terça-feira, 22 de março de 2011

Consciência ambiental


Na verdade muitos dos posts que escrevemos são baseados em outros que lemos, nos blogs que seguimos.
Este post surgiu a propósito de um da Margarida, em que ela falava do desperdício da quantidade de guardanapos de papel que eram fornecidos por uma grande cadeia de hambúrgueres e que tal lhe causava muito incómodo.
A mim aborrecem-me sobretudo os sacos de plásticos que são dados em quase todas as grandes cadeias de super mercados. E ainda me revolta mais, ver as pessoas arrebatarem o máximo de sacos que possam, como se não houvesse bem mais precioso. Transporto sempre dentro da minha mala sacos lindos da "Terra Lusa", oferta da minha amiga Custódia e nunca necessito de sacos de plástico.
Ainda são muito poucas as pessoas que recusam os sacos dados em cada loja. Quando o faço invariavelmente tenho um olhar de espanto, por parte dos vendedores. Se acabei de comprar umas calças numa loja e me forneceram saco, para que quero outro, para colocar uma camisola, mesmo que seja de uma loja diferente?
Nas escolas existe educação ambiental em todas as disciplinas, pois é uma matéria transversal. Os recursos naturais, não são inesgotáveis. As toneladas de lixo que acumulamos todos os dias, não desaparecem de um momento para o outro.
Os conceitos reciclar, reduzir, recuperar, reutilizar têm de fazer parte do dia-a-dia de todos nós!

52 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

reciclar, reduzir, recuperar, reutilizar ... :)

Ceres disse...

A mim também me dão fornicoques esse abuso dos sacos plásticos.
Na Holanda cada saco é pago pelo que as pessoas andam sempre com o seu. Os sacos por sua vez são de melhor qualidade e maiores para não precisarmos de comprar tantos.
Aqui na Inglaterra cada cadeia de supermercado tem um cartão de pontos e se levarmos os nossos próprios sacos recebemos mais pontos. Para além disso em cada supermercado existe um local de recolha de sacos para reciclagem.
Parecem-me duas boas alternativas. É tudo uma questão de mudar os hábitos ;)

Flor de Jasmim disse...

Manuela Querida
Já cusquei a tua amiga Margarida e Custódia.
Esta imagem está muito original, mas eu uso os meus botins para jardinar depois são colocados num armário de jardinagem. Os sacos de plástico em muitas superfícies já são pagos, mas temos o intermache que nos ofereceu montes de sacos ecológicos para as compras mas as pessoas não os usam, pelo menos enquanto eles derem os de plástico.
Beijinho

Ana disse...

Cada vez mais temos de estar conscientes que os recursos um dia vão acabar.

Obrigada pelo post :)

Beijinho, querida :)

Doce disse...

Essa situação dos sacos tb me faz muita confusão. Eu detesto sacos de plástico, sempre detestei.

Unknown disse...

Por aqui já quase nenhum supermercado dá sacos, têm se ser pagos, por isso já quase toda a gente leva um saco de casa. Eu comprei um enorme por €0,50 no intermarché e só uso esse. É de facto a melhor opção para o ambiente, temos de pensar no futuro! bj:)

Autora de Sonhos disse...

Sem dúvida, é um bem precioso, se todos colaborassem nestes gestos...
Também faço como a Rita G.
Beijos

Tuquinha disse...

Aqui por esta menina anda sempre um saco de pano na malinha para as compras.Tb é com muito espanto que as pessoas me olham quando rejeito os plásticos.
A lojinha que viste na foto que te mandei já sabe: fruta e verdura depois de pesada vai tudo juntinho no meu saco...
Beijocas doces de tira-me isso da frente hehehe

Lina disse...

Concordo ctg. Se todos fizerem esse gesto muita coisa mudaria.
Eu cá adopto a medida de levar sempre sacos ao super mercado (reutilizados) e não faço coleção...
quanto menos melhor!

Tulipa Negra disse...

Por aqui acabaram os sacos de plástico gratuitos já há uns anos. Agora toda a gente tem uns resistentes que se compram no supermercado por 1 euro e quando se estragam são trocados gratuitamente (no Continente, por exemplo, também já vi desses à venda mas acho que pouca gente os utiliza). Quando não temos o saco e precisamos de alguma coisa, há sacos de plástico à venda por 3 cêntimos, mas que se rasgam assim que se enfiam as compras lá dentro (ah! sem publicidade!). A maioria das lojas usa sacos de papel, embora algumas (poucas) ainda tenham os de plástico.
Lembro-me de ouvir falar há uns tempos que iam acabar os sacos gratuitos nos supermercados em Portugal e quase houve uma revolução! Ter de pagar para fazer publicidade? Então e como faço com o lixo? Enfim, é preciso mudar as mentalidades...
Beijinhos

Rosa dos Ventos disse...

