quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dúvida...


Tenho uma dúvida!
E acho que algumas de vós com a vossa vasta experiência, me podem ajudar a esclarecer.
Eu entendo a blogosfera como um espaço de interacção, de aprendizagem, de troca de conceitos, de maneiras diversas de encarar a vida.
Ora ao fim de um ano e pouco de permanência nesta esfera, existem alguns (poucos) bloguers com quem nunca consegui ter uma troca de ideias, de comentários, de nada, apesar de ser uma leitora e comentadora assídua, dos mesmos.
O que fazem nesta situação? Deixam de seguir os ditos blogs? Simplesmente estão na vossa lista, mas não os lêem?
O que será mais correcto fazer?
Agradeço as vossas opiniões e os vossos testemunhos, amigos!

63 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

O meu blog tem quase 5 anos e ao longo deste período tenho perdido e ganhado "amigos" virtuais mas mantenho alguns desde o início.
Quanto ao que referes só deixei de visitar e de comentar, muito recentemente, um que tenho na minha lista de favoritos por não ter qualquer comentário da sua parte, durante meses e meses...
Deduzo que nada do que escrevo lhe interessa por isso cortei! Nem sequer abro a página!
Mas há outros que visito e comento esporadicamente, sem esperar reciprocidade, são os chamados "blogues de referência nacional"...

Abraço

teardrop disse...

Querida Manuela,
Normalmente continuo a seguir aqueles que gosto de ler, que me "dizem alguma coisa".
Beijinhos

Unknown disse...

Todos sabemos que há bloggers que simplesmente não comentam nem acredito que visitem outros blogues. Esperam sim que toda a gente vá aos seus blogues e comente, mas no fundo, julgo que se acham superiores para fazer o mesmo...enfim, não digo que deixe de os visitar, simplesmente deixo de os comentar...bj!

Joop Zand disse...

Lovely colors Manuela....
very nice photo.

Greetings and a hug, Joop

Flor de Jasmim disse...

Manuela querida
Eu é um pouco o inverso, tenho seguidores(as) que nunca comentei nos blogues deles(as), também não sigo, mas sou seguidora de alguns que por vezes não comento porque é preciso tempo e raramente tenho net durante o dia e á noite vou para a cama cedo com o meu "folha seca", pois ele levanta-se muito cedo. Bom mas aqueles que achas que não deves estar como seguidora deves apagar, afinal ainda somos livres de seguir ou comentar quem quizermos.
Beijinho muito grande

P.S. Que bom que gostaste da foto que te enviei por telemóvel.

Naná disse...

Acho que o te deves questionar é: gostas de ler o que essas pessoas escrevem no seu blog? Eu acho que por muito que a pessoa não "comunique" connosco, se gostamos do que escreve, porque não continuar a seguir?!
Já me aconteceu deixar de seguir um blog porque deixei de o achar interessante, e há muitos que não me seguem...
Recentemente vi nas estatísticas das visitas ao meu blog que a que mais me visita é alguém que eu sempre segui, onde sempre comentei, mas dela apenas recebi um ou dois comentários. Mas gostei de saber que aquilo que ela me dissera uma vez é verdade: que ela lê o que eu escrevo, apesar de praticamente nunca comentar!

MJ disse...

Manuela,
eu não sou grande comentadora. Leio uma porrade de blogs, que gosto e penso que nunca comentei.
E não quer dizer que não goste e não continuo a seguir.
E tenho outros tantos que comento e tambem sigo e que gosto muito.
Penso que não sou muito constante nisto dos comentários, mas leio sempre tudo, assim não me falte o tempo.
Beijinhos
PS. o teu jardim está lindo, lindo. Fotos lindas.

Agridoce disse...

Questão complicada, esta :)

Há muitos, muitos anos, quando comecei nestas andanças, e ainda no Livejournal, o "protocolo" era de adicionarmos quem nos adicionava, e vice-versa, e íamos comentando mutuamente.

Quando surgiu o boom dos blogues, isto mudou um bocadinho. Eu faço, quando me apetece, uma limpeza aos blogues que sigo. E também já perdi seguidores, por isso acredito que os outros façam o mesmo. Neste momento, o meu critério para seguir, ou não, um blogue, passa pela identificação que sinto em relação ao que é escrito/mostrado. Não tem necessariamente que ver com o facto de seguirem o meu blogue pois, em muitos casos, não seguem. E eu também tenho muitos seguidores, cujos blogues não sigo. Não os sigo só porque sim, sabes? Sigo se gosto, se me identifico, se me dá prazer ler. Porque, para mim, só faz sentido seguir um blogue que realmente de dá prazer visitar. Quando, por qualquer razão, isso deixa de acontecer, deixo de seguir esse blogue (daí as limpezas ocasionais).

