terça-feira, 27 de março de 2012

Coma melhor sem gastar mais dinheiro no supermercado!

"... Comer bem não é mais caro é a tese que vamos  provar. Com a promessa de não ter de passar serões infinitos frente ao fogão nem fazer maratonas por lojas obscuras à procura de produtos exóticos.

Mas este artigo não é para os conscienciosos da comida habituados a contar calorias e muito menos para os CSI que procuram gorduras trans nos rótulos dos alimentos...

(fotografia retirada do blog da Nina)

Instruções para o supermercado
Se não fizer as compras certas arruína ou o menu ou o orçamento, por isso, encare a ida ao supermercado como uma missão militar. A abordagem a cada corredor deve ser precisa, rápida e eficaz. Objetivo é comprar os ingredientes mais baratos e saudáveis. O inimigo são os produtos caros e nutricionalmente errados.

Corredor das carnes
•  Centre-se no porco e nas aves que em regra são mais em conta.
•  O frango é mais barato se for comprado inteiro. Se comprar partes, prefir pernas, mais saborosas que o peito...
•  Inclua nas compras as miudezas (fígado e moelas) que têm muito ferro e proteínas. Refogadas durante cinco minutos e temperadas com vinagre enriquecem uma salada verde em três tempos.
•  partida a carne com 15% de matéria gorda: misturando-a com miolo de pão amolecido em leite, cebola refogada, ervas aromáticas ou especiarias (caril por exemplo) e um ovo, pode fazer pequenas almôndegas. Se as cozer num caldo perdem a gordura e a carne permanece tenra. Sirva com molho de iogurte ou de tomate, por exemplo.

Corredor do peixe
•  Não há volta a dar o peixe congelado é tendencialmente mais barato do que o fresco. Mas o fresco, na altura dele também se compra em conta.
•  Com alguma imaginação conseguem-se refeições baratas e nutritivas, seja em empadões, quiches ou açordas, mas até o clássico cozido ganha sabor se juntar à água uma cebola, alguns grãos de pimenta, uma folha de louro ou aneto.
•  O atum em lata faz uma refeição saborosa e barata. Duas ou três latas, mais uma lata grande de feijão frade, ovo cozido, salsa e cebola picada, tudo regado com azeite e faz-se a festa para quatro. Outra alternativa: empada de atum.
•  Com uma mistura de marisco de marca branca faz um arroz de marisco para quatro pessoas e ainda sobra.
•  Com uma posta faz uma açorda de bacalhau para todos. O segredo está em não poupar nos temperos: muito alho e azeite.

Corredor dos legumes
•  Os legumes da época vendem-se a um preço acessível e regra geral são mais baratos do que os congelados O único problema com os frescos é mesmo a conservação. Exige-se um planeamento adequado na altura da compra para não haver desperdícios.
•  Se tiver restos pode sempre aproveitá-los fazendo fritatas, quiches...
•  Não deite fora a rama do nabo e do rabanete. Pique-as e misture-as com queijo gruyére e azeite e fica com um pesto fantástico para usar nas massas..."


Ler mais: http://activa.sapo.pt/vida/sociedade/2012/03/16/coma-melhor-sem-gastar-mais-dinheiro-no-supermercado#ixzz1pV5FrVlx

25 comentários:

Su disse...

Excelentes dicas!

Saltos Altos Vermelhos disse...

Só boas dicas ;)

S* disse...

Gostei imenso das ideias... porco e frango são sem dúvida as carnes mais baratas.

No Reino do Infinito disse...

Manuela, que giro, por acaso já sou assim nas compras, vou com umas palas que nem os cavalos, direitinha aos corredores que preciso sem desviar a rota e a atenção, tento marcar um tempo limite para aquela compra e tento despachar-me ao máximo. Até acho uma "brincadeira saudável" e no meio dela tento sempre, mas sempre, gastar pouco dinheiro. Aliás, uma dessas formas e poupar é escolher alguns dias na semana e não tirar nada do congelador para as refeições, faço e invento com o que há...e normalmente faço pratos bem económicos.
Adorei estas dicas, obrigada na mesma!
Beijocas nossas ;)

Rosa dos Ventos disse...

Nisto não estou démodéé!
Faço-o há muito!
Em minha casa nada se estraga ...tudo se transforma em algo de saboroso! :-))

Abraço

Rosa dos Ventos disse...

