhos, minhas queridas.