Em relação aos comentários, há blogues que me canso de seguir por isso mesmo, porque os sigo durante muito tempo, vou comentando, vou dando opiniões, respondo às sugestões que pedem, e depois não há qualquer feedback do outro lado. Acho que isso aborrece qualquer pessoa ao fim de um tempo... Eu própria não respondo a todos os comentários do meu blogue, mas tento responder a alguns, aos que carecem de resposta, aos das pessoas com que mais me relaciono, pelo menos.

Acho que isto de escrever um blogue só tem piada se realmente houver um contacto entre quem escreve e quem lê... Senão escrevia um diário e lia jornais e livros. Mas isto sou eu :)

Formiguinha disse...

Olá Manuela!

Comigo passa-se o mesmo.:) Visito e comento muitos blogs que nunca me visitaram nem tão pouco comentaram. Alguns deixo de seguir mas outros continuo a seguir e a comentar porque gosto do conteúdo desses blogs. Já aconteceu visitar e comentar um blog "n" de vezes e só passado alguns meses é que a dona se lembrou de me visitar e agora faz-lo constantemente. Fiquei tão feliz! Por isso com os outros faço o mesmo e pode ser que um dia se lembrem de me visitar. Eu além de agradecer os comentários que me fazem ainda comento outros blogs que raramente comentam.:)
Outra coisa que faço é agradecer todos os novos seguidores coisa que muitos que eu sigo nem isso fazem.

Beijinhos da Formiguinha

estrela disse...

Acho que acontece a todos, eu estou à menos tempo e já vi que o que interessa é os seguidores depois abandonam os blogues...há blogues com mil e tal seguidores e sem 1 comentário! por isso eu gosto muito mais de ter comentários e faze-los, já desisti de alguns que não escrevem desde há meses, o resto ainda não observei bem mas já senti que há uns que eu vou lá e que não veêm cá mas ainda não decidi o que fazer!
Também há outra coisa que já ouvi de uma pessoa "antigamente o blog era tão divertido, agora é só falar de coisas que não me interessam" e pronto só se vê a pessoa a comentar qd o post é divertido ou picante de resto nem comenta!
segue o teu instinto e vais ver que vai ser uma decisão sábia!
bjs

apessoa disse...

Independentemente das opiniões acima, eu, uma notava nestas andanças, visito e comento sempre que o assunto me interessa, independentemente de o meu blog ser visitado e/ou comentado...
Também acho que existem blog's que escrevem para os outros, ao passo que outros escrevem por escrever ou para si mesmos

(mas agora só aqui para nós que ninguém nos ouve (lê)e depois de tanto carinho deixado (nesses blog's) às vezes uma retribuição não ficava nada mal, não senhor...)

Mas cada um sabe de si e cada um toma a atitude que quer

Entretanto a si quero deixar um beijinho de retribuição por todo o carinho que sempre demonstra :)

Poetic Girl disse...

Eu acho que quem permanece fiel ao nosso blogue nunca nos abandona, pode andar mais ausente mas mais dia menos dia volta. Agora realmente há pessoas que nunca comentaram o meu, mas desde que eu goste do que escrevem acho que isso não é facto para não regressar ao deles... beijocas

Anónimo disse...

Eu continuo a seguir aqueles que gosto e me dizem alguma coisa. Até porque entendo perfeitamente aqueles que não comentam o meu blogue, apesar de eu comentar o deles. Eu própria não consigo comentar todos os que leio, ficando apenas pela leitura. E isso não quer dizer que não goste ou que não nutra simpatia por quem escreve. O tempo é que não dá para mais. Muitas vezes, e já me aconteceu, não sei bem o que dizer e opto por não comentar.
Em suma, apesar de não haver troca de comentários, continuo a ler os que gosto. :)

Beijinhos

*******

Bomboca do Amor disse...

Eu leio uns quantos blogues mas simplesmente não os comento. Não me dá para aí. Sei que seria apenas mais uma a ler aquelas palavras e por isso mantenho-me no meu cantinho!
Beijinhos querida,
Bomboca do Amor.

Anónimo disse...

