segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Ternura dos 60
Cada vez mais as pessoas da chamada 3ª idade, me enternecem.
Talvez por ter uma mãe com 80 anos, talvez porque me aproximo a passos largos desta faixa etária, talvez por conhecer cada vez mais pessoas desta idade que me deslumbram, com a sua sabedoria e cultura, feita a partir da experiência da vida.
Nos idos dias de férias, no nosso hotel junto à praia, encontrava- se um grupo de "jovens" todos com mais de 60 anos. Até aqui nada de novo, (felizmente que já vai acontecendo o turismo sénior, porque apesar do envelhecimento da nossa população, estas actividades ainda são muito restritas), mas o que me encantou foram as senhoras.
Era vê-las andar pelos corredores todas divertidas, com as portas do quartos encostadas, de quarto em quarto, às risadinhas e aos cochichos, a arranjarem-se para o jantar e para a noite. Uma delícia!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
28 comentários:
Não sei se é por eu ter tb entrado nos "enta", mas acontece o mesmo comigo:)
bj
Conviver e entrar no dia-a-dia destes pessoas é maravilhoso e muito, mas muito gratificante...que saudades dos meus PAIS. Ma eu tb p´ra lá caminho....hehehe
Beijos grandes
Há mt que me delicio com eles e é curioso como agora, nos 40, não me sinto neles. Parece que estamos tds mais jovens:)
bji, querida
Eu trabalho com idosos todos os dias, sou funcionária numa IPSS, mas infelizmente estes não têm recursos e muitas vezes são maltratados pela família. A 3 ª idade deveria ser cheia de carinhos e alegria, mas nem todos têm essa sorte! Tb acho uma delícia a situação que contas, espero que um dia possa viver a minha 3º idade assim:) bj!
é mesmo.
quem me dera que a minha querida avó cuidasse mais dela e fizesse esse tipo de actividades...
Foi o bom ler este post! Especialmente porque há gente jovem, como eu, com um medo da treta de que a idade traga solidão. Beijinho enorme e obrigada por este post!
Faço 61 em 22 deste mês: garanto-lhe que me sinto, em certos itens, mais jovem do que aos 24 , quando acabou a ditadura.
Boa semana.
Querida Manuela;
Penso que em muitos casos, a idade traz-nos mais sabedoria e ensina-nos a viver a vida de outra forma. Hoje em dia, vê-se muitas senhoras que são uma delicia, realmente. Sempre arranjadas e giras. Só de pensar que quando era miúda, achava que uma pessoa com 30 anos já era velha. Hoje que caminho para os 33 anos, já não acho o mesmo. Acho que houve um rejuvenescimento da parte das mulheres. Hoje em dia, parecem muito mais novas para a idade que têm.
Beijinho e boa semana*
Não sei que lhe diga
Se uma brejeirice infantil
Se uma frase madura
Se uma jurássica sentença
Se um esperancoso desejo
Se um sabedor conselho
Fico-me por um agradecimento
Enternecido
Hoje assino-me
O sexagenário
Belo post...Espectacular....
Cumprimentos
que delícia!
no que depender de mim os meus papás também serão assim. dignidade acima de tudo.
Olá Manuela,
A tua mãe tem a idade que a minha teria. Ainda bem que a tens, fazem-nos tanta falta.
Há sociedades (não a nossa infelizmente), que veneram muito as pessoas mais idosas, exactamente pela experiência de vida que têm. Noutras então tratam-nos como trapos velhos.
E isso a mim custa-me muito a aceitar. Já não tenho pais, mas tenho tios e tias que estão a precisar de mim e dos meus primos. No que depender de nós, serão tratados como merecem.
Pena não puderem passear como esses que viste, por problemas de saúde, mas têm amor e atenção da família. Bjs
E nós vamos ser assim daqui a uns anos ;) no cochicho e na palhaçada!
Sofia, com o avançar da idade ficamos mais sensíveis aos "entas", como dizes :)
Tuquinha, para lá caminhamos todos e ainda bem, é sinal que temos saúde!
Nina, os "enta", sãos novos "inta" ;)
Beijinhos, minhas queridas.
Rita, faltam actividades, para esta camada etária, estes eram privilegiados; espero que quando chegar a nossa altura, sejamos todos tratados, assim ;)
Leila, às vezes por questões educacionais ou de saúde, não querem ou não podem...
