sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Desafio
7 Perguntas... 7 Respostas... 7 Blogs...
A querida *S* lançou-me este desafio que respondo com agrado, neste final de ano de 2010.
7 Coisas que tenho que fazer antes de morrer:
1-Ir a um concerto em Vilar de Mouros (se se realizar, mais alguma vez...)
2-Ver o desfile da concentração motar de Faro;
3-Escrever um livro;
(lamento não ter mais ambições, pois as restantes... já as realizei!!)
7 coisas que mais digo:
1- Porquê?
2- já disse, 50 mil vezes
3- benisco
4- Obrigado
5- Amor
6- Querida
7- Achas?
7 coisas que faço bem:
1-Cozinhar
2-Ouvir
3-Organizar
4-Arrumar
5-Orientar/Localizar
6-Leccionar
7-Amar
7 defeitos:
1-Má memória
2-Impetuosa
3-Ingénua
4-Pouco perspicaz
5-Repetitiva (defeito profissional)
6-Picuinhas
7-Falar alto (defeito profissional)
7 qualidades:
1-Má memória
2-Amiga
3-Paciente
4-Franca
5-Destemida
6-Optimista
7-Desenvolta
7 pessoas que vão responder ao desafio:
Corina
Deusa
Dear Daisy
Nina
Maria Teresa
Nokas
Mie
Para todos um excelente 2011, com muita amizade e alegria,
Manuela
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Recomeçar
Neste final de ano, fazemos o balanço do que passou e ao mesmo tempo, colocamos os olhos no que se aproxima. Fazemos a lista dos nossos desejos interiores e queremos com muita força que se concretizem.
Para os mais jovens recordo que já (re)começei do zero por duas vezes na minha vida e sei o que custa não ter nada, nem ninguém conhecido, por perto.
Lembro-me de ter uma sala, só com dois cadeirões muito puídos e uma televisão no chão; lembra-me de uma tampa de uma lata de chocolate em pó que era um cinzeiro...
Parecem insignificantes estes pormenores, mas são eles que fazem toda a diferença, no que alcancei, no que tenho actualmente. Por isso força, nas vossas pretensões e mudanças; não tenham medo, arrisquem.
Para os menos jovens, continuação de uma vida rica de espírito e muita saúde para nós e para os nossos mais queridos; que continuemos felizes como até aqui.
Para todos, o meu agradecimento pela vossa amizade, carinho e ensinamentos de vida.
Sim, porque estou sempre a aprender convosco.
Bem hajam!
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Orientação II
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Feliz Natal... a quatro mãos!
Hoje estamos aqui, a escrever a quatro mãos.
Eu e a minha sobrinha Rita antes de passarmos uma consoada bem recheada de paladares e prendinhas, resolvemos fazer um post entre as duas, para vos desejar a todos um bom e feliz Natal.
A seguir vamos para a cozinha, mexer em tachos e panelas, polvilhar filhoses, decorar a canela a aletria, estender na mesa a toalha branca, que já foi da bisavó...
Que esta noite e o dia de amanhã, sejam de acordo com os vossos desejos.
Feliz Natal,
Manuela e Rita
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Once upon a time...
A R. é menina nova aqui pela nossa blogosfera. Tem um blog essencialmente sobre moda, bem caprichado e actualizado.
No entanto tem uma pequenina mágoa: ninguém a lê, nem vê as coisas fantásticas que ela pesquisa e nos mostra... e ela sente-se sozinha.
Vamos dar uma ajuda à R., agora que estamos na época da boa vontade? Vão espreitar e se gostarem, tornem-se seguidores.
É a nossa prenda de Natal para a blogosfera e em particular para a nossa nova amiga.
Feliz Natal, ohohohohoh...
domingo, 19 de dezembro de 2010
Prendas de Natal
A querida Mariinha, foi à Holanda visitar a família e trouxe-me bolbos de tulipas, que já estão devidamente plantados. Quando tiver imagens destas belezas, mostro-vos aqui.
A Maria e o D. Gato, querem ir para Bruges e nós ajudamos. E não é que esta menina que agora foi notícia na SIC, me enviou um postal todo catita e uma prendinha? Vejam aqui o postal lindo, a decorar a nossa lareira.
