quarta-feira, 19 de junho de 2013

Porto lidera top 10 de destinos europeus da Lonely Planet

No Museu de Serralves, a mostra "Às Artes, Cidadãos" -  Paulo Pimenta
"Uma "vibrante capital da artes" numa "pitoresca" região de vinhos. São atributos que levaram a Lonely Planet a eleger o Porto e o Vale do Douro para um top 10 de destinos na Europa que os viajantes devem visitar "agora mesmo".
São descobertas para quem procura ir além do óbvio e das grandes cidades europeias que fazem parte dos planos da maioria de viajantes (casos da Londres pós-olímpica ou da Amesterdão majestosamente renovada). E, nesse mapa europeu dos turistas que procuram o "nível seguinte", a Lonely Planet (LP) não tem dúvidas: o Porto é um dos dez destinos que os viajantes pelo continente europeu devem visitar "agora mesmo"...
Para a eleição do Porto contribuem, particularmente, o ambiente e espaços culturais da cidade: "na vanguarda da cena artística boémia da cidade", referem, "está a linha de galerias da rua Miguel Bombarda", particularmente "animada durante as inaugurações simultâneas, quando novas exposições e concertos de rua criam um ambiente festivo". 
Serralves é outra jóia da coroa, graças às mostras "inovadoras" do Museu de Arte Contemporânea, tal como a Casa da Música, onde a música não pára durante todo o ano, "incluindo concertos ao ar livre no Verão".
Por outro lado, "novos e celebrados restaurantes" também contribuem para o "novo panorama criativo" da cidade. Aqui, refere-se o D.O.P. do chef Rui Paula, com a sua cozinha baseada em ingredientes portugueses com um "twist" contemporâneo. 
E, claro, não poderia faltar a inevitável riqueza do vinho do Porto, com as "caves históricas" a proporcionarem passeios e provas de vinhos gratuitas ou por um "valor simbólico". O Vale do Douro é considerado o complemento ideal de uma visita à cidade. "Uma região pitoresca de socalcos íngremes" com algumas das "mais celebradas vinhas" portuguesas, com "cruzeiros fluviais e viagens panorâmicas de comboio". 
Quanto a hotéis do Porto e arredores é feita apenas uma referência e de luxo: ao The Yeatman, localizado em Gaia e com os olhos no Porto, descrito como "o melhor hotel" da área e com um restaurante que ostenta uma estrela Michelin ("vale a pena a visita mesmo que não se fique alojado", referem).
O top da LP completa-se com Budapeste (Hungria), Norte da Islândia, Cinque Terre (Itália), Morávia (República Checa), Berna (Suíça), Marselha (França), Croácia, Irlanda do Norte, Copenhaga (Dinamarca)...

Há poucos dias, o Porto e o Douro andavam também nas bocas do mundo graças a um artigo do jornal online "The Huffington Post" em que a região surgia destacada num top de cruzeiros fluviais na Europa."
Daqui.


Decididamente estamos na moda! Yessssssssss!!

5 comentários:

Jovem $0nhador@ disse...

a minha linda cidade!

Liliana Pereira disse...

O Porto merece! Está a ficar cada vez mais uma cidade atraente! :)

*Lili* disse...

Ora muito bem! Ao menosjá começam a dar valor ao resto do país sem ser apenas à capital ;)

Paula noguerra disse...

Pessoalmente não sou fã do Porto, sou fã do norte de Portugal que é bem diferente (apesar do Porto estar no norte, mas não sou mesmo fã da cidade). Adoro o Douro...

E viva Portugal!!!!

beijo doce xxx

Silenciosamente ouvindo... disse...

Há dias ao falar com uma amiga que
é natural do Porto e viveu lá mais
de 50 anos estando agora a viver
em Vila Verde(mas mantendo casa no
Porto) ela dizia-me que quando vai
ao Porto acha a cidade muito degradada e que até lhe mete pena...Mas ultimamente o Porto tem
sido escolhido, penso que também
muito pelo Douro, como zona boa
para Turismo. Bem se isso ajudar
o país, já é muito bom.
Bj.
Irene Alves