Bem, de facto há bloggers que têm um pouco a mania. E há os que se não têm, a ganham!
Por exemplo, em Agosto do ano passado iniciei-me no mundo dos blogues e ao mesmo tempo iniciaram-se outras duas bloggers. Falávamos muito, éramos leitoras assíduas umas das outras. Entretanto uma delas, que tinha um blogue de moda, começou a crescer exponencialmente em leitores e lá deve ter ganho orei na barriga porque nunca, nunca mais me dirigiu da palavra. A outra é daquelas que tratam os leitores como se caísse de amores por eles mas que no fundo ignora toda a gente. E essas duas, perderam-me como seguidora.

Depois há aqueles que eu sigo e que acho que só devem ter ar naquela cabecinha, mas por vezes até dizem algo de jeito e eu dou o braço a torcer e não deixo de ser seguidora, e compreendo também que não mantenham contacto com toda a gente quando recebem dezenas de comentários (apesar de que se quisessem, podiam...).

Há ainda aqueles que metem nojo, são arrogantes e tratam mal as pessoas, e eu não consigo seguir porque me sobe a mostarda ao nariz de cada vez que os leio e apetece-me barafustar mas o resultado seria ser ignorada ou ridicularizada.

Enfim, na blogosfera...como na vida real!

Anónimo disse...

Questão difícil, querida Manuela.
Como sabes, tenho uma barra lateral de blogues favoritos e não me estendo muito para além destes. A razão é a falta de tempo e o feedback que não obtinha por parte de alguns. Não me refiro à reciprocidade das visitas, mas às respostas, a esse intercâmbio nos comentários.
Hoje, para além dos blogues da velha guarda, como lhes chamo, os que me acompanham há 5 anos e que também não respondem (há outros contactos para o fazerem), os que mais gosto são os que interagem.
De vez em quando aparece um bloguer novo a visitar-nos. Por vezes retribuo a visita, outras só o faço dali a uns tempos, quando me tocaram por algum motivo.
O tempo é tão curto que tem mesmo que haver essa selecção.
Um gde beijinho, querida.

(há blogues que lia, pelo seu conteúdo, mas a sobranceria dos autores fez-me afastar.Esse é o meu principal critério:))

Anónimo disse...

Querida Manuela... Uma questão que também eu já coloquei =)
Há blogues que eu sigo e que visito sempre que posso mas nem sequer os comento... São essencialmente blogues de artesanato!...
Agora os outros comento sempre que o que escrevem me diz alguma coisa... E o essencial é responder no meu a quem lá passa, ás vezes tenho pessoas a comentarem que nem têm blogue ou simplesmente eu não lhes sigo o blogue... Mas ali no meu nunca ficam sem resposta =)

E só passo por onde gosto =)

Beijinhos ;P

Unknown disse...

Postei algo assim hoje no meu blog.
Sobre os seguidores e visitas diarias
Eu tb acompanho alguns e esses nunca entraram no meu blog, mas não é por isso que nao deixo de os seguir.
Quem quiser me seguir esta a vontade, quem fgosta do que eu escrevo e quer comentar também esta a vontade, mas tens razão dá vintade de deixar de seguir.
Mas eu não ligo a isso, eu continua nos seguidores numero 34 e não saio dali, mas tambem não me ralo, sabes porque? porque as pessoas que me seguem diariamente chegam, são as pessoas mais sinceras e fieis ao meu blog.

Mas fezes bem em falar... eu tb falei, porque vejo muitas que se orgulham de ter imensas visitas e muitos seguidores... e isso para mim não é nada. o que conta é o nosso cantinho, o que falamos que vai dentro da nossa alma...

bjs

Fio Norte disse...

Segui apenas se gostar...Não para fazer favores:)

Fio Norte disse...

PS-Uma beijoka

Pólo Norte disse...

Olha, beijinhos para ti, só por causa das tosses.

(Que eu sou daquelas que lê sempre e nunca comenta porque sou preguiçosa como camandro)

Green disse...

Esses casos acontecem muito frequentemente, eu se gostar do blogue em questão, mesmo que a pessoa não me comente ou não responda aos meus comentários, continuo a ler e a comentar.

Lux disse...

Querida, tenho com a grande maioria dos blogs que sigo uma relação de intercomunicação... Caso contrário não faria sentido.
No entanto, há blogs que gosto e sigo e nunca falei com a pessoa...
Mas no geral, se sigo um blog que depois não me responde mesmo eu comentando os seus posts, obviamente que com o tempo vou perdendo o interesse e deixo de seguir.

xoxo
Lux

Rosa dos Ventos disse...

