quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Leituras


Gosto de ler biografias, sobretudo quando são escritas de forma escorreita e criteriosa.
Conhecia o formato romanceado deste período da Rússia, mas com este livro "Catarina, a Grande - A vida da imperatriz da Rússia", aquele tornou-se mais verídico.
Catarina, que nasceu Shophia e princesa de Anhalt-Zerbst, torna-se por casamento imperatriz da Rússia. Mulher culta, estratega e empreendedora, marcou sem dúvida a história da mundo do século XVIII.
"Catarina, a Grande revela as complexidades de uma grande soberana, da sua busca por amor, das suas inseguranças, dos inevitáveis desgostos e desapontamentos de uma imperatriz que ousou não partilhar o poder com qualquer homem. Este livro constitui um retrato vívido de uma figura histórica infame, uma obra que revela como o triunfo manchado de Catarina garantiu a sua fama póstuma e relançou o poder e o renome da Rússia ao longo das gerações seguintes."
Uma leitura entusiasmante e absorvente.

19 comentários:

Louise disse...

Por acaso nunca li, mas já vi o documentário e também foi das Biografias que mais gostei - confesso que sou tendenciosa para biografias femininas.

Ana disse...

Ainda bem que gostaste querida :) Fico feliz por saber! Uma das apostas da Alêtheia deste ano :)

Beijinho querida :)

Rita G. disse...

Tb gosto bastante, mas desde que seja criteriosa. Há por aí muitas biografias que devem ser mais ficção que outra coisa. bj:)

Poetic GIRL disse...

Também gosto muito de livros de carácter biográfico, acho que me seduz o facto da personagem ter existido mesmo! Outro igualmente bom é um da Marylin Monroe, Blondie... fantástico mesmo! bjs

flor de jasmim disse...

Era para te fazer a sugestão da Marylin Monroe, mas a nossa amiga Poetic GIRL antecipou-se.

Beijinho

Tuquinha disse...

Não li.....mas vi um filme já há muito tempo que penso estar basedado na mida desta Imperatriz.....gostei muito.
Beijinhos e um sempre Obrigada

meninaluaprimavera disse...

eu tenho uma colega que é viciada em romances históricos. por incrível que pareça nunca me deu para pegar nesses livros. mas a Manuela recomenda esse? pode custar-me um pouco mas é uma questão de tentar!:)
neste momento ando à procura do livro "por quem os sinos dobram" de E. Hemingway e não encontro :(

Olivia Palito disse...

Querida Manuela

Tem um mail à sua espera para ser lido. :)
Beijinho e desejo um óptimo dia. :)

Leila Reis disse...

parece-me muito interessante.

Ana disse...

Olá!
Parece ser muito interessante. Também gosto muito desse tipo de literatura. Fica apontado!
beijinhos

Corina de Oliveira disse...

Colegas apenas de sermos da mesma universidade... Mas é triste quando pessoas jovens e com um grande futuro pela sua frente, morrem sem lógica.

São disse...

Estive este ano no palácio absolutamente grandioso de Catarina, cuja sala de ambar é extasiante!!

Tem , se quiser aceitar, um desafio no "Compagnon-de-Route".

Tudo de bom.

Manuela disse...

Louise tal como tu, também privilegío as biografias femininas. Coisas nossas ;)

Ana, uma aposta ganha. Quando a vi na livraria, captou-me logo a atenção :)

Rita, tens razão, já li uma ou outra que são muito romanceadas ;)

Beijinhos, minhas queridas.

Manuela disse...

Poetic GIRL, qual é a editora da biografia da Marylin Monroe, que aconselhas?

flor de jasmim, com a vossa sugestão, parece-me que a irei adquirir :)

Tuquinha, eu também vi esse filme dos anos quarenta... gostava de o ver agora depois de ter acabado este livro, para comparação :)

Beijinhos, minhas queridas.

Manuela disse...

meninaluaprimavera, esta biografia vai além dos romances históricos. Neste momento não considero uma boa obra para leres, pois o S. não iria gostar ;) Esse livro do Hemingway não tenho, senão emprestava-te :)

Olivia, mail lido e respondido. Obrigada :)

Leila, é interessante e prepara-te para quando fores visitar S. Petersburgo (olha o comentário da São) :)

Beijinhos, minhas queridas.

Manuela disse...

Ana, que bom. Quando tiveres sugestões de biografias interessantes, diz :)

Corina, a morte é sempre triste, mais ainda quando se trata de jovens...

São, deve ser realmente magnificente. Vou espreitar o desafio, com muito gosto :)

Beijinhos, minhas queridas.

Anira the Cat disse...

O estilo "Romance Histórico" é dos meus favoritos. Esse ainda não li, quando o vir à venda sou capaz de me tentar... Um que eu adorei foi "A Alameda do Rei", biografia romanceada da segunda esposa de Luis XIV. Recomendo.

Bjokas

Belladonna disse...

Parece-me bem, também eu gosto de biografias. Vou pôr na minha lista "A ler..." e talvez também na carta ao pai Natal.
Bjocas

Manuela disse...

Anira, também já li o "Alameda do Rei" e gostei muito, Este é mesmo biografia :)

Belladonna, boa ideia para colocar na lista de prendas de Natal ;)

Beijinhos, minhas queridas.