Com a Tuquinha, já está combinado um lanche antes do Natal, para nos conhecermos ao vivo e a cores.
A menina Scarlet, sabendo do meu gosto por imagens de mapas, enviou-me uma série delas que irei publicando a pouco e pouco. Obrigada, minha querida.
Da Maria Mariquitas chegaram estas agendas, escolhidas lá no seu cantinho e que serão ofertas para umas amigas. Lindas, como só ela as sabe fazer e com uns embrulhos de encantar. A Maria Mariquitas, já está na Time Out Lisboa!
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Leituras "Calafrio"
"Cleary, uma pacata cidade da Carolina do Norte, foi abalada pelo desaparecimento de cinco mulheres em dois anos e meio. Não há corpos, pistas ou suspeitos, apenas uma misteriosa fita azul abandonada no local onde cada mulher foi vista pela última vez…
Lilly Martin regressa a Cleary para concluir a venda da sua cabana de montanha e pôr um ponto final ao casamento com Dutch Burton, o chefe da polícia local. Depois de fechar as portas ao seu passado, não imaginava voltar atrás tão cedo. Mas, ao deixar a casa, sob um temporal, Lilly perde o controlo do carro e atropela um homem que emergia inesperadamente do bosque. Trata-se de Ben Tierney, que ela conhecera no Verão passado. Os dois são então forçados a regressar à cabana para esperarem pelo fim da terrível tempestade de neve.
Incontactáveis, com poucos víveres e quase sem aquecimento, Lilly e Ben vão aproximar-se um do outro, ao mesmo tempo que cresce a atracção e o desejo entre ambos. Mas, à medida que o isolamento se prolonga e os dois se envolvem, Lilly receia que a maior ameaça não seja o temporal, mas sim o homem ao seu lado...
Quem será o misterioso Ben Tierney: o raptor ou o homem capaz de salvar Lilly da tragédia que a assombra?"
Sandra Brown, é autora de bestsellers e uma das mais importantes escritoras de romances policiais dos Estados Unidos, detentora de numerosos prémios.
Este romance cumpre na íntegra o papel de leitura de entretenimento, conseguindo agarrar o leitor, no desbravar do mistério.
Atenção que para quem passa da leitura de "Marina" para este "Calafrio", parece que de repente ficamos sem pé, tal é a distinção da narrativa.
Bom para ler em dias de Inverno, à lareira, com uma manta e um chá a acompanhar.
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
O passado está lá atrás
Nesta época, não há ninguém que não tenha jantares e almoços de Natal. São reuniões que têm a magia e o calor inerentes a esta data, em que se juntam amigos, familiares e colegas de trabalho.
Já os jantares de reencontros, que estão hoje tão em moda, em grande parte devido ao facebook, não fazem parte do minha linha de vida.
Por norma, não participo em reuniões, jantares e encontros de antigos alunos, seja do liceu ou da faculdade; não participo em encontros de antigos colegas de trabalho.
Tentei por duas vezes; fui a dois jantares/encontros com antigos colegas de profissão e ambos me deixaram um nó no peito, uma vontade que acabassem rapidamente.
Porque tenho muito má memória (para o bem e para o mal, como dizia alguém); porque pertenço ao clube das pessoas que não perdem muito tempo com saudades do que passou; porque me senti dividida entre o local de trabalho anterior e o actual; porque não gosto de algumas das apreciações que se fazem nessas reuniões; porque não gosto de reencontrar pessoas que nunca me disseram nada; porque não gosto de falar com pessoas, de quem nem me lembro o nome; porque não gosto de matar saudades, de quem não as tenho.
Quem me ficou desses tempos e lugares, continua sempre presente no meu coração, nos meus pensamentos e nos momentos especiais. Continuamos amigos. Não necessito dessas reuniões, para estar com eles.
Como dizia a canção, "o passado está lá atrás".
sábado, 11 de dezembro de 2010
Orientação
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Leituras "Marina"
"A história inesquecível que precedeu “A Sombra do Vento”. «Em Maio de 1980 desapareci do mundo durante uma semana. No espaço de sete dias e sete noites, ninguém soube do meu paradeiro.» Na Barcelona de 1980, Óscar Drai sonha acordado, deslumbrado pelos palacetes modernistas próximos do internato onde estuda. Numa das suas escapadelas nocturnas conhece Marina, uma rapariga audaz e misteriosa que irá viver com Óscar a aventura de penetrar num enigma doloroso do passado da cidade e de um segredo de família obscuro."
