domingo, 9 de junho de 2013

As festas populares também andam nos transportes de Lisboa.


"Quem passar durante este mês de Junho pelos ascensores de Lisboa vai encontrá-los de cara lavada. Forrados a vinil com motivos de azulejos ou de calçada portuguesa, os turísticos “amarelinhos” da Glória, do Lavra e da Bica ganharam outra cor para as festas da cidade. Mas não são os únicos: a animação chega a todos os transportes públicos da capital.
O desafio foi lançado pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), que organiza as Festas de Lisboa, de 1 a 30 de Junho... a EGEAC escolheu as melhores propostas para animar os transportes públicos. O resultado está, literalmente, à vista.
Mariana Cidade, uma arquitecta de 26 anos, venceu o concurso de ideias para os ascensores, que teriam de ficar “vestidos a rigor” para a festa. Inspirou-se na paixão que tem pelos azulejos portugueses e por tudo o que é tradicional, desenhou o fato à medida.  

...Os lisboetas e a Carris agradecem: o vinil tapa os vestígios de actos de vandalismo, como os rabiscos a tinta, pelo menos por enquanto. “Estou a fazer figas para que ninguém estrague”, diz Mariana Cidade.
Música, teatro e escultura

Além dos ascensores, também o metro, os autocarros da Carris, os táxis, os comboios da CP e o terminal fluvial da Transtejo têm surpresas para os utentes.
Na estação de metro do Cais do Sodré vai andar uma “brigada de robots cantantes”, pensada pelo Atelier Data, a interpretar a música popular Cheira bem, cheira a Lisboa. “Artistas convidados e lisboetas anónimos serão os intérpretes”, escreve a EGEAC no guia de programação.
Os autocarros vão ter “Rimas sobre Rodas”, com pequenos concertos de hip hop a bordo, uma ideia da autoria de Mineiro&Abreu. 
No terminal fluvial do Terreiro do Paço, Duarte Rato e Rita Melo instalaram uma escultura composta por uma “pele escamada”. 
Alguns táxis vão ter peças de teatro a bordo (gratuitas), às quais os clientes podem assistir desde que entram nos veículos até que chegam ao destino. 
E nos comboios da Linha de Cascais vai haver “ópera cómica”. 
Nos eléctricos 28 e 12, acontecem os habituais concertos de fado.
Cada uma destas iniciativas tem data e hora marcada na programação das Festas de Lisboa, disponível aqui."

3 comentários:

Maria disse...

Obrigada...adorava aproveitar...mas calculo que não consiga...valeu na mesma é bom saber que se vão fazendo coisas por aqui!
Bjs
Maria

luisa disse...

Ficam tão giros esses elétricos. :)

Green disse...

Queria tanto ir ao São João a Lisboa esta semana, mas o trabalho não o permite, infelizmente.