Esqueci-me de referir que visito e comento blogues que não tenho na lista de favoritos, chego a eles através dos que já tenho!
Só não comento quando não tenho tempo ou quando o tema não me diz grande coisa, o que é difícil uma vez que encontro sempre algo de interessante que me leva a um comentário...
Quando surge um novo visitante vou até lá, agradeço a visita e passo a segui-lo se estiver dentro dos meus parâmetros!

Lux disse...

E ainda existem aqueles blogs que seguia, até achava interessantes, mas de um momento para o outro deixei de me identificar com os posts e esses pura e simplesmente deixo de seguir.

xoxo
Lux

Ana disse...

Olá! Eu acho que depende. Eu tenho alguns blogues que gosto de seguir em que quem os escreve nunca responde a nenhum comentário. Mas mesmo assim gosto de lá ir. Depois tem dias em que me apetece e comento muito, tem outros em que apenas visito e não faço comentários. Sem duvida que é bastante mais agradavel se tiveres alguma interação mas para mim não é motivo para deixar de seguir, só se por algum motivo deixar de me interessar.
Beijinho e obrigada pela tua visita.

Luh disse...

Olá! Também já me aconteceu... E devo dizer que não gosto mesmo nada quando isso acontece...Por isso muitas vezes deixo de me interessar em comentar e tentar estabelecer contacto... Não deixo de seguir pois muitas vezes interesso-me pelo conteúdo dos blogues e continuo a lê-los.
Espero ter ajudado.
Beijinhos

Não Matem a Cotovia disse...

Se gosto de ler um blogue, nunca deixo de o visitar ou seguir, só porque não respondem aos meus comentários, ou não visitam o meu blogue.
Não tenho um blogue porque quero ter muitos leitores, tenho um blogue simplesmente porque às vezes gosto de escrever. Tento responder a todas as pessoas que comentam, apesar de nem sempre ser capaz, seja porque tenho muito trabalho, ou porque me esqueço. Tento visitar todos os blogues das pessoas que comentam no meu e os blogues de que gosto mais, mas nem sempre é possível. São muitos (eu acho que sim, por isso imagino os blogues que têm centenas de seguidores como este) e torna-se impossível fazê-lo e conciliar trabalho e a vida pessoal.
Não sou seguidora de todos os meus seguidores (os poucos mas bons), simplesmente porque não sou obrigada a gostar do que escrevem e tento limitar as minhas listas ao que gosto, precisamente para poupar no tempo.
Não importa que não me liguem. Eu gosto muito de certos blogues e aprendo sempre com o que escrevem. Outros nem por isso, mas leio na mesma.
Seria bom criar uma grande rede de troca de ideias e mensagens, como diz? Sim, mas isso são coisas que implicam muito tempo.
bjs

Ba disse...

Obrigada Manuela. Foste muito querida. Bjs

Se puderes divulgar agradeço-te.

Susana disse...

Isso acontece-me imenso, mas não me importo e continuo a lê-los enquanto forem uma inspiração, apenas deixo de ter paciência para os comentar :)

Anónimo disse...

(E depois há os blogues que nem caixa de comentários têm e que dão tanto prazer:))

Autora de Sonhos disse...

Minha querida...leio e comento quem quero. Sabes...ainda podemos mandar no que nos diz algo, certo? sabes como sou...sem espinhas.
Agora atreve-te a não me visitar e comentar...vou ficar muito pobre...

Crenteoptimista disse...

Há blogs que leio e comento sem feed-back... Mas acabam por ser os que visito menos. Outros apenas visito para proporcionar-me umas quantas gargalhadas, tipo o "não compreendo as mulheres" :)

Mas não sei se isto te ajuda...

Caminhante disse...

Olá Manuela, sou nova no mundo da blogosfera mas ontem quando fiz o meu post sobre dar e receber pensei nesse assunto: quando nós escrevemos um post esperamos que alguém o veja e se essa pessoa se tornar seguidora e comentar é a "cereja em cima do bolo". Dá-nos motivação para continuar, é o que recebemos em troca do que damos. Eu, por exemplo, sempre segui blogues, não oficialmente, e nunca comentei. Não tinha coragem de o fazer. Mas agora como tenho um blogue, gosto de dar uma palavra carinhosa a todos os que me seguem e comentem. Está na consciência de cada um retribuir ou não.
Beijinhos

Myself disse...

Se o blogue me interessar continuo a seguir, mas quando não há interacção, começa por haver algum desinteresse em fazer comentários, não há um código de conduta infelizmente!!
Bjs

Malena disse...

Vou comentando nos blogues de que gosto.Claro que respondo mais a quem me comenta de volta! :)

Ana disse...

