sexta-feira, 10 de setembro de 2010


"As Feiras Novas de Ponte de Lima recebem este ano uma visita muito especial. A presença de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva, irá honrar as festividades que melhor exprimem as tradições e as singularidades da identidade minhota. Conhecidas também como a "Romaria de Noite e de Dia", as Feiras Novas realizam-se pela primeira vez no segundo fim-de-semana deste mês, celebrando-se de 10 a 13 de Setembro. Estas festas concelhias oficializaram-se em 1826 e, com o decorrer de todos estes anos, continuam a ser a maior atractividade cultural de Ponte de Lima, preservando os valores da ruralidade, com a alegria das bandas de música, dos cantares ao desafio, das tocatas, das concertinas e das danças tradicionais do seu folclore. Nesta festa incontornável da cultura popular que perdura 24 horas por dia, o folclore ganha a sua expressão máxima, sendo um hino às origens e identidade do povo que procura manter vivas as tradições. Encerrando o ciclo de festas e romarias do Alto Minho, as Feiras Novas são a última oportunidade de viver intensamente este enorme arraial minhoto, deixando saudade da folia e diversão nas barracas dos petiscos, do vinho verde, da boroa caseira, dos rojões e sarrabulho ao som das concertinas e cantares ao desafio."

22 comentários:

Sofia disse...

Depois conta-nos como foi:)

Unknown disse...

Deve ser muito giro:) bj!

Poetic Girl disse...

Eu este ano não vou poder ir! e gosto tanto! bjs

Green disse...

por acaso nunca fui, e gostava de experimentar.

José Leite disse...

Com rojões e muito sarrabulho é o que faz falta para animar a economia!

Vai-se a depressão, o défice, enfim, eleva-se o astral de Portugal.

Bom fim de semana.

Anira the Cat disse...

Não conhecia, deve ser bem animado!

Bjokas

AvoGi disse...

o mê bisalho não perde as Feiras Novas.
eu tb já lá estive e gostei, excepto de ter sido espezinhada pela quantidade de gente. kis :):)BFSEmana

Rogério G.V. Pereira disse...

Por favor não desvenda a esse "mui nobre" visitante os segredos do ENCANADA...
(ele não merece nada!)

Tuquinha disse...

pena só ir para esses lados no fim de semana a seguir...com um jeitinho ainda ia lá contigo comer um" rijãozito".
Mil beijocas e bfs

*S* disse...

Selinho para ti :)

R disse...

Nunca fui a uma festa minhota. E gostava de um dia ir até lá. Pode ser para o próximo ano. É preciso é que eu ponha mesmo isso na cabeça.
E tu vais até Ponte de Lima? Se fores depois conta alguma coisa.
Beijinhos e bom fim de semana

Turista disse...

Sofia, se for, depois coloco umas fotos, aqui!

Rita, vamos ver se conseguimos, lá chegar ;)

Poetic GIRL, vais no próximo ano :)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Leila, tens de vir um dia!

rouxinol de Bernardim, rimou e tudo! Bem que precisamos de elevar o astral ;)

Anira, mais uma romaria minhota!

Beijinhos, minhas(o) queridas(o).

Turista disse...

AVOGI, tu e multidões não se dão! Pode ser que encontre o tê bisalho ;)

Rogério, os segredos do Encanada, ficam só entre nós ;)

Tuquinha, também dizes "rijão" como o meu A.?

Beijinhos, minhas(o) queridas(o).

Turista disse...

*S*, obrigado, já vou buscar :)

Mariinha, quando vieres ao Norte, temos de combinar uma romaria!

Beijinhos, minhas queridas.

joana vasconcelos disse...

os meus amigos de penafiel vao sempre a essas festas!!! =)

Nowe disse...

Minha querida Manuela;

Desejo-te um excelente fim-de-semana. És uma simpática! Sabes? Existem estas afinidades inexplicáveis! :))

Beijinho grande*

Mari disse...

Tantos anos a passar férias e fins de semana em Viana do Castelo e nunca consegui acertar com o fim de semana das Feiras Novas e eu que quero tanto ir... :(
mas hei-de conseguir!!!!

se fores diverte-te e depois coloca fotos.

beijinho

Ana Cavalcantti disse...

Oiii !!!
xiii...essa me serviu de informação ...não vou poder ir mesmo....existe uma certa distãncia sabe hahhaha!!!
Beijooos

Turista disse...

Invisível, são as empatias que se criam, não têm de ser explicadas!

Mari, se for vou colocar aqui as fotos, está prometido :)

Ana, quem sabe um dia?!

Beijinhos, minhas queridas.

Unknown disse...

Uma óptima sugestão Jinhosssss

Turista disse...

Sónia, um óptimo passeio :)

Beijinhos, minha querida.