Um post absolutamente amigo do ambiente!
A foto é linda...
Em casa voltei a usar guardanapos de tecido e quando vou ao mercado levo um cesto de verga!
Só que no meu caso todos os vendedores aplaudem e elogiam.
Quando as compras são em pequena quantidade uso um saco de tecido oferecido por uma marca francesa de cosméticos que cabe até dentro do bolso de um casaco.
E assim se vai alargando a rede ecológica! :-))

Abraço

Anónimo disse...

São apenas conceitos, querida.
Já agora, que sacos são esses, assim tão lindos?:)
~bji gde

Nokas disse...

É verdade Manuela, deveriamos ter consciência disso, sempre!!

Fiona disse...

concordo em pleno contigo! reciclar e reutilizar lá em casa são palavras de ordem todos os dias!! :)

Petra disse...

Também prefiro sempre levar sacos resistentes, e usar sempre os mesmos.... beijo

AvoGi disse...

R R R
mas a propósito dos sacos ...sabes é uma forma de publicidade andar com eles na mão e vai daí os estabelecimentos fazem questão de para cada compra um saco mesmo que tu ó despois deites no balde do lixo, mas enquanto nao o deitas fazes publicidade daí que cada vez mais os sacos sao mais coloridos com lindos desenhos.
kis :=)

Não Matem a Cotovia disse...

Uma vez comprei um saco daqueles de pano, todo giro, para meter as compras. A miúda da caixa não deve ter percebido o objectivo do saco, que a loja onde trabalhava vendia, e vai de o meter num saco de papel. Eu disse-lhe que não era preciso e pedi-lhe para colocar tudo no outro saco. Ela ficou muito espantada, eu expliquei que o saco servia para isso e ela olhou para mim como se eu fosse louca.
Por vezes, trago muitos sacos do hipermercado (e por falar nisso lembrei-me de uma coisa que queria escrever), mas como são biodegradáveis (ou pelo menos dizem que sim), uso-os como sacos do lixo e para apanhar os dejectos dos meus caninos. Assim escuso de os comprar. :-p

Myself disse...

É mesmo! Eu faço a separação dos lixos, mas confesso que nessa questão dos sacos tenho ainda muito a fazer. Nas lojas os de papel, aproveito para deitar o lixo de papel que se vai acumulando em casa e depois deitar no contentor respectivo, mas já os sacos de plástico... tenho mesmo que começar a levar sacos, não é? E tenho uns bem jeitosos, do Pingo Doce, e outros do Ikea.
Bjinho

Caixa disse...

Eu tenho na bolsa um daqueles sacos de pano que se dobram todos e quando vou ao supermercado geralmente trago as coisas lá dentro. Comprei-o há mais de um ano e tem-me sido muito útil, às vezes é que me esqueço de o pôr na bolsa!
Quanto aos guardanapos, sei de que cadeia estão a falar e realmente exageram nos guardanapos... pelo contrário, algumas outras cadeias só te dão um guardanapo e nem que precises de mais não tens, nem 8 nem 80! Acho que dois chegam perfeitamente, e se não chegarem façam como eu que ando com umas toalhitas na bolsa e servem bem pra isso. :)

Dudu disse...

Em finais de 2007 escrevi sobre isso mesmo e foi quando adquiri o primeiro saco reutilizável, entretanto comprei mais um numa grande superfície, por norma não trago sacos para casa, optando mesmo quando são poucas coisas trazer na mão, claro que esporadicamente pode acontecer mas evito ao máximo.

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Aqui em casa usamos sacos de plásticos, mas sempre os mesmo, até se estragarem. Trazer sempre sacos dos supermercados é mesmo um desperdício.

MAG disse...

Eu normalmente uso esses sacos para o caixote do lixo orgânico, uma vez que não tenho outra maneira de me desfazer dele, pelo menos por enquanto. E os que sobram mando para a avó do meu namorado que faz o mesmo. De resto também reciclo tudo lá em casa. Bjs

Rogério G.V. Pereira disse...

E já agora, por falar em consicência ambiental, aproveito para lembrar que hoje é "Dia Mundial da Água"

(vou também lembrar a Manuela...)

Marina disse...

Sim também odeio sacos de plástico! Agora tenho o cuidado de andar sempre com os meus de pano para as compras. Naqueles supermercados que ainda os dão, uso-os para o lixo orgânico. beijinhos

A Minha Essência disse...

É por estas e por outras que uso um cesto de palha. Daqueles bem grandes!! Anda sempre no carro.

Kiss :)

Margarida disse...

Faço exatamente o mesmo nas lojas :)

Beijinho

Me,myself & I! disse...