Eu comento os blogues que sigo, alguns mais vezes do que outros e comento mais quem me comenta. Há outros que gosto de lá ir todos os dias e nem sempre comento.
Quando um blogue tem muitos seguidores e muitos comentadores compreendo que seja dificil retribuírem a todos,
beijos e bom dia da amizade:)

flor disse...

Manuela, ando nisto dos blogues há pouco mais de um ano e já sigo enúmeros blogs que nunca comentei, uns até pelo simples facto de não serem Portugueses. Há muitos que sigo e comento e dos quais nunca obtive qualquer feedback nem no meu nem nos próprios. Penso que por vezes nem tudo o que dizemos, tem necessáriamente que ter uma resposta e penso também que há blogues que têm tantos comentários que a autora não teria mãos a medir, se optasse por responder um a um. Há blogues que deixo de seguir, porque deixam de me interessar e uma única vez deixei de seguir um blogue precisamente pelo facto de não me ter respondido a uma pergunta directa. tirando isso não imponho regras nem aos outros nem a mim própria. Há post's que gosto de ler e com os quais até me posso identificar mas nem sempre digo algo, só mesmo quando acho relevante. Mas se calhar sou um pouco fria nestas coisas :) Beijo

Julie D´aiglemont disse...

Acho que todos preferimos a reciprocidade, mas consigo conviver com bloggers que me ignoram. Acho que só retirei um blog da minha barra lateral, porque sempre que eu comentava (com coisas completamente inocentes), o fulano era muito agressivo nas respostas. Provavelmente não gostava do meu blog...
Beijinhos.

Marta disse...

se os le assiduamente e se os acha interessantes porque nao os continuar a seguir se gosta? comentar nao significa nada.
beijinhos

Tite disse...

Então cá vou deixar a minha opinião porque pediste.

Pessoas que nos visitam e deixam marca para nos ligarmos a eles há muitos, tal como no facebook - só para fazer número.

Pessoas que nos visitam assíduamente e comentam é porque de algum modo se identificam e desse modo retribuimos.

Porém, erm algumas fases da nossa vida não estamos muito sensibilizados para entrar e sair pois a disposição não é boa e podemos transmitir isso nos nossos comentários. Voltamos mais tarde quando já estamos melhores e somos melhor companhia.

Este é o meu comportamento.

Beijos em dia dos amigos

Nokas disse...

Ninguém é obrigado a segui-me e a comentar só porque eu o faço...se gosto do blog, sigo e comento...Pronto :)

Mie disse...

Ha muita gente que vai ao meu blog e nao comenta, vejo isso pelo numero de visitas em comparacao com o numero de comentarios que fazem.
Sinceramente muitos nem sei quem sao e nao me incomoda, se nao va e porque gostam de ler ou entao por mera curiosidade.
Na barra lateral tenho apenas blogs que visito.
Alguns ja nao escrevem ha algum tempo mas nao os retiro porque podem surgir e se for esse o caso posso continuar a acompanha-los.

E? disse...

Olá Manuela,
Eu acho uma falta de respeito quando faço uma pergunta directa ou quando dou uma ajuda que foi pedida pelo autor do blog e ele não diz absolutamente nada. Posso fazê-lo 2 ou 3 vezes, mas não faço mais.
Relativamente aos comentários mais "normais", percebo que nem sempre dê para responder, mas às vezes acho interessante reparar que, no meio de muitos comentários e nenhuma resposta do autor do blog, se alguém escrever alguma provocação tem logo resposta! Isso pelo menos faz-me saber que a pessoa realmente lê os comentários, senão eu nem saberia ;)
Se temos tempo para ter um blog público em que fazemos questão de ter seguidores e comentários, não fará sentido "perder" também um bocadinho de tempo a dar feedback??!

[de qualquer forma, muitas vezes acho que pode ser propositado, já que pode criar um certo distanciamento e um certo estatuto de quase-ídolo, o que - incrivelmente - aproxima muita gente]

beijinhos

Anónimo disse...

Minha querida Manuela, foi mesmo uma boa pergunta! Também já me tinha questionado sobre o mesmo e gostei muito deste espaço de partilha.
Agora ando na fase de pensar se vale a pena continuar a escrever, porque raros são os comentários que recebo...

Philippa Style disse...

Pessoalmente, há blogues (por exemplo o seu) que gosto de ler por causa da sua essência e conteúdo. Tenho plena noção que não sou a maior comentadora oficial, mas já leitora... =)

Beijinhos

mfc disse...

