segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Leituras "Maria Antonieta"
Sinopse:
Um dia depois do terrível terramoto que abalou a cidade de Lisboa, nascia em Viena, a 2 de Novembro de 1755, a arquiduquesa Maria Antonieta de Habsburgo-Lorena. Os padrinhos de baptismo foram os seus tios, José I e Mariana Vitória, reis de Portugal. Em 1770 Maria Antonieta casou, por procuração, com o delfim Luís, futuro Luís XVI, e foi viver para a corte francesa onde fervilhavam a intriga e as disputas políticas. À falta da consumação do matrimónio, Maria Antonieta dedica-se a planear festas e a escolher roupas sumptuosas e acessórios ricos. Assegurada a sucessão, a já rainha de França tenta guiar-se pelo sentido de responsabilidade dos seus antepassados, mas, odiada pelos franceses, a sua reputação ficará manchada por infames calúnias. Foi acusada de ser uma meretriz, uma espia, uma delapidadora do erário público. Com a Revolução Francesa, foi presa, julgada em tribunal revolucionário e guilhotinada a 16 de Outubro de 1793.
Gostei da leitura da biografia desta rainha mal-amada, mas não me deslumbrou, talvez porque a autora - Catalina de Habsburgo - neta do último imperador da Áustria, me parecer um pouco tendenciosa, na sua apreciação.
Bom, para quem gosta de biografias, com a ressalva acima citada.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
17 comentários:
;) confesso que leio menos do que devia, mas confesso igualmente que adoro filme de "época". Adoro ter a noção de como viviam estas mulheres.
Alguém que foi bastante incompreendida no seu tempo!
é capaz de ser um pouco cansativo...
(Eu, biografias... sou como um daltónico a descrever uma planície...)
;)
Gosto de romances históricos, mas esse ainda não li. E por acaso a Maria Antonieta não é das personalidades que mais me cative... nem sei bem explicar porquê.
Boas leituras!
Bjokas
"Os lindos braços da Júlia da Farmácia", de J.Rentes de Carvalho. Comecei a lê-lo hoje e só uma "urgência" me desviou da leitura.:)
beijinhos
P.S: Tinha 19 aninhos quando me pus na pele de Marie Antoinette num baile de máscaras, num réveillon.:)
Eu estou como a Nina a ler "Os Lindos Braços da Júlia da Farmácia", excelente livro de contos de J. Rentes de Carvalho...
Até pode ser interessante mas tenho outros livros em lista de espera!
Também não te mostraste muito entusiasmada! :-))
Abraço
Pois tenho curiosidade sim..embora a corte francesa não seja a minha predileta. Experimenta um livro da Phillipa Gregory...vais amar de certeza! Quase todos da corte Tudor, um deles deu origem ao filme Duas irmãs e um Rei. São "grossinhos"...mas devoram-se num instante!
Gosto muito de biografias e de romances históricos, mas não me estou a ver a ler sobre esta raínha. Não faz as minhas preferências, além de que tenho uma pilha de livros para ler. Não sei quando....
Meu Deus
se eu lia
com tão más referência
da autora da biografia
Já foi ver o que se diz
Na "Comuna de Paris"?
Manuela querida
Nesta altura do ano leio pouco, estou a escrever imenso para os meus cadernos, coisas que não vou publicar.
Beijinho
ainda não li o livro mas tenho curiosidade :)
Está na minha lista. Quando eu me cansar do drama das mulheres afegã e coisas do género, atiro-me a esse.
Minhas amigas e meus amigos, tal como vos disse não me deslumbrou, mas pelo menos fiquei a saber mais um pouco da vida e reinado, desta rainha mal-amada. E o saber não ocupa lugar, verdade?
Beijinhos e até já, minhas queridas e meus queridos.
é verdade Manuela o saber não ocupa lugar e faz-nos muitissimo bem para aumentar a nossa cultura geral!
acho que quando me reformar vou ter tempo para ler muita coisa e vou disfrutar melhor deste tipo de livro!
Já postei hoje o desafio e gostei muito!
bjs
Adoro biografias... leio imensas.
Estrela, já fui ver! Obrigada por teres aceite tão prontamente. :)
Petra, também é um segmento de leitura que leio com frequência. :)
Beijinhos, minhas queridas.
Enviar um comentário