"Santarém quer mais turistas e residentes a pedalarem pela cidade: eis o Biks, um sistema gratuito de partilha de bicicletas, que estará em total funcionamento no Verão, e que tem por objectivo promover a utilização dos jardins e ciclovias.
(fotografia retirada da net.)
O projeto Biks - Liberdade em Movimento, que conta com um investimento de cerca de 90 mil euros enquadrado por fundos comunitários, estará disponível em quatro pontos de Santarém a partir do Verão. Trata-se de um sistema de partilha de bicicletas, inserido no programa nacional Bikesharing, que permite a utilização destas bicicletas de forma gratuita. Para começar, há já um ponto Biks em funcionamento (no Largo Cândido dos Reis, frente à Estação dos Correios).
... O uso das bicicletas está limitado, por um prazo de quatro horas, aos espaços determinados pelo município e que podem ser consultados nos quiosques no acto do levantamento da bicicleta.
As bicicletas estão equipadas com um cesto, para promover (e facilitar) o transporte de compras feitas no comércio tradicional.
O acesso ao serviço está condicionado à utilização do cartão municipal - Liberdade em Movimento, que poderá ser solicitado no posto de turismo de Santarém, de forma gratuita, por todos os utentes maiores de 14 anos. Os residentes podem pedir um cartão válido por um ano enquanto os turistas têm direito a um cartão válido por uma semana. O serviço deverá estar disponível entre as 8h e as 22h no Verão e entre as 8h e as 19h no Inverno."
21 comentários:
Olha que boa ideia.
Porque é que sou de tão longe?:( quero um grupo para exercicios e passeios! :) gostei de passar por cá:) beijinhos
Olha que boa ideia :) eu acabei de ganhar a buzina para a minha futura biclas!
parece-me mto bom, sobretudo para dias primaveris em que apetece andar de bicicleta...afinal talvez o moita flores tenha feito alguma coisa de jeito...sinceramente, não esperava!
Pode ser que mais cidades sigam o exemplo!
Que bonito projeto! E eu que ando a pensar em adptar a bicicleta como o meu próximo meio de transporte. Era bom que Leiria e outras cidades tb aderissem.
Beijinhos "tia" com muitas saudades
Ah! Amei o novo look do blogue! Parabéns, está super giro.
Beijinho
Olá Manuela.
Fiquei muito contente por ter gostado da resposta ao desafio, ainda bem que gostou.
Conheço Santarém e gosto da cidade.A acho uma excelente ideia. Podia ser feito em mais cidades.
Beijinhos grandes.
Uma excelente iniciativa, deveria haver em mais cidades :)
Ideia excelente.
Olá eu adoro andar de bicicleta mas...para mim é longe.
Mas é sempre bom saber aqui as novidades e acontecimentos.
Bjs
Fica bem
É sempre uma excelente iniciativa! Aveiro já conta com elas à bastante tempo e o pessoal, mais turistas, adere muito bem! *
Esse carinho especial com certeza irá alavancar as visitas a esse local... uma ótima forma de conhecer um local: de bicicleta!
Bjkas
Mila
Boa!
Se não fosse a "minha bicicleta" não teria chegado aqui...
(acho que cada vez mais, o tuga, passam os dias a pedalar no computador.)
Por acaso já tinha tido conhecimento à uns dias, porque Santarém foi a cidade que me acolheu como estudante e foi lá que encontrei o meu mais.que.tudo ^^, e sim é uma excelente iniciativa :)
Excelente iniciativa ;)
Olá amiga,
Então já estás recuperada? Espero que sim.
Santarém seguiu o exemplo de Aveiro, a cidade dos Moliceiros acho que foi pioneira.
Bjks
Santarém é um máximo!!!! Adoro a "minha" cidade. :)
P.S. - O blogue está tão giro. :)
Boa iniciativa, quem me dera que a câmara cá da terra adota-se essa medida!
Manuela querida
Por estas bandas temos uma pista junto às estradas para esse efeito, também temos nos parques e junto à nossa costa,mas as bicicletas são dos cidadãos.
Beijinho e uma flor
Só conhecia Aveiro a proporcionar esta facilidade a quem a visita!
Mais uma muito boa notícia.
Enviar um comentário