Tenho de tudo...
Tenho muitos que comento de que não tenho qualquer feed back, mas a regra é a interacção!
Beijos

Graça Sampaio disse...

Ando nisto há pouco mais de um ano mas nada te posso "ensinar" porque tenho muito menos seguidores que tu e tenho tão poucos comentadores! Hélas! What can I do?...Não devo ser muito interessante, mas também não tenho muito tempo para andar por muitos blogs a fazer "amigos"...

Sílvia disse...

Tenho de tudo, alguns que comento e comentam o meu blog, mas passa-se muito mais o contrário, eu visitar imensos blogs que comento e nunca tenho feedback.
Só deixo de seguir algum quando perco o interesse no blog, e nunca por não comentarem o meu ou não responderam aos comentários. Se gostar continuo a passar lá e a comentar sempre que acho que o devo fazer.


beijinhos*

O meu pensamento viaja disse...

Querida Manuela, é humanamente impossível visitar, diariamente todos os blogs, porque, pura e simplesmente, não tenho tempo.
Mas faço absoluta questão de responder a todos os comentários e, além disso, ciclicamente, vou visitando os blogs que sigo e me seguem.
Acho que nunca deixei de retribuir uma visita e, nalguns casos, contacto com essas pessoas diarimente.
Expressamente, nunca ignorei um seguidor.
É apenas o meu testemunho, que vale o que vale.
Um beijo,
Nina

Ana disse...

Olá Manuela :)

Apesar de já lhe terem apresentado tantas teorias para a ajudar a reflectir, acho que não são suficientes, por isso vou deixar a minha, também ;)

Eu não sigo todos os blogues que me seguem, porque alguns não estão disponíveis no perfil, ou seja, tenho seguidores, que não sei se são bloguers, ou se têm outro tipo de conta google, por isso, não os conheço, e a maioria desses seguidores desconhecidos, nunca comentou, são uma incógnita para mim.

Em relação aos seguidores, ou não, do meu blogue, que comentam, recebem sempre uma resposta, nem que seja um obrigada.

Por norma, dou as boas-vindas a todos os seguidores quando comentam a primeira vez. Pois o blogue só faz sentido se tiver leitores. Se não os tiver, não vale a pena escrever. Se eles comentarem merecem uma resposta da minha parte. Nem sempre é imediata, pois às vezes tenho a oportunidade de espreitar o meu blog só por uns minutos, e publico os comentários, mas não posso responder. Às vezes respondo com um dia de atraso, e já com a consciência pesada, não porque sinto a obrigação, mas porque sou educada e humilde, modéstia à parte.

Quanto aos blogues que sigo, visito e comento quase diariamente, que nunca me visitaram ou comentaram, continuo a seguir. Mas, dentro desses, há os que para além disso, nunca me responderam, e isso, considero mesmo falta de respeito. Tenho as mesmas dúvidas que a Manuela.

Houve apenas um blogue que seguia e comentava quase diariamente, que nunca me respondeu. Mas a razão pela qual deixei de o seguir, foi pela arrogância da autora, uma pessoa frustrada, que parece apenas encontrar prazer nas compras que exibe. Além disso, dos vários posts que faz por dia, está sempre a apontar o dedo a alguém. Se pudesse, mudava o nome do blog para "Eu é que sei, eu é que tenho bom gosto". Aliás, fui enganada pelo nome do blog que induz em erro, quem lá chega pela primeira vez.
Já me sentia mal de ver aqueles titulos às vezes ofensivos, na minha barra lateral, e cortei o mal pela raiz.

Há um outro que possivelmente deixarei de seguir, pois visito e comento quase diariamente, e não tenho nenhum feedback. Mas a razão é outra: por 2 vezes escreveu palavrões nos titulos, e eu não gosto de os ver no meu blog, mesmo que tenham sido escritos por outras pessoas. Neste caso, vou dar mais algum tempo e verificar se não passa de uma situação pontual.

Desculpa o abuso, por ser tão extensa. Venho aqui frequentemente, e comento pouco, mas hoje, exagerei, para compensar :))

Beijinhos

Agri Doce disse...

Eu não sou seguidora de nenhum blogue, mas vou constantemente ver uma lista de blogues que tenho selecionados.Prefiro assim, porque sinto que, quando não os posso visitar, não estou a "falhar"...

Turista disse...