Também me revolto com a falta de interesse pelas questões ambientais...
Eu reciclo,reutilizo sacos e tento nunca desperdiçar materiais...
Acho imperativo que se desenvolva toda uma consciencialização ambiental...
Afinal,o mundo é de todos!

Imagina... disse...

Concordo plenamente consigo! Eu estou sempre a rejeitar sacos de plástico! Mas é verdade que as pessoas não estão habituadas a isto. Quando vou a algum lado e compro algo pequeno que cabe facilmente na minha mala, digo que não preciso de saco e o empregado fica sempre a olhar e por vezes pergunta: tem a certeza?
É claro que tenho a certeza!

beijinho**

Anónimo disse...

O que cria mesmo bom ambiente é passar por aqui e ler-te! :)
P.S.: Gostaste da resposta ao selinho?
Beijos grandes

luisa disse...

É mesmo como dizes...e temos que treinar esta coisa da consciência ambiental.É como o execício físico ... não podemos ter preguiça. :)

Pretty in Pink disse...

A minha formação enquanto Arquitecta Paisagista também aborda muito a sustentabilidade e cada vez mais vejo a tendência para introduzirem nos programas escolares (seja qual for o ano) este tema. Por isso tenho uma injecção bem grande das asneiras que se fazem nos dias de hoje mas também no que podemos fazer para corrigir a situação. E fico contente por perceber que cada vez mais as pessoas se preocupam (apesar de nem todas como se pode ver no teu post)...Mas só de sermos nós mais duas pessoas a preocuparem-se, são menos essas pessoas que poluem por isso já é positivo! Gostava de fosse feito ainda mais e que não fosse apenas uma percentagem da população a preocupar-se com esse tem mas todos nós porque realmente isto interessa a todos nós!

Beijinho*

Anónimo disse...

Está quase tudo por fazer em temos de consciencialização ambiental. Mitas palavras, mas poucos actos, porque a economia está primeiro.
Hoje comemorou-se o Dia Mundial da Água, que será o ouro do século XXI, em virtude da sua escassez, que se tornará preocupante na segunda metadae do século. A data passou quase despercebida, nas televisões por onde passei, depois de chegar a Portugal.

Catarina disse...

Nunca mas nunca me passaria pela cabeça colocar ramos floridos dentro de botas!!! Que ideia tão original! : )

Turista disse...

ESpeCiaLmente GaSPaS, os quatro Rs que já foram só três e que actualmente são 5 :)

Ceres, que boa ideia essa que se pratica em Inglaterra, pois é uma boa forma de sensibilização ambiental. Obrigada pela partilha :)

Ana, se todos cooprerarmos, torna-se mais fácil e o planeta só tem a ganhar :)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

flor de jasmim, não sabia dessa ivovação do Intermarché (não frequento), mas considero uma atitude louvável, o oferecer sacos reutilizáveis aos seus clientes :)

Doce, que bom só utlizares sacos ecológicos :)

Rita G., penso que por certos locais e cidades, já está mais difundida a ideia da reutilização e a utilização de eco sacos :)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Autora de Sonhos, sem dúvida. Estes nossos gestos, farão toda a diferença, para a geração das vossas filhas :)

Tuquinha, és uma menina verdadeiramente ecoloógica. Todavia penso que é mais fácil o ser nas pequenas cidades, do que nas grandes, pois por aqui ainda vejo o cabaz das compras, nos braços de quem vai ao mercado :)

Lina, para além dos eco sacos de que falo, não custa nada dobrar dois ou três sacos e colocá-los na nossa mala, tal como tu fazes:)

Beijinhos, minhas queridas.

apessoa disse...

Felizmente esta ideia está a chegar às grandes superfícies e a maioria dos hipermercados já não fornece gratuitamente os sacos de plástico, mas vejo muita gente revoltada com isso... É uma questão de educação e com o tempo as pessoas "habituam-se"

Turista disse...

Tulipa Negra, realmente o pior é a mudança de mentalidades. Eu vejo pela minha mãe e amigas, que ainda são daquelas pessoas, que consideram os sacos de plástico, bens preciosos ;)

Rosa dos Ventos, tal como tu, também voltei a usar os famosos e antigos, sacos de guardanapos, para aproveitar os guardanapos de uma refeição oara a outra. E vivam as cestas de verga :)

Nina, vais ver no próximo post ;)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Nokas, e a pouco e pouco, em maior ou menor escala, vamos tendo consciência que os recursos naturais, não são eternos :)

Fiona, temos que ter essas atitudes, até na pequena folha de papel que ficou inutilizada para um fim mais formal, mas que poderá servir como folha de rascunho :)

Petra Pink, felizmente já somos muitos, a tomar a decisão correcta :)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

