terça-feira, 1 de novembro de 2011

Porto e Guimarães, no top 10!


"A Lonely Planet elegeu Guimarães, próxima Capital Europeia da Cultura, como um dos destinos top 10 para 2012, num "ranking" de cidades liderado por Londres, enquanto o Porto entra no top 10 das cidades "best value", as que oferecem uma atraente relação qualidade-custo.

A "eleição" integra o top 10 de destinos urbanos, incluído na edição do próximo ano do marcante guia "Best in Travel" da editora britânica Lonely Planeta (LP) – hoje em dia controlada pela BBC. Guimarães surge no 6.º posto do “top das dez cidades para 2012” - liderado por Londres – e é definida como sendo “impressionantemente bonita” (ou mesmo de “cortar a respiração”). O Porto é n.º 4 no top das cidades "best value", por ser não só "adorável" como ser um "bom negócio".

Guimarães é reconhecida pela sua presença na lista do Património Mundial da UNESCO, “porém, não atrai muitos visitantes estrangeiros”. Entre os destaques da justificação da entrada de Guimarães no top, referem-se o centro histórico de um “sedutor emaranhado medieval”, edifícios, mansões e palácios ou o castelo. E, claro, “agora é o momento para visitar” a cidade, referem, já que é a Capital Europeia da Cultura 2012 – título que partilha com Maribor (Eslovénia). Até porque, muito graças a “uma significativa população jovem”, detém já uma “impressionante cena cultural” e será um “ponto central da iniciativa artística ao longo do ano”, com “artistas criativos” de Portugal e Europa a mostrarem o seu trabalho.

O Porto, "a cidade que colocou o 'Port' em Portugal", dizem, "assim como o vinho do Porto no seu copo", é um "bom negócio", graças às ligações aéreas de baixo custo. É descrita como uma "cidade adorável", onde se pode dormir por 25 euros em alojamentos "recheados de antiguidades" e vista para o rio. E, sem gastar muito, passear em comboio histórico, ir à praia (referem Afurada), fazer um cruzeiro ou ficar em casas centenárias. A Ribeira merece especial referência pelas "dezenas de casas que oferecem provas de vinhos e tours baratas"."

Podem ler mais, aqui!


Tens razão, minha querida Verniz Escarlate! Aqui está uma paisagem, da tua bela cidade!

30 comentários:

verniz escarlate disse...

é um orgulho... é a MINHA cidade.
;)
Turista quero uma foto de Guimarães no post... vá!
beijinho

Joop Zand disse...

Very good picture Manuela..... i hope that i can visit Portugal once.

greetings, Joop

mfc disse...

Dois destaques merecidíssimos!
Para muitos (que não eu) Guimarães ainda é uma eterna desconhecida!
beijinhos

Anónimo disse...

Mal conheço Guimarães, mas pela História nutro por esta cidade um carinho especial. Pela Invicta, muito mais do que especial.:)
bji

Miss Star Pink disse...

Adoro Guimarães, a cidade é fantástica! Já o Porto, pronto... não me vou pronunciar caso contrário corro sérios riscos de ser apedrejada. A sério q embirro com a cidade.
É uma pena a Veneza Portuguesa não estar na tabela. A sério que para mim é uma das cidades mais belas do planeta Terra.
Não poderia deixar de dizer que a posição da cidade de Londres tb é merecida. Adoro a cidade!

P.S. E por falar em Londres, na próxima semana vais ter uma surpresa. ;)

Beijocas

Pretty in Pink disse...

Adoro adoro o Norte! ainda não tive oportunidade de ir até Guimarães mas adora, parece ser uma cidade lindaa!

Beijinho*

Ba disse...

Fiquei vaidosa pela notícia. Por serem duas Cidades do Norte, e por ser a minha Cidade. Guimarães é lindo!!! Têm mesmo que conhecer!

Marina disse...

Desconhecia esta noticia, mas é sempre bom saber estas coisas! :D

Fernanda disse...

Pena é que as rivalidades existentes entre os portugueses não permitam reconhecer aquilo que os estrangeiros pensam acerca das nossas cidades (mais grave ainda quando essas rivalidades partem de "clubices futebolísticas). Portugal é um país muito bonito, com cidades que não ficam a dever nada, por exemplo a Londres. E sim! O Porto é muuuuito bonito. Tem alma!

