"O Museu Arte Nova, recentemente inaugurado em Aveiro, alberga um espaço de animação multifacetado: durante o dia, faz justiça ao seu nome, Casa de Chá Museu Arte Nova; à noite, transforma-se num bar repleto de vida.
(fotografia de Adriano Miranda)
É certo que, à primeira vista, os clientes menos conhecedores da cidade até poderão pensar que se trata de um bar igual a tantos outros mas a beleza arquitectónica do edifício rapidamente desfaz as dúvidas. "Os turistas fazem sempre perguntas sobre o edifício e nós explicamos que é um museu", relata Gonçalo Abrantes, um dos proprietários do espaço, juntamente com Hamilton Abrantes e Ricardo Almeida Martins.
O imóvel, considerado um dos mais belos exemplares de Arte Nova de Aveiro - uma antiga habitação familiar atribuída aos arquitectos Silva Rocha e Ernesto Korrodi - não passa despercebido, tornando quase inevitável a entrada pela sala de chá adentro. Nesta parte interior do bar, o visitante é confrontado com uma verdadeira viagem no tempo, até às últimas décadas do século XIX - a decoração Belle Époque honra a história do edifício plantado em frente ao canal Central da ria. A pianola encostada à parede lateral deixa no ar a promessa de que este será também um espaço para recitais de música, sempre ao sabor de um chá...
A Casa de Chá estende-se também para fora de portas, mais concretamente para o pátio da antiga habitação, agora devidamente apetrechado com puffs, almofadas e pequenas mantas polares - para os menos habituados ao fresco da noite aveirense. Neste espaço, que está virado para o centro de animação nocturna de eleição da cidade, a Praça do Peixe, o grande atractivo parece ser, surpreenda-se, a caipirinha...
Seja ao sabor de caipirinhas ou de chá, é ponto assente que neste bar a música não toca em altos berros. "A nossa aposta passa por ter sempre uma sonoridade com ritmo, mas que permita as conversas entre os clientes", asseguram os responsáveis. Em breve, será iniciado um programa de música ao vivo - o jazz e a bossa nova prometem ter prioridade na agenda - e outras iniciativas culturais...
Fica apenas um aviso: fora do horário de funcionamento do museu, a entrada é feita unicamente pelo pátio - ou seja, do lado Praça do Peixe.
Poesia e chá - Dia 14 de Abril decorre um evento de poesia que contará com a participação de Alberto Serra."
17 comentários:
Querida Manuela, este blog é um autêntico guia cultural. Love it!
adoro museus
O que eu adoro casas de chá... pena ficar-me fora de mão. Mas pode ser que um dia que passe por lá, faça uma visita!
mais uma óptima dica!
Só agora é que vi o teu novo layout! Está espetacular! :D
Tenho que ir cuscar aquilo, estou pertinho.
Gracias.
Besitos
Pois eu discordo em absoluto. Acho que o conceito poderia ter sido excelente e na verdade ficou péssimo. A casa de chá está um maravilhosa, é facto, mas a música está MESMO aos altos berros na zona exterior. Experimentem passar por lá numa 6ª uo sábado à noite e logo me dirão.
Sei do que falo, sou moradora naquela zona.
Que saudades de Aveiro! :-))
E das fotos que tinha de lá...
Abraço
excelente partilha :)
Fica a vontade de uma próxima visita!
Beijinhos.
Manuela querida
Estive em Aveiro á pouco tempo!
Amiga tenho um casal amigo que costuma frequentar a casa de chá, mas diz que a música em certas alturas é insoportável.
Sabes sábado fui ao casino da figueira da Foz assistir ao espectaculo do Pedro Barroso, onde ele declamou um poema de um jovem poeta de Braga que estava presente, onde falaram que a casa cultural de Braga não tem sido muito bem aproveitada por artistas portugueses.
Beijinho e uma flor
Bem onde á caipirinha , tenho que ir :-)
Bem, parece-me um sitio muito interessante :D
Beijinho*
É tão bom quando falam da nossa cidade! Obrigado! ;)
Já o visitei e já fui lanchar a casa de chá! Adorei! É tudo maravilhoso!
Olá Turistaaaaa!
Bem,
ADORO a ARTE NOVA (minha favorita) como sabes, depois ADORO casas de chás!
Aveiro é muito agradável mas...é longe!
Contudo, muito boa ideia, juntar ambientes!
: )
Bjs
Fica bem
Olha que dica tão jeitosa. Eu todos os anos vou laurear para Aveiro, este ano já sei onde parar.
Gostei da ideia...bj*
Enviar um comentário