Que Carlos Ruiz Zafón é um grande escritor, já o sabia. Tinha lido "A Sombra do Vento" em 2005 e ficado em êxtase. Esta nova história é feita sobretudo de partidas e despedidas, de metáforas e subentendidos. Escrita aliciante e estruturada como só Zafón o consegue, alia o fantástico e o mistério.
"...comboios e pessoas estranhas reuniam-se como peregrinos. Sempre pensara que as velhas estações de caminho-de-ferro eram um dos poucos lugares mágicos que restavam no mundo. Nelas se misturavam os fantasmas de recordações e despedidas com o início de centenas de viagens para destinos distantes, sem regresso. Se um dia me perder, procurem-me numa estação de comboios, pensei."
Recomendo vivamente.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Take us to Bruges -> ali ao lado -> -> -> -> -> ->
domingo, 5 de dezembro de 2010
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Manjares (Maré Cheia)
A cidade de Aveiro, é considerada a Veneza portuguesa, devido aos inúmeros canais que a percorrem. Um passeio num típico barco moliceiro, independentemente da estação do ano, é sempre romântico e a melhor maneira de ficar a conhecer, esta urbe.
Outro atractivo desta bela cidade onde predominam os edifícios de Arte Nova, é a sua gastronomia, sempre ligada à ria e ao mar.
Come-se muito bem, por aqui e nós sabemos onde se come divinamente.
O restaurante Maré Cheia, localizado junto ao canal central, quase em frente ao posto do turismo, é a catedral do peixe fresco. Grelhado e acompanhado de umas migas de couve e feijão, ninguém lhe resiste. Lulas grelhadas como aqui, nunca comi em mais lado nenhum.
Para quem gosta de marisco, é este o sítio ideal para o degustar. O arroz de marisco, é do melhor que possam imaginar, com o que tudo o que lhe é devido, em abundância e com lagosta.
Quem quiser só uma mariscada, pode aqui comer uma sapateira, fresquíssima ou umas gambas fritas como só o chefe Costa, sabe fazer. Tudo isto acompanhado com uma deliciosa salada exótica, de alface, maça, kiwi, sultanas e bagos de romã, agradável à vista e ao paladar.
Para terminar uma torta de claras com doce de ovos, ou não fosse a terra dos ovos moles.
A simpatia, sempre presente por parte do chefe Costa e dos seu pessoal, torna o serviço rápido, eficiente e faz de nós clientes habituais.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Loucura Azul
Gosto de participar nos diversos passatempos que proliferam por aqui. Já concorri a passatempos em que os prémios eram fins-de-semana, maquilhagem, mas os meus preferidos são os que oferecem livros.
E não é que ganhei? Eu que nunca venci um passatempo, desta vez fui a premiada do passatempo, promovido pelo blog Páginas Desfolhadas e ganhei um exemplar deste livro, autografado pelo próprio autor
Estou super, hiper, mega feliz, uma autêntica loucura!
Afinal, vale sempre a pena, tentar!
Obrigado.
sábado, 27 de novembro de 2010
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Quer ser Quadripolar?
A Pólo Norte é igual a si própria. Sempre. E uma querida!
Não é que esta menina, se lembrou de fazer uma vasta troca de postais natalícios, à moda antiga?
Nada de e mails e mensagens. Postais à séria, daqueles que adquirimos na papelaria ou pedimos aos petizes para pintarem. Vai daí é só enviar para a Pólo a vossa morada que ela se encarrega de vos fazer chegar um outro, de um dos nossos amigos(ou não...) aqui da blogosfera.
A mim encarregou-me de ajudar à divulgação, o que faço com muito gosto. Se me falhou algum detalhe, ide lá ao Quadripolaridades, que ela explica tudo, tudo!
Mulher, Pólo Norte Maria, as chouriças foram nos teus anos; dentro de pouco tempo, seguem os grelos!
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Inspiração
Saída do torpor do sono, o que me apetece logo de manhã, é escrever.