O coelho também é em conta...e assim talvez se dê cabo da raça! :-)

Alice disse...

Querida Manuela,

Este tipo de conselhos nunca são demais. No entanto, atrevo-me a dizer que, muitos deles, deveriam ser desnecessários. ou pelo menos, eu assim acho.

As revistas, mais ou menos científicas, de cariz geral ou mais feminino têm enchido páginas a propósito destes assuntos, aliados à poupança. Se as pessoas não tivessem memória curta acredito que muitas destas dicas já não lhes sejam novidade. não há muito tempo, ouvíamos das nossas avós e mães algumas destas dicas. Sim, eu não sou nenhuma centenária para as ouvir dos meus pais e avós; o que significa que não me foram dadas a conhecer no século passado, são relativamente recentes.

Os portugueses há umas décadas atrás foram um povo poupado pelas razões que muitos conhecem. Eu não vivi no tempo do fascismo, mas ouço contar. De repente, deixámos de o saber fazer e temos tudo quanto é revista a dar dicas e ensinamentos de poupança.

Todos os conselhos são bem-vindos, somente não deviam ser nenhuma surpresa para ninguém.

Com tudo isto não quero dizer que estou contra o que escreveste. Considero que é sempre bom relembrar. Eu só comentei o lado lado da questão que agora tanta imprensa resolve estar sempre a bater.
(desculpa se te pareço incomodada com o teu post; a ideia não é essa, nem pouco mais ou menos. Tu és uma das pessoas mais queridas da blogosfera, que já conheço há tempo suficiente para achar que vais entender as minhas observações. também não pretendo comentar por comentar, mas apresentar o meu ponto de vista. Desculpa a justificação)

Beijinho, querida Manuela!

Anónimo disse...

Nossa...Adorei esse post, Manuela!
Excelentes dicas!
Beijinhos :)

Anna^ disse...

Nunca é demais relembrar aquilo que muitas das vezes anda esquecido.
Obrigado :)

[pelo que vejo já estás "operacional" ;) ]

beijoca

C*inderela disse...

excelentes dicas. pratico algumas.

Bjokas

Nokas disse...

Excelentes dicas!!

Opinante disse...

Obrigada por estas maravilhosas dicas :D

Unknown disse...

Boas Dicas querida Manuela.
Muitas delas pratico há algum tempo.
Pelo equilibrio Nutricional e pelo e pelo equilibrio da carteira.
Bjstos

lena disse...

Olá Manuela.
É sempre bom recordar ou conhecer boas dicas de poupança. Para mim nunca é demais ler sobre o assunto porque acabamos pot aprender sempre coisas novas. Por isso gostei muito de ler.
Também aproveito para dizer que já respondo ao desafio e publiquei no meu blog um post de resposta espero que goste e esteja conforme as regras.
Beijinhos grandes.

Turista disse...

Karochinha, já eu gosto de percorrer cada um dos corredores, lentamente, para ver as novidades. Mas mantenho-me fiel à lista que levo de casa. :)

Rosa dos Ventos, é verdade: esqueceram-se do coelho!! ;)

Alice, fizeste muito bem em dar a tua achega. Gostei muito de ler o que escreveste, e que está muito correcto no meu ponto de vista. :)

lena, obrigada por teres aceite o desafio. Já fui espreitar. :)

Beijinho.

Green disse...

Ótimas dicas.

Ritinha disse...

Muito bom este post, mas cá na minha casinha isto já se faz há muito tempo :) mas é uma boa dica!

Vecas disse...

Bom post, bem necessário nos tempos que correm...

Milaresendes disse...

A-M-E-I!!
Adoro dicas e truques de como comprar bem e elaborar bons cardápios...
Bjkas
Mila

mfc disse...

Dicas a ter sempre emconta...
E eu que vou sempre ao super com a minha senhora tenho que estar informado...!

Ana disse...

boas dicas:)
beijinhos

Ana disse...

boas dicas:)
beijinhos

Fio Norte disse...

Adorei cada dica.
Excelente Manuela:)

estrela disse...

adorei vou passar a ter uma tarefa militar a partir de agora!!!
:)

eu disse...

Só não concordo com a escolha das pernas de frango. E quem prefere os peitos? Beijos*