segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Timidez ou antipatia?!

Timidez, pode ser confundida com antipatia?
Tenho verificado nas minhas muitas deambulações por este país fora, que muitas pessoas quando chegam a uma sala de estar onde já estamos, ou a uma sala de espera de um consultório médico, ou entram numa loja onde está um/a funcinário/a e um ou outro cliente, não dão "os bons dias" ou "as boas tardes" e tentam não olhar, para quem já lá está!
Eu como sou de meter conversa com todas as pessoas e timidez é uma característica que não me assiste (como diz o outro!), ainda ontem debatia esta mesma questão com o maridão: será antipatia natural da maior parte das pessoas, ou será timidez, o velho receio do desconhecido?
Então quando estão acompanhadas de crianças ou adolescentes (que estão na idade de aprender a interagir com pessoas desconhecidas), estes silêncios fazem-me alguma impressão!

Oferecido por Miss Scarlet Red

Claro que eu vou logo avançando com a saudação e geralmente em troca recebo um "menchelhedia" ou algo idêntico e incompreensível e dito em tom de espanto e vou logo metendo conversa com as crianças, para desanuviar o ambiente!!

40 comentários:

Urban Cat disse...

Aprecio a tua forma de estar ;)
Sempre que entro em algum lado, como por exemplo uma sala de espera, tenho por habito saudar as pessoas que lá estão e olha que eu sou tímida, mas já percebi que é algo raro, nos dias de hoje.
O último episódio que tenho em memória, foi uma bela manhã, em que me dirigi para a sala de pequenos-almoços do hotel e disse "BOM DIA!". Senti-me muito mal porque em vez de uma resposta, ficou tudo a olhar para mim com cara de parvo.

Especialmente Gaspas disse...

Acho que muito do que por aí há é timidez!! Não só por medo do desconhecido, mas também muito por complexos, baixa auto-estima, etc...

Mary disse...

Olá Turista, acredito que seja uma questão hibrida. É um pouquinho das duas. Já trabalhei algumas vezes com o público e a verdade é que os "Bons dias" e as "Boas tardes" são muito raros. Bem, eu não despenso um Bom dia e de um Obrigada. Mas a verdade é que fico muito encomodada quando não me respondem.


beijinhos

São disse...

Timidez pode ser confundida com antipatia, claro.

Desgraçadamente, nem todas as pessoas têm jeito para relações públicas, rrss

Um abraço grande

No Reino do Infinito disse...

Pro vezes é timidez, outras antipatia natural e às vezes é mesmo falta de educação, sabe querida Manuela, continuo a saudar com os bons dias, boas tarde e bas noites e com um sorriso sincero a acompanhar mas tenho tido poucos retornos, pois a mim a timidz também é algo que não mora cá....e falar sabe sempre tão bem, assim como escutar!
Beijocas nossas ;)

Karina sem acento disse...

Mais do que chegar a uma sala de espera, faz-me ainda mais confusão chegar ao pé de alguém que está a atender público, dizer bom dia, boa tarde, o quer que seja, e não obter resposta. Nem um sorriso. Isso tira-me do sério, e por muito timido que se seja, o bom dia, o obrigada, o não tem de quê, faz parte dos requisitos minimos de boa educação.

Anónimo disse...

Manuela, acredito que umas pessoas o façam por má educação e antipatia, porque gostam de andar de nariz empinado e a acharem-se superiores ao resto do mundo. Outras pode ser simplesmente por timidez, por insegurança, porque não estão nos seus dias...ou então simplesmente porque consideram que em certas situações, é dispensável cumprimentar toda a gente. Mas claro que um bom dia ou boa tarde fica sempre bem :)

Ana disse...

eu sou como tu mas acredito (e quero acreditar) que o motivo seja a timidez.
beijinhos

Flor de Jasmim disse...

Manuela querida
Lógico que podemos confundir um uma coisa com a outra, mas eu não tenho nada de timida e não é para me gabar mas toda a gente diz que sou a simpatia em pessoa, eu pessoalmente prefiro lidar com timidez do que antipatia.
Gosto de dizer a todo mundo o meu bom dia e o meu muito obrigado, no entanto no buffet dos hoteis quando chegamos dizemos sempre bom dia ou boa noite, mas são poucas as respostas, a simpatia vem sempre da parte dos funcionários.