Antes do pequeno-almoço, enquanto o dia nasce, parece que a fluidez do pensamento é imparável.
As palavras ocorrem incessantemente e os pensamentos atropelam-se, numa ânsia de passarem ao papel.
Compreendo aqueles escritores que dizem isolar-se, numa sala ou num anexo da casa, para que a fonte da inspiração, não deixe de jorrar.
No silêncio, sou capaz de ouvir os meus pensamentos e de transmiti-los sem cessar.
Assim que surgem os sons característicos do início do dia, parece que toda a mística se desvanece.
Curioso, o pensamento humano...
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Ainda sabe quem é este homem? (vídeo)
"Os portugueses habituaram-se a ver Anthímio de Azevedo como a grande autoridade portuguesa na meteorologia. Ao longo de muitos anos, este senhor invadiu as nossas casas, fazendo a previsão do estado do tempo com todo o rigor e utilizando expressões que passaram a ser usadas no nosso quotidiano."
Porque sempre admirei este senhor, porque a temática sempre fez parte da minha formação académica, porque ao longo da minha vida profissional, este tema esteve sempre presente, deixo aqui este vídeo e a chamada de atenção para os mitos que por aí proliferam...
Ainda sabe quem é este homem? (vídeo): "Desapareceu dos ecrãs mas continua apaixonado pelos fenómenos do clima"
domingo, 21 de novembro de 2010
Selos
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Tendências II
Quanto à malinha, a minha mana que é entendida nestas coisas da moda, diz que mais vale ter duas malas mas boas que muitas, sem qualidade. Eu tenho muitas, mas nenhuma como esta. Agora só vou comprar malas daqui a uma dúzia de anos. E quando comprar vai ser uma destas ou uma Birkin Hermes, ou uma Lady Dior, porque sonhar não custa (por enquanto...).
É que de vez em quando também me apetece, fazer umas compritas. Mas... muiiiiito de vez em quando...
E estou farta de ouvir falar da crise e das reportagens de como fazer face à crise e mimimimimi... é que nunca me lembra de viver um pedaço da minha vida, sem se aludir à dita crise!!
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Leituras "As Serviçais"
Sinopse:
"Um romance que vai fazer de si uma pessoa diferente. Skeeter tem vinte e dois anos e acabou de regressar da universidade a Jackson, Mississippi. Mas estamos em 1962, e a sua mãe só irá descansar quando a filha tiver uma aliança no dedo. Aibileen é uma criada negra, uma mulher sábia que viu crescer dezassete crianças. Quando o seu próprio filho morre num acidente, algo se quebra dentro dela. Minny, a melhor amiga de Aibileen, é provavelmente a mulher com a língua mais afiada do Mississippi. Cozinha divinamente, mas tem sérias dificuldades em manter o emprego... até ao momento em que encontra uma senhora nova na cidade. Estas três personagens extraordinárias irão cruzar-se e iniciar um projecto que mudará a sua cidade e as vidas de todas as mulheres, criadas e senhoras, que habitam Jackson. São as suas vozes que nos contam esta história inesquecível cheia de humor, esperança e tristeza. Uma história que conquistou a América e está a conquistar o mundo."
Algures entre E tudo o vento levou e Uma família às direitas, esta história de uma realidade americana dos estados do sul, na década de sessenta do século vinte, prende-nos da primeira, à última página. Por vezes com um sorriso, mas na maioria das situações com um nó na garganta, devido à segregação racial patente, finalizamos a obra, com um sentimento de justiça realizada.
São aproximadamente quatrocentas e sessenta páginas que se lêem num ápice, devido à escrita fluente da Kathryn Stockett e que nos deixa com vontade de seguir as suas próximas publicações, com avidez.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
A Turista Acidental
Quando iniciei este blog, o intuito era escrever uma espécie de diário, onde colocaria, as minhas reflexões, desabafos, alegrias ou acontecimentos que marcassem o meu dia-a-dia.
O nome do blog, surgiu de maneira natural, pois ao longo da minha vida sou e serei sempre uma turista perante esta, com vontade de aprender, conhecer e caminhar; acidental, porque muito do que me sucede de bom, parece que é um acaso do destino.