Minhas amigas e meus amigos, agradeço a todas/os os vossos testemunhos, na primeira pessoa. Li atentamente cada um deles e fizeram-me reflectir. Efectivamente existem meia dúzia de blogs que apesar de nunca ter tido feedback, vou continuar a seguir. Efectivamente existem meia dúzia de blogs que vou deixar de seguir, porque o seu conteúdo aliado à falta de interacção, não me interessam, agora.
Hoje é o tal dia que seria quase impossível, responder a todos individualmente aqui, devido ao grande número de comentários. Mas podem ter uma certeza: todos os bloguers que deixaram aqui o seu comentário, terão uma visita, minha. Não porque é obrigatório, mas porque assim entendo que deve ser, porque só assim me sentirei bem comigo própria, nesta grande esfera que representa a vida real!

Beijinhos e muito obrigada/o, minhas queridas e meus queridos.

Dudu disse...

Eu não sigo critério nenhum em particular, existem blogs que visito diariamente e não sou seguidora e há aqueles em que sou seguidora mas nem sempre comento depende do meu estado de espírito e tempo, beijinhos

Marina disse...

Acho que só há um blog a que me acontece isso, leio, comento se me achar oportuno ou se assim entender, continuo a seguir porque é mais fácil de acompanhar, mas enfim, não são propriamente pessoas com quem possa dizer que mantenho contacto. Aprendo algumas coisas, sim!

Raquel Coelho disse...

É uma questão complicada. Mas, independentemente se me comentam ou não, sempre que posso passo pelos blogues que gosto de ler. Por vezes, não tanto como gostaria, pois a minha vida profissional, deixa-me pouco tempo para o fazer. No entanto, sei que a minha falta de disponibilidade para visitar outros blogues, faz com que perca alguns seguidores.

Mil pétalas...

Mariana disse...

Normalmente deixo sempre opinião naqueles posts com os quais me identifico:) faz parte deste mundo da blogosfera partilhar opiniões:) quanto ao deixar de seguir blogs, são poucos os que deixei de seguir, mas sou bastante assídua àqueles de que gosto muito!:) Bjs*

Pepita disse...

Olá Manuela,

Eu sou uma das pessoas que leio e quase nunca comento. Não porque não me apeteça, ou porque queira fazer birrinhas porque não me comentam. Nada disso. Ou durmo- que bem preciso e já o devia estar a fazer- ou ando de blogue em blogue a comentar. O tempo é tão escasso...

O blogger tem uma destas coisas -Os Seguidores-que permite aos autores dos blogues andar em pé de guerra uns com os outros. A competição faz parte do ser humano, e os blogues não são excepção. Cheguei a "conhecer" pessoas a quem eram respondidos os comentários e por não gostarem das respostas-perfeitamente aceitáveis, adianto eu - se revoltavam e deixavam de seguir. Adianto que também há muita gente que segue outros blogues, para ser seguido, para chamar a atenção; é uma espécie de engodo.
Sou franca; quando gosto de ler um blogue, não vou deixar de o fazer só porque não comenta o meu.

Depois de me começar a aperceber que os bloggers usavam algumas artimanhas pouco éticas- segundo a minha perspectiva - tomei duas atitudes. A primeira é seguir anonimamente.Mantenho uma conmta no google que mo permite fazer. Há essa opção nos Seguidores, é só pôr lá o visto no quadradinho. Outra foi não aceitar selos nem desafios, salvaguardando um ou outro que eu achava que se enquadrava naquilo que era o meu registo.
A publicidade que faço aos outros blogues é mantê-los na minha barra lateral.São os que eu acho que, por razões de preferência e não essencialmente só ligada à escrita me fazem tê-los ali.

(continua.atingi o max de caracteres)

Pepita disse...

Há blogues que mantenho lá por uma relação afectiva. Uma ou outra situação que me fazem não desligar daquele autor. Não se trata dee coscuvilhice. Sou muito pegada de quem gosto realmente e que tive o prazer de "conversar" para lá do blogue. Há blogues que já tiveram um fim, e eu mantenho-os lá por uma questão de afectividade.

Sabes, senti uma mudança mais radical quando passei do Blogger para o Sapo. As visitas não são da mesma ordem de grandeza- nem nada parecido- agora no Sapo.foi como se chegasse agora à blogosfera, quando na realidade o Queque já existe há quase três anos (falta pouco). A maioria dos seguidores que eu tinha no blogger não me lêem no Sapo. Então, foram Seguidores de quê?

Agora não tenho esse modelo de Seguidores no Sapo, mas se as pessoas querem continuar a acompanhar acrescentem na barra lateral. Eu tive o cuidado de transportar os blogues que interessavam para a nova plataforma. Perdi alguns por azelhice, já que tem de ser feito tudo à mão
coloquei-os lá porque me interessam.