Beijinho e uma flor

Bomboca do Amor disse...

É fácil confundirmos "uma coisa com a outra", mas penso que muitas vezes as pessoas nem sequer se apercebem, estão demasiado absorvidas nos seus problemas!
Beijinhos minha querida,
Bomboca do Amor.

Opinante disse...

Pode eventualmente confundir-se, contudo, não suporto pessoas que chegam a determinado sítio e não dizem "bom dia", isso para mim e má educação!

Paula disse...

Eu acho que é falta de educação mesmo...

Rogério G.V. Pereira disse...

Ora então muito boa tarde. Reparo que ao terem entrado ninguém a terá cumprimentado. Como todo o mundo é educado, suponho que foi mera distracção (ou timidez? não acredito que lhe tenham antipatia)

:))

Nokas disse...

É difícil responder...é que há muita timidez por aí, mas falta de educação também não falta! :)

Anira the Cat disse...

Acredito que muita gente se sinta acabrunhada para o dizer. As razões podem ser várias, desde a pura má educação à timidez extrema. De tanto o vermos, passa a ser considerado normal não cumprimentar, o que também não o torna certo. Pelo que me toca a mim, cumprimento quando chego, respondo às saudações dos outros, mas não meto conversa...

Bjokas

Conto de Fadas disse...

Quanto ao caso de entrar numa sala onde estão outras pessoas, não é uma coisa nem outra: é má educação.
Quanto ao geral, muitas vezes confunde-se antipatia com timidez. Falo por mim, que sou muito tímida e tenho fama de antipática, que não sou (pelo contrário), só sou envergonhada.

Pepper disse...

Pior mesmo é quando dás um grande "Bom dia" e ninguém te responde. Fico cheia de vergonha.

Gelatina de morango disse...

Eu sou uma pessoa tímida mas cumprimento sempre quando entro em algum sítio (mesmo não tendo retorno algumas vezes) e sou incapaz de deixar alguém sem resposta se meterem conversa comigo.
Mas o facto é que algumas pessoas, depois de me conhecerem melhor, dizem que no início me achavam demasiado séria (para não dizer qualquer coisa menos agradável, provavelmente). Por isso sim, acho que muitas vezes as duas coisas são confundidas injustamente (mas eu até perebo).

Ana B. disse...

Eu não acho que seja timidez.. Nem por acaso, comentei com um amigo
quando íamos no Metro que não havia um único sorriso no rosto das pessoas. Fico triste porque a minha natureza é também a de falar, interagir, sorrir para o desconhecido, e vejo "meio mundo" com vontade de fugir à simpatia e aos "bons dias!"

O meu pensamento viaja disse...

Vá-se lá saber!!!
Eu sou péssima para caras e, à cautela, se vejo que alguém me olha, leva logo com um "Olá", que fica sempre bem.
Beijo

A Tulipa Azul disse...

Muitas das vezes as pessoas são mesmo anti-páticas, e é da personalidade delas:) Eu também sou daquelas que cumprimento toda a gente:)

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Eu não sou nadinha tímida, mas deixei-me disso já há uns bons anos.
Tanta vez que entrei em sítios públicos, atirei um bom dia bem sonoro e as pessoas ficaram a olhar para mim como se eu fosse de outro mundo. Assim, olha, entro calada e saiu calada. Mas se me cumprimentarem, respondo logo.

Anónimo disse...

Olá,
sabes eu acho que sou um pouco tímida mas...não deixo de dar uns Bons dias, ou Boas tardes, ou Boa noite, até pq sempre me exigiram isso.
Hj em dia podemos nos deparar com alguém que n nos responde da mesma forma...mas eu n ligo e cumprimento sempre!

BOA EDUCAÇÃO!
Fica bem.
Bj

Ju disse...

Eu por acaso acho que também não tenho por hábito cumprimentar, mas estou sempre a sorrir o que deixa logo à vontade as pessoas para falarem e não tenho problemas nenhuns em "meter conversa" com quem não conheço :)

Rosa dos Ventos disse...