É com admiração que constato como já perfiz 150 seguidores, mas mais do que isso, alegram-me as amizades virtuais que aqui se têm cimentado e que dentro em breve passarão algumas delas, a reais.
Um bem-haja a todos, por me fazerem mais feliz.
As rosas que vos ofereço, são as que vejo da minha janela, enquanto vos escrevo.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Num mundo perfeito...
Encontrei este desafio no blog da Precis e pedi licença para o reproduzir, aqui!
Num mundo perfeito...
as doenças graves e mortais não atingiriam crianças (concordo contigo Precis);
não existiriam pessoas infelizes;
viveria metade do ano, junto ao mar;
poderíamos comer tudo o que nos apetecesse, sem danos colaterais;
todos os dias haveria sol;
todas as pessoas seriam honestas nos seus actos e palavras;
os idosos seriam valorizados;
a minha mãe seria imortal (concordo contigo Precis);
toda a gente encontrava a sua cara-metade;
todos os povos viveriam em plena harmonia;
todos as pessoas se preocupariam com um desenvolvimento sustentável.
Eu não disse que que muito de que mencionaste se aplicava a mim, Precis?
Se assim o entenderem, acrescentem aqui ou escrevam, sobre o vosso mundo perfeito. De certeza que ocorrerão mundos idênticos! É sinal que nos completamos e identificamos.
Bom fim-de-semana!
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Eat, Pray, Love
Ainda não vi o filme, nem li o livro. Mas tenho lido as diversas apreciações que por aqui e por ali, surgem.
Este texto surgiu como resposta à reflexão que a Rita G. colocou no seu sempre agradável Alentejo e Nova Iorque, ontem.
Por vezes temos necessidade de parar o momento que estamos a viver, independentemente da idade, profissão, estado civil ou local, dar meia-volta e procurar outro rumo.
Posso falar da minha experiência, pois ao longo da minha vida, já por duas vezes saí da zona de conforto e dei uma volta de 180º, à minha vida.
Se foi bem aceite socialmente, na altura? Não.
Se me senti bem em abandonar tudo e começar do zero? No princípio de cada uma das etapas duvidei, mas aguentei.
Se voltaria a deixar tudo para trás, inclusive um emprego estável, num ministério? Sem dúvida.
Porque hoje sou uma pessoa mais feliz e vivo a minha vida como sempre idealizei.
Para todos, o meu conselho é: façam o que vos dita a alma, sempre.
Não tenham medo de arriscar. Não precisa de ser nada tão radical, como o enredo do filme ou como eu fiz; podem ser pequenos nadas, mas que farão toda a diferença, para que se sintam melhor com a vida, convosco e consequentemente com os que vos rodeiam, com os que vos amam.
Ah... e no fim, tal como no filme, encontrei o meu grande amor.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Manjares (Victor)
Gastrónomos confessos, eu e o meu querido A., adoramos as iguarias da nossa cozinha tradicional. Nossa, a portuguesa, que nisto dos comeres (e não só), não somos elitistas.
Se um arroz pica no chão faz as delícias do meu A, não menos apreciadas são umas migas Alentejanas, um leitão da Bairrada ou uma espetada de mexilhões, em Aveiro.
Aqui pelos nossos lados come-se bem, toda a gente o sabe. E nós sabemos os locais onde se come divinamente, mesmo que estes, não apareçam nos badalados guias turísticos.
Não é o caso do "O Victor" em S. João de Rei.
Numa pequena aldeia de granito, para os lados da Póvoa de Lanhoso, encontra-se o templo do bacalhau. Casa de sobre maneira conhecida, onde contam presença assídua, presidentes, ministros, artistas e escritores famosos, aqui se come o melhor bacalhau assado com batata a murro, regado com um azeite de grande qualidade, de Portugal e arredores.
Iniciando o repasto com uns deliciosos bolinhos de bacalhau, ou umas finas fatias de presunto do melhor e terminando, com um delicioso leite-creme, queimado na hora, ou um pudim de pão, a refeição é um deleite. Ao citado, acrescenta-se uma garrafeira de vinhos de óptima qualidade, dizem os entendidos.
E que dizer da simpatia, sem par do Sr. Victor, da Angelina, da Olga, do Carlos? Somos tratados como da família e sentimos a casa, como nossa.