AVOGI, tens razão, muitos sacos são veículos de publicidade. Mas eu sei que os alguns comerciantes também ficam felizes por não querermos os sacos, pois assim também poupam ;)

Helena, que situação caricata. Faço o mesmo que tu, quando trago sacos dos supermercados, utlizo-os para colocar os lixos domésticos :)

Luisinha, toca a usar esses sacos lindíssimos que tens. Cá em casa também se faz a separação dos lixos, sendo que os degradáveis, vão para compostagem :)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Ana, estes eco sacos da Terra Lusa, são desses que se dobram e ficam dentro de uma bolsinha, muito prática. Tens razão quanto aos guardanapos, uns exageram por excesso, outros por defeito ;)

Dudu, claro que não devemos ser radicais. Eu por vezes também ando com pequenos pacotes na mão, tal como tu e não me incomoda, nada ;)

Lacorrilha, tens toda a razão. Eu utlizo-os para colocar os lixos que não vão para a reciclagem, nem para a compostagem :)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Mag, creio que estamos no bom caminho ao utilizar estes sacos para o lixo, pois assim evitamos comprar outros sacos de plástico, para nos desfazermos dos nossos desperdícios :)

Rogério, verdade, ontem foi o Dia Mundial da Água, outro recurso natural que está em perigo em muitas áreas do Globo. Obrigado por lembrar :)

Cláidia, é realmente a melhor solução. Assim também estamos a poupar :)

Beijinhos, minhas(o) queridas (o).

Turista disse...

A Minha Essência, essas cestas remente-nos para as nossas memórias de infância, para além de serem realmete ecológicas :)

Margarida, de nome e de coração. Obrigada por me teres srvido de inspiração, muito obrigada :)

Me,myself & I!, creio já estamos no bom caminho, como podes constatar pelos comentários aqui reunidos. Mas ainda temos um longo caminho a percorrer ;)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Imagina que..., felizmente que a tua geração já foi educada para a sustentabilidade e as boas práticas, já fazem parte do vosso dia a dia :)

Miss Scarlet Red, és uma querida e uma preciosidade. Claro que vi e adorei :)

luisa, gostei da tua comparação :) Fora com a preguiça!

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Pretty in Pink, agradeço imenso o teu testemunho, enquanto especialista da área. Creio que a pouco e pouco todos nós teremos uma maior consciència ambiental e quem lucrará será a geração vindoura :)

Carlos, tem toda a razão. Os interesses políticos sobrepõem-se quase sempre, às questões ambientais. Nos países mais desenvolvidos, nem nos aperecebemos do desperdício de água potável em que todos nós incorremos!

Catarina, e não ficam, tão giros? Reciclagem e reaproveitamento ;)

Beijinhos, minhas(o) queridas(o).

Turista disse...

Eu sou assim e assim sou eu, tens razão. Para a geração da minha mãe é muito dificil a aceitação, destes novos hábitos ecológicos ;)

Beijinhos, minha querida.

maria teresa disse...

Há imenso tempo que faço isso, porque para além de estar bem ciente da "poluição", detesto sacos de plástico.Tenho vários sacos de pano que são laváveis e que ocupam muito pouco espaço.
Para a compra que possa surgir inesperadamente, tenho sempre um saquinho na minha mala.
Abracinho meu

Turista disse...

Maria Teresa, a nossa geração foi a primeira a dar os passos iniciais, em função destes gestos ecológicos. O sermos professoras, também nos ajudou, verdade? ;)

Beijinhos, minha querida.

Me disse...

Independentemente de achar que tens razão em ter preocupações ambientais (eu tenho imensas), aproveito só para dizer algo que possas não saber. Os sacos de plástico do supermercado são biodegradáveis ao contrário dos sacos de lixo (que se compram).

É ecologicamente preferível utilizar estes sacos dos supermercados para o lixo do que os que existem especificamente para esse fim ;)

Bisouxxx

Turista disse...

Querida Me, sei que os sacos de plástico das grandes cadeias são biodegradáveis e também concordo que devem ser aproveitados para colocar determinados lixos, pois assim o mal é menor :)

Beijinhos, minha querida.

Queen of Hearts disse...

Pois, eu também tenho por hábito recusar os sacos e ficam sempre a olhar como se eu fosse uma alien, ou tivesse obrigação de lhes fazer publicidade... mesmo nos hiper, uso sempre sacos reutilizáveis (embora não tão giros como os teus ;P), e só quando estou a ficar sem sacos para o lixo é que trago mais alguns. ;P Há que ser estratega.

Turista disse...

Queen of Hearts, como diz a querida Me, para o lixo, é melhor utilizar os do supermercado, pois são biodegradáveis ;)

Beijinhos e bom fim de semana, minha querida.