Nalguns casos considero pura falta de educação!
Chego, acintosamente, a repetir mais alto a saudação quando não ouço qualquer resposta! :-))


Abraço

Fiona disse...

Ainda que exista por aí muita gente tímida e que possa sentir-se facilmente constrangida, o que é certo é que também anda por aí (infelizmente...) muita gente mal educada...

Ana FVP disse...

Insegurança, timidez ou falta de sensibilidade. Quando não são todas juntas!

Digo eu...

blog-raizes disse...

E pá. ainda bem que há no mundo pessoas extrovertidas como tú. Eu cá sou mais tímida q sei lá o quê. E as vezes a juntar a timidez ainda nos esbarramos em situações deveras constrangedoras...
mas Bom dia ainda sou capaz de falar nem q seja baixinho mais falo rsrsr
(Adorei as fotos de monção)
bjs
http://lifestyledebora.blogspot.com/

Montana disse...

Em certos casos é timidez.
Depois muitas vezes as pessoas cumprimentam e ficam sem resposta,olha todas as manhãs entro no mesmo supermercado,costumava dar os bons dias ás empregadas que são sem pre as mesmas, pois as meninas muitas vezes estavam nas suas conversas e nem respondiam, agora entro e não digo nada, se falarem comigo falo, senão olha não digo nada.
Enfim cada caso é um caso.

Unknown disse...

os primeiros contactos também me são difíceis, mas depois de quebrar o gelo não me calo :D :D
**

Ba disse...

Uma coisa é timidez outra má educação. Eu sou tímida, mas sou incapaz de de entrar numa sala e não cumprimentar ninguém.

Anónimo disse...

Acho que as pessoas já deixaram de falar umas com as outras, que se esqueceram do que é a simpatia e a solidariedade. Creio que é 'apenas' falta de hábito, estranheza...
Mas ainda bem que há abelhudas como nós :D para combater a corrente da indiferença!

Nicole disse...

Querida Turista, falando por mim, eu sou extremamente tímida, com a idade melhorei mas isso foi muitas vezes confundido com antipatia.
Beijinhos

Catarina disse...

Meter conversa com as crianças já não é visto com muito bons olhos hoje em dia! As crianças são advertidas a não falarem com estranhos, pelo menos por aqui! Até chega a ser um exagero. Muito raramente me dirijo a uma criança em lugares públicos.
Já estou habituada a silêncios e também já me perguntei se seria antipatia ou timidez que, com o tempo, resultam em hábito.

Anita disse...

eu sou muito timida, mas quando chego a algum sitio com pessoas a aguardar numa sala de espera digo cumprimento sempre as pessoas, a maior parte das vezes nao ouço nenhuma resposta, mas pronto, fiz a minha parte ;)
bj

Green disse...

Eu também sou de meter conversa e de dar os bons dias quando chego a um local assim, mas é verdade que há muita gente que não o faz.

C*inderela disse...

falo por mim, sou timida que se farta! dou saudação a quem conheço já a quem não conheço esboço um sorriso timido e fico na minha.

estrela disse...

Eu costumo sempre dizer bom dia, ou boa tarde mas tb me fico por aí mas é uma questão de timidez e por vezes penso que se meter conversa as pessoas vão pensar que sou chata ou até maluca por não as conhecer de lado nenhum..mas aprecio e gosto quando metem conversa e a conversa flui naturalmente é bastante agradável!

Ana disse...

Ontem tinha comentado. Terá ido para a caixa spam? Aconteceu tb em outros blogs não ver o meu comentário publicado.

Acho que ambas as razões são um motivo, para além de o povo estar cada vez mais triste e depressivo. A falta de auto-estima tb leva as pessoas a baixar a cabeça.
Mas, no fundo é falta de educação não dizer bom dia, obrigada, com licença, se faz favor. Acho que toda a gente conhece essas palavras e sabe em que circunstâncias devem ser aplicadas.

Beijinhos, querida Manuela :)

meninaluaprimavera disse...

manuela
por muito tímido que se seja a boa educação "cabe" em todo o lado. acho sempre que é antipatia...