Para terminar esta refeição atentemos no que disse o grande poeta David Mourão-Ferreira, quando por aqui passou: "Bacalhau assado já eu tinha comido mas, assim dourado e saboroso, como se grelhado-assado no céu, é que só aqui."
sábado, 6 de novembro de 2010
Prémio Dardos
«O Prémio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc... que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, e suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar o carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web».
O Rogério Pereira do blogue Conversa avinagrada achou que eu merecia a honra de ser brindada com tal troféu, pelo que lhe agradeço a gentil distinção.
O Prémio Dardos tem as seguintes regras: Exibir a imagem do Selo no blogue; Revelar o link do blogue que me atribuiu o Prémio; Escolher 10, 15 ou 30 blogues para premiar.
Estando as duas primeiras já cumpridas, não respeito inteiramente a terceira regra, pois são numerosos os blogues merecedores (concordo com o Rogério). Como tal deixo ao vosso critério o levarem para o vosso cantinho e publicarem, tal é a qualidade dos vossos blogues, meus amigos virtuais.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Girly
terça-feira, 2 de novembro de 2010
A cidade dos Arcebispos
Esta cidade é buliciosa durante o dia. Gente que passa apressadamente, a caminho dos seus deveres, gente que passeia calmamente, na busca das suas compras de Inverno ou de Natal, jovens em grupo que soltam risadas, pessoas de idade que comentam as ultimas novidades, aquecendo-se com este sol tardio e se sentam nos bancos da Avenida Central.
Os cheiros são diferentes de estação para estação. Agora cheira a castanha assada. Em Junho, cheira a alho-porro e manjericos. No Verão, cheira a emigrantes e turistas. No Inverno, cheira ao granito secular, húmido dos longos dias de chuva.
As lojas são sempre as mesmas, aquelas onde já nos conhecem e tratam pelo nome. Onde nos dizem que chegou uma novidade que nos agradará, com a simpatia típica das gentes bracarenses.
A minha cidade do coração.
sábado, 30 de outubro de 2010
Sorella
Bagheria
Porque a mana se encontra na terra da sua outra família, aqui ficam duas imagens, dos locais por onde anda.
As imagens foram retiradas daqui. Obrigada Hugo.
Por aqui chove muito, por lá está está sol e o azul calmo, do mar Mediterrâneo
é inconfundível.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré!
Para quem não nasceu e cresceu, na era da informática, estas máquinas e respectivos mecanismos onde escrevemos e partilhamos as nossas pequenas coisas do dia-a-dia, ainda têm algo de misterioso.
Isto, a propósito dos comentários que faço nos vossos blogs. Só há relativamente pouco tempo, descobri que em alguns, era necessário fazer primeiro a "verificação de palavras" e só depois enviar, para que o comentário ficasse visível. Imaginem a quantidade de posts que comentei e enviei sem nunca terem chegado aos destinatários!!
Agradeço a ajuda das queridas Mariinha e Tuquinha, que me têm apoiado e ensinado, assim como de tantas amigas e amigos que por aqui passam.
Outra linguagem que não consegui ainda descodificar são os ":P :S ou rsrsrs" que por vezes surgem no final dos vossos comentários. Qual das queridas me dá uma ajuda, para ficar de uma vez por todas, actualizada?
E como se colocam legendas, debaixo das imagens?
Infonaba, portanto, como diz a nossa querida Maria.
Adenda: Espreitem o blog da Mariinha, que ela andou a pesquisar sobre o tema e tem imensas novidades!
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Rumos
Nestes últimos dias, aproveitei para fazer duas coisas, de que necessitava com urgência.
Primeiro repensar a minha vida e as minhas prioridades; avaliar conscientemente as minhas capacidades.
Depois, encher o olhar com o azul do mar e aspirar o cheiro da maresia que tanto bem me faz.
Juntando o útil ao agradável, passámos uns dias em Esposende.
Com o apoio do meu querido A. tomei um rumo que considero o mais correcto para esta etapa da minha vida.
Também vocês, com as vossas opiniões e reflexões me ajudaram, a tomar a difícil decisão.
domingo, 24 de outubro de 2010
Desafio
Este desafio foi-me proposto pela querida São e é com muito gosto que aceito.
