sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Guimarães {Capital Europeia da Cultura}



Castelo de Guimarães
"Portugal até "nasceu" ali, mas no século XXI Guimarães é uma das mais jovens cidades do país, com uma grande percentagem de habitantes com menos de 30 anos. Essa mescla de história e juventude já era um atractivo que não passava despercebida lá fora: o artigo do New York Times em Julho do ano passado é disso sintomático e em 2012 a cidade minhota é presença recorrente na imprensa especializada nas listas de destinos a visitar. O factor decisivo é a sua investidura como Capital Europeia da Cultura - no dia 21 de Janeiro, Guimarães torna-se a terceira cidade portuguesa palco da Europa.
Praça de Santiago
E na abertura oficial conte-se com muita música (sob a designação deAfectos, desfilarão desde o guitarrista vimaranense Manuel d'Oliveira, o mestre-de-cerimónias, a Rão Kyao, dos Danças Ocultas ao Grupo de Caixas e Bombos Nicolinos), seguida de teatro (Berço de uma Nação servido pelo Centro de Criação para o Teatro e Artes da Rua e pelos catalães La Fura Dels Baus) e festa popular a invadir bares e ruas do centro histórico.
Pousada de Santa Marinha
E este é apenas o primeiro dia do resto do ano de Guimarães, que terá uma agenda de mais 600 eventos entre música, teatro, fotografia, cinema, artes plásticas, dança, arquitectura, literatura, pensamento e artes de rua. E tudo isto terá por cenário uma cidade com um centro histórico Património Mundial da UNESCO, único na preservação das características medievais que se harmonizam com a vida agitada de ponto de encontro de gerações.
Museu Alberto Sampaio
E são muitas as que cruzaram as pedras desta cidade, donde houve Portugal e onde tanto nos remete para os primórdios da nacionalidade. Do castelo ao Paço dos Duques de Bragança, na Colina Sagrada, onde D. Afonso Henriques continua a olhar o país que fundou, do Parque de São Mamede onde Portugal se forjou a ferro e fogo à Penha sacralizada em grutas-santuários, da românica Capela de São Miguel onde o primeiro rei foi baptizado à gótica Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, "herança" de Aljubarrota, percorremos séculos de História e de fé.
Campo da feira e Sra. da Guia
E aproveitamos ali mesmo o Padrão do Salado para começarmos a viagem pelas ruas e praças do casco antigo, do Largo da Oliveira à Praça de Santiago, passando sob os arcos dos antigos Paços do Concelho, entre casas com alpendres, traves de madeira e sardinheiras, esplanadas e lojas, para nos descobrirmos fora de tempo - mas a caminho do futuro.
E, sublinhe-se, mesmo ao lado (a 25km), a capital de distrito, Braga, é Capital Europeia da Juventude 2012."
A não perder!! É já amanhã que se iniciarão as festas e em grande!! Quem não conseguir estar presente, pode acompanhar em directo pela RTP 1.

19 comentários:

alice disse...

ainda há poucos meses visitei o castelo, o paço ducal e passei um pouco pela parte velha da cidade. é realmente um charme, e muito acolhedora!
bjs

Opinante disse...

Lindo!!

Ana FVP disse...

Está em todos os telejornais!!!! Que bom!

estrela disse...

Bom dia Turista e obrigada pelo carinho das minhas melhoras, cá estou eu a trabalhar (salvo seja porque agora estou a blogar)
Adoro a cidade de Guimarães atrevo-me a dizer que gosto mais do que de Lisboa!!!
bjs

Unknown disse...

Tenho mesmo de ir a Guimarães este ano!:) bj e bom fds!

Trendytwins disse...

Somos suspeitas para falarmos da cidade de Guimarães, mas sem dúvida uma das mais bonitas de Portugal!!!
Apareçam por cá!!

trendy Twins

Rui disse...

Estive lá há uma semana e já "cheirava" por todos os lados ao que virá a ser a partir de amanhã a Capital Europeia da Cultura.
Excelente a coincidência com a Capital Europeia da Juventude, em Braga !
Quem for de longe poderá matar 2 coelhos com uma só cajadada !
Creio que vai ser um ano áureo para as duas cidades e no futuro, nada vai ser como antes !
.

Nokas disse...

É tão bonito!!

Palco do tempo disse...

uma bela cidade**

Anónimo disse...

Uma cidade encantadora :)

Um excelente fim-de-semana para ti querida Turista :D

***

São disse...

Parabéns pela divulgação tão rica, mais completa que a minha.

Um bom final de semana, minha amiga

anf disse...

Obrigada pela dica, só estive em Guimarães uma vez,
bjo

aQ disse...

Guimarães é liiindoo *.*
É bem merecido!

verniz escarlate disse...

Por aqui... está a loucura instalada, nas ruas ouve falar-se mais "estrangeiro" do que português. Muitos turistas e artistas portugueses e não portugueses preparam-se para assistir ao maior evento deste Guimarães 2012. Amanhã, as 22. Eu faço parte, e tu?
bj

mfc disse...

Estive lá no dia da abertura!!
Trabalhei durante 13 anos em Guimarães e o bichinho de gostar daquela terra linda ficou-me...

Mariana disse...

É uma cidade linda!:)

Ana B. disse...

Eu fiz parte, faço e farei ao longo de todo o ano. Orgulho :)

Diana Oliveira disse...

Olá Turista, caí aqui ocasionalmente e gostei deste post particularmente. Eu faço parte e farei sempre, é com orgulho que digo que sou Vimaranense e não só por agora se tornar Capital Europeia da Cultura, Guimarães é uma cidade lindíssima não desvalorizando as outras claro ;)
As ruas da cidade andam completamente preenchidas de povos de todo Portugal e estrangeiros, é fantástico o clima que se vive actualmente.
Eu faço parte, e tu?
Bj*

Origami disse...

Olá. Sou mais uma vimaranense bastante orgulhosa da cidade :) A cerimónia de abertura foi simplesmente incrível! Vai ser um ano em grande cheio de cultura e animação. E esperemos que muitos portugueses venham até cá dar um salto que vale bem a pena.