Rui disse...

Sempre, em todas as ocasiões que o proporcionavam, eu dizia isso ! Não compreendia como o Turismo "funcionava" todo na direcção do sul quando temos um norte absolutamente maravilhoso !
Estranho é, que sendo Portugal (continental) um país com 600 km de praia, estando as pessoas mais distantes "praticamente" junto ao mar se tivermos em conta todos os grandes países da Europa, os portugueses ainda achem necessário passar as férias na praia !
Acho desnecessário e uma "perda de férias", quando temos tanta coisa e tão bela para ver no Norte !
Isto (a mania da praia) não se passa na Europa !
.

Ana FVP disse...

Foi cá que me deram essa notícia! Já anda na boca do mundo.

Palco do tempo disse...

duas cidades lindíssimas :)

Flor de Jasmim disse...

Manuela
Estas duas cidades são muito bonitas.
Sabes hoje não sei mas antigamente em Guimarães fabricavam-se canivetes (navalhas) e meu pai dizia-me quando eu era garota que não podia ir a Guimarâes porque ficava lá para fazerem canivetes, referia-se a eu ser muito magra e que minhas pernitas eram boas para os cabos dos canivetes.
Beijinho

Urban Cat disse...

Não conheço bem o Porto mas conheço Guimarães ;) Acho que o Norte do nosso País é belíssimo.

AvoGi disse...

Conheço as duas cidades qualquer uma é merecedora de destaque. ambas têm o que para mim é uma paixão: o rio. sou uma perdida apaixonada por rios e claro Londres a terra onde poderia viver se quisesse..bem que a minha mãe me tentou convencer, mas não. Obstinada sou.
kis :=)
AMiga MANELA vês o que aprendes comigo( refiro-me àquela palavra)
kis :=)

AvoGi disse...

AMIGA MANELA

nao sei se foste ao MEU RURAL lá tem fotos captadas por mim do PORTO: já te disse que é a minha paixão?
De quando estive aí perto de ti
kis :=)

Sílvia disse...

Fico tão contente de morar aqui ao ladinho de guimarães :) Adoroooo a cidade :)

Graça Sampaio disse...

Não nos fazem favor nenhum! São cidades lindíssimas! Guimarães está um espanto! Eu, que conheci Guimarães mesmo no início dos anos 60 - vivia lá uma irmã da minha avó espanhola e íamos lá amiúde - quando lá voltei este ano já por duas vezes, digo que não tem nada a ver com o que era naquele tempo.

E, claro! O Porto é o Porto. Ponto.

O meu pensamento viaja disse...

Estou tão orgulhosa da minha cidade!
Também és do Porto, Manelinha?
Beijo da Nina

Lilá(s) disse...

Conheço mal a cidade mas, daquilo que conheço gosto.
Bjs

Nokas disse...

Conheço pouco Guimarães mas gosto bastante daquilo que conheço!!

São disse...

Finalmente, entrei, rrsss

Aprendi a apreciar o Porto ...mas Guimarães gosto desde os meus vinte anos.

Fico contente pelas duas cidades!

Boa semana, minha amiga

Green disse...

Tive oportunidade de conhecer a cidade de Guimarães, e realmente tem coisas muito bonitas.

Unknown disse...

Ambas as cidades dignas de visitar.
Just Love Porto e Guimarães.

Bjstos

estrela disse...

Guimarães gosto muito do Porto não conheço assim tão bem para dizer!

Petra disse...

O Porto é a minha terra!! um orgulho! e sim não nos fazem nenhum favor... Guimarães é lindo e transpira história.

Fiona disse...

Curiosamente não conheço nenhuma das duas cidades mas é um verdadeiro orgulho ter duas cidades portuguesas neste top :)

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Ora aí está uma cidade que eu ainda não conheço, mas tenho tanta curiosidade.

MAG disse...

Bem merecidas, são duas cidades lindissímas;) Bjs

F. disse...

ADORO o Porto e Guimarães, são cidades maravilhosas, perfeitas para passear ;) merecido!

xoxo F: