Castelo de Guimarães
"Portugal até "nasceu" ali, mas no século XXI Guimarães é uma das mais jovens cidades do país, com uma grande percentagem de habitantes com menos de 30 anos. Essa mescla de história e juventude já era um atractivo que não passava despercebida lá fora: o artigo do New York Times em Julho do ano passado é disso sintomático e em 2012 a cidade minhota é presença recorrente na imprensa especializada nas listas de destinos a visitar. O factor decisivo é a sua investidura como Capital Europeia da Cultura - no dia 21 de Janeiro, Guimarães torna-se a terceira cidade portuguesa palco da Europa.
Praça de Santiago
E na abertura oficial conte-se com muita música (sob a designação deAfectos, desfilarão desde o guitarrista vimaranense Manuel d'Oliveira, o mestre-de-cerimónias, a Rão Kyao, dos Danças Ocultas ao Grupo de Caixas e Bombos Nicolinos), seguida de teatro (Berço de uma Nação servido pelo Centro de Criação para o Teatro e Artes da Rua e pelos catalães La Fura Dels Baus) e festa popular a invadir bares e ruas do centro histórico.
Pousada de Santa Marinha
E este é apenas o primeiro dia do resto do ano de Guimarães, que terá uma agenda de mais 600 eventos entre música, teatro, fotografia, cinema, artes plásticas, dança, arquitectura, literatura, pensamento e artes de rua. E tudo isto terá por cenário uma cidade com um centro histórico Património Mundial da UNESCO, único na preservação das características medievais que se harmonizam com a vida agitada de ponto de encontro de gerações.
Museu Alberto Sampaio
E são muitas as que cruzaram as pedras desta cidade, donde houve Portugal e onde tanto nos remete para os primórdios da nacionalidade. Do castelo ao Paço dos Duques de Bragança, na Colina Sagrada, onde D. Afonso Henriques continua a olhar o país que fundou, do Parque de São Mamede onde Portugal se forjou a ferro e fogo à Penha sacralizada em grutas-santuários, da românica Capela de São Miguel onde o primeiro rei foi baptizado à gótica Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, "herança" de Aljubarrota, percorremos séculos de História e de fé.
Campo da feira e Sra. da Guia
E aproveitamos ali mesmo o Padrão do Salado para começarmos a viagem pelas ruas e praças do casco antigo, do Largo da Oliveira à Praça de Santiago, passando sob os arcos dos antigos Paços do Concelho, entre casas com alpendres, traves de madeira e sardinheiras, esplanadas e lojas, para nos descobrirmos fora de tempo - mas a caminho do futuro.
E, sublinhe-se, mesmo ao lado (a 25km), a capital de distrito, Braga, é Capital Europeia da Juventude 2012."
A não perder!! É já amanhã que se iniciarão as festas e em grande!! Quem não conseguir estar presente, pode acompanhar em directo pela RTP 1.
19 comentários:
ainda há poucos meses visitei o castelo, o paço ducal e passei um pouco pela parte velha da cidade. é realmente um charme, e muito acolhedora!
bjs
Lindo!!
Está em todos os telejornais!!!! Que bom!
Bom dia Turista e obrigada pelo carinho das minhas melhoras, cá estou eu a trabalhar (salvo seja porque agora estou a blogar)
Adoro a cidade de Guimarães atrevo-me a dizer que gosto mais do que de Lisboa!!!
bjs
Tenho mesmo de ir a Guimarães este ano!:) bj e bom fds!
Somos suspeitas para falarmos da cidade de Guimarães, mas sem dúvida uma das mais bonitas de Portugal!!!
Apareçam por cá!!
trendy Twins
Estive lá há uma semana e já "cheirava" por todos os lados ao que virá a ser a partir de amanhã a Capital Europeia da Cultura.
Excelente a coincidência com a Capital Europeia da Juventude, em Braga !
Quem for de longe poderá matar 2 coelhos com uma só cajadada !
Creio que vai ser um ano áureo para as duas cidades e no futuro, nada vai ser como antes !
.
É tão bonito!!
uma bela cidade**
Uma cidade encantadora :)
Um excelente fim-de-semana para ti querida Turista :D
***
Parabéns pela divulgação tão rica, mais completa que a minha.
Um bom final de semana, minha amiga
Obrigada pela dica, só estive em Guimarães uma vez,
bjo
Guimarães é liiindoo *.*
É bem merecido!
Por aqui... está a loucura instalada, nas ruas ouve falar-se mais "estrangeiro" do que português. Muitos turistas e artistas portugueses e não portugueses preparam-se para assistir ao maior evento deste Guimarães 2012. Amanhã, as 22. Eu faço parte, e tu?
bj
Estive lá no dia da abertura!!
Trabalhei durante 13 anos em Guimarães e o bichinho de gostar daquela terra linda ficou-me...
É uma cidade linda!:)
Eu fiz parte, faço e farei ao longo de todo o ano. Orgulho :)
Olá Turista, caí aqui ocasionalmente e gostei deste post particularmente. Eu faço parte e farei sempre, é com orgulho que digo que sou Vimaranense e não só por agora se tornar Capital Europeia da Cultura, Guimarães é uma cidade lindíssima não desvalorizando as outras claro ;)
As ruas da cidade andam completamente preenchidas de povos de todo Portugal e estrangeiros, é fantástico o clima que se vive actualmente.
Eu faço parte, e tu?
Bj*
Olá. Sou mais uma vimaranense bastante orgulhosa da cidade :) A cerimónia de abertura foi simplesmente incrível! Vai ser um ano em grande cheio de cultura e animação. E esperemos que muitos portugueses venham até cá dar um salto que vale bem a pena.
Enviar um comentário