1) A relação com tua sogra é boa?
Não tenho sogra, pois já tinha falecido quando me casei. Sei no entanto que era muito parecida fisicamente comigo e uma óptima senhora, doce, alegre e bondosa, com a particularidade de ser estrangeira.
2)Qual o teu desafio pessoal?
Suplantar as minha fobia.
3)Se a tua chefe ganhasse a lotaria, que lhe dirias?
Parabéns e agora já te podes reformar.
4)Descobres que uma pessoa te mente. Que fazes?
Depende da mentira e da pessoa (estou de acordo com a São).
5)Há um incêndio em tua casa e só podes salvar uma coisa. Qual é? E porquê?
Salvo o meu querido A. que é o meu maior bem. Mas estou de acordo com a São quanto à "documentação, porque se a não tiver a vida transforma-se num inferno, pelo menos em Portugal, assim é".
6)Entras num lugar apinhado. Que fazes?
Não gosto de lugares apinhados. Saio, assim que conseguir.
7)Para ti, o recipiente está meio vazio ou meio cheio? Porquê?
Depende dos dias. Na maioria, é meio cheio, pois gosto do lado positivo da vida.
8)Encontras a Lâmpada de Aladino, quais são os teus três desejos?
Saúde, felicidade e paz (para todos).
9)Porque criaste um blogue?
Porque como sou "infonaba" constitui um desafio criá-lo e mantê-lo. Neste momento, adoro interagir com os amigos que aqui "conheci".
10)Como te chamarias se fosses dinossauro?
Não conheço suficientemente a nomenclatura desta espécie, para escolher um nome.
11)Mudavas alguma coisa no teu passado?
Ui...tanta coisa. Por exemplo nunca teria começado a fumar, para depois ter que passar pela inquietação, de deixar de o fazer (que consegui).
12)Qual o teu sonho?
Continuar a ter a vida que tenho actualmente, com saúde e na companhia dos que amo. Para o mundo, gostava de ver alguma harmonia entre a Humanidade.
13)Algo te envergonha teres feito?
Arrependo-me de algumas coisas que não faria hoje (estou consigo, São).
14)Qual o animal que escolherias ser?
Um gato. Adoro os gatos e o seu feitio felino.
15) O que nunca farias por dinheiro?
Tudo quanto atentasse contra a minha dignidade e de outrem.
16)O que te tira do sério?
Pequenos poderes, arrogância, falta de humildade, injustiças.
17)Qual o teu maior orgulho pessoal?
Ter os meus ex-alunos, como amigos pessoais.
18)Amarias que homem?
o meu querido A. que é verdadeiro, paciente e sincero.
19)Com quem gostarias de te parecer?
Com tanta gente... mães anónimas que são grandes heroínas, homens que se despojam de todos os seus bens e são felizes, mulheres que trabalham arduamente e têm sempre um sorriso nos lábios...
20)O que mais prezas na vida?
A saúde e a harmonia (concordo com a São).
21) O que significa amizade para ti?
Eu sou amigodependente (toda a gente sabe).
22 ) Preferes a verdade ou a mentira piedosa?
A verdade.
A pergunta que acrescento é esta:
23 ) O que gostavas de ser quando eras pequena?
Peixeira, porque adorava o seu jeito desenvolto e os brincos e as pulseiras de ouro!
Quem quiser prosseguir, esteja à vontade. Necessário não esquecer que deve acrescentar uma questão própria.
Agora vou desafiar algumas pessoas em concreto!
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Enlevo
E quando a nossa sobrinha R. é convidada para assistente de uma cadeira na faculdade, como é que ficam os tios? Babados, pois claro.
É que esta semana, ainda não tinha falado dos nossos mais-que-tudo!
Já a pequena I. (outra sobrinha do coração) que vai fazer seis anos no início de Novembro, quando inquirida qual a prenda que desejava, respondeu-me que queria um vestido especial. Pensava eu que era um fato de princesa ou fada, mas não. Segundo as suas próprias palavras, é um vestido muuuuuuuuito giro, para levar para a escola!
Onde é que eu vou encontrar um vestido muuuuuito giro?!
Agradeço a vossa ajuda e experiência, de mães e tias.