Mary Jane, não tenhas receio da idade. Há sempre coisas óptimas para apreciar, mesmo nas idades mais avançadas :)
Beijinhos, minhas queridas.
São, é uma jovem que eu bem leio o que escreve ;)
Invisível, felizmente que as mentalidades vão mudando e as mulheres apesar de uma certa idade, se cuidam. Dizem que é vaidade, eu não acho e tu também não ;)
Rogério, bem haja pela sua alegria e sinceridade :)
Beijinhos, minhas(o) queridas(o).
Chana, muito obrigado pelo elogio :)
meninaluaprimavera, bem-vinda!
Efectivamente temos todos uma responsabilidade, para que esta fase da nossa/deles vida, seja vivida com dignidade, como dizes :)
Mariinha, que aconteceu à tua foto?
Tens razão, este mito da eterna juventude, faz muitas vezes com que "nós" nos esqueçamos dos nossos idosos e da sua grande sabedoria.
Beijinhos, minhas(o) queridas(o).
Scarlet, eu costumo dizer que hei-de andar de andarilho, mas com uma "boá de penas" ;)
Beijinhos, minha querida.
Muito obrigada :D
Uma ternura! Tenho pena que a minha Avó não seja viva e a minha Mãe, por questões de saúde não o possa fazer...
Parabéns pela imagem, extremamente bem escolhida!
Beijinhos*
Manuela,
Respondendo ao que perguntaste sobre como seguir o blogue da Carla. Eu, se vires a Mansarda, do lado direito tenho os blogues que sigo e tenho lá o blogue dela, embora seja do Sapo, não tive dificuldade. Temos só de ir lá normalmente ao sítio de adicionar blogues a seguir e escrever - blogear.blogs.sapo.pt. Tenta e depois diz alguma coisa. Beijinhos
a minha ti avive comigo desde Janeiro em virtude de ter 85 anos mas nao só por isto mas por estar esquecida e senil. é muito complicado pois que a senilidade galopa a cada dia. eu vejo-me por vezes impotente. todo o dia pergunta a mesma coisa que ida é que horas sao etc. agora tenho de trancar as portas pois ela sai e nao fecha a porta. , apanhei-a na garagem quase a sair. tinha voltado a casa para vir buscá-la e ela já estava na porta sem eu lhe ter dito nada. ela é a minha sombra. sempre atrás de mim. demasiado encostada a mim. bem,,, nao digo mais . estou a escrever muito., Manuela. desculpa. kis :(
Maria Mariquitas, agradeço o teu elogio, ainda mais, vindo de uma artista :)
Mariinha, vou tentar!
Beijinhos, minhas queridas.
AVOGI, a senilidade preocupa-me pela perigosidade do que pode acontecer, como dizes, saírem pela porta fora sem terem noção, para onde vão.
Mulher, tu escreve à vontade e não me peças desculpa. Eu é que fico agradecida :)
Tens de ter muita paciência, calculo!
Corina, de nada :)
Beijinhos, minhas queridas.
Pois Manuela não sei o que e diga, eu não tenho tido problemas em seguir blogues que são do Sapo, por exemplo sigo o Pedro Roolo Duarte e a Laurinda Alves. Quando foi da Carla, foi também sem problemas. Quando lá no sítio respectivo tem de ficar só assim. http://blogear.blogs.sapo.pt/
Ora experimenta lá. E já agora experimenta um dos que te disse para ver se consegues. Se não conseguires eu falo com a Carla para saber o que será.
Mariinha, pois como era do Sapo, não conseguia. Mas agora já consegui :)) yesssss
Obrigada pela tua ajuda, preciosa!
Beijinhos, minha querida.
Oi Manuuuuuuu
Eu acho que todas as idades tem as suas alegrias...nós é que temos que saber encontrá-las !! Minha vó de 91 anos é super ativa e lucida...adoro um "frenesi" e não dorme sem passar seus cremes hidratantes, não fica sem seu colar de pérolas, sem brincos , sem batom...recebe as amigas para um lanchinho...elas se divertem !!!
Beijoooos
Ana, que bom ter uma avó com essa idade e ainda tão vaidosa :)
Beijinhos, minha querida.
Enviar um comentário