Há muitas razões para as pessoas não comentarem, a minha é a falta de disponibilidade. Muitas vezes, não há nada a comentar, porque não tenho uma opinião formada ou não percebo nada do assunto.
Eu, que escrevia assiduamente, deixei de o fazer- já cheguei a ter 3 blogues em simultâneo- por falta de disponibilidade e disposição.

Por último, tenho a acrescentar agora que estou no Sapo noto mais, muitos dos autores residentes no Blogspot não deixam comentar fora do Universo Google-infelizmente. (Uma nota à Mie, que vi que comentou acima: Não consigo comentar no teu blogue via Sapo, já tentei e desisti porque depois de escrever o comentário perco-o por não me deixar autenticar como residente Sapo.Perco também a paciência

Como vês, há muitos motivos para desistir ou continuar a comentar/seguir blogues. Tu é que tens de decidir o porquê de seguires ou comentares. Continuo a a achar má política seguir só porque nos seguem, comentar só porque nos comentam. Deves faze-lo de uma forma voluntariosa sem esperar nada en troca. Quando oferecemos um presente estamos à espera que nos ofereçam um de volta? Eu não. Talvez por isso não tenha andado a mandar convites para a ida ao meu blogue na nova plataforma. Quem seguiu o aviso, foi porque quis. Quem não seguiu não estava interessado em continuar a ler.

O que interessa, quanto a mim, é dar sem esperar receber. E isto aplica-se a tudo na vida, até na blogosfera.

desculpa ter-me alongado; é o pagamento por todos os comentários que te devo ;)

És uma das minhas bloggers preferidas mais queridas. Uma das que está na minha lista pelas leituras que proporcionas e pela afectividade que me une a ti.

Beijinho grande

Anónimo disse...

Nota: Tive de dividir em dois por ter excedido o número de caracteres.
Parece que a primeira parte "foi à vida " e já não deve ser possível recuperar.

Lamento se algo do que escrevi não fizer muito sentido, mas deve-se ao facto de ter partido o comentário inicial em dois.

beijinho

Pepita disse...

Depois de 3 comentários, em que nenhum deles ficou como deve ser: um que não aprece, outro que deixa de fazer sentido sem a primeira parte, e um terceiro que apareço como anónimo, faz-me recordar porque me mudei.

Isto hoje foi mesmo uma "barrigada" de comentários.

Beijinho Manuela

Dorushka disse...

Manuela, não sei se aquilo que vou dizer já foi dito por outro comentador, pois não li todos os comentários, por isso peço desculpa se o meu comentário for apenas mais do mesmo.
Eu nuca sigo um blog só porque o seu autor me segue; eu sigo um blog se este me interessar. Nessa perspectiva, tenho seguidores que não sigo, embora já os tenha visitado mas os seus blogs simplesmente não me cativaram, e outros dos quais sou leitora assídua porque me identifico com o que escrevem. Já deixei de seguir muitos blogs porque perdi o interesse nos mesmos, já voltei a seguir blogs que tinha "abandonado" porque tive curiosidade de lá voltar e despertaram-me o interesse de novo.
Em relação aos comentários, eu tento sempre responder a quem me comenta, como já deve ter reparado, e gosto que façam o mesmo comigo. No entanto, compreendo que nem todos os bloggers consigam responder personalizadamente a todos os comentários que recebem. Uma coisa é responder a 2 ou 3 pessoas, mas quando são dezenas ou centenas... não me parece que haja tempo ou sequer paciência. (A Manuela é uma excepção!!! Mas a continuar a receber tantos comentários, não sei se vai conseguir manter o ritmo de resposta!) Já deixei de seguir um blog porque deixei 2 ou 3 comentários a fazer uma pergunta directa e nunca recebi resposta e isso chateou-me. Até porque era um blog com poucos comentários em cada post, pelo que não acredito que fosse uma questão de falta de tempo, para mim, foi mesmo uma questão de falta de vontade e eu também perdi a vontade de o ler. De resto, leio porque quero e não me preocupo minimamente se respondem aos meus comentários e/ou se me visitam e comentam. Mas é claro que fico muito satisfeita se o fazem.
Beijinhos

AvoGi disse...

MANELA
é a blogo é assim mesmo há blogues que nem valem a nossas palavras pois sao blogues feitos para desabafo de quem escreve e não para interagir com os outros, embora tenha a caixa de comentários aberta .
kis .=)