sábado, 3 de março de 2012

Lloret de Mar combate «turismo da bebedeira» com novas proibições.


"A comarca a que pertence a espanhola Lloret de Mar, um dos destinos preferidos para viagens de finalistas de jovens portugueses, aprovou novas leis para combater o que define como o “turismo da bebedeira”. Há multas até €3000.
foto retirada da net.
As leis, aprovadas pela comarca de Selva, distrito a que pertence Lloret, na região de Girona (Catalunha), pretendem sancionar comportamentos considerados indecorosos ou perigosos. Neste âmbito, entra a proibição da prática de balconing, em que jovens se lançam das varandas dos hotéis onde estão alojados para as piscinas (e que já provocou mortes), ou a proibição das rotas conhecidas como "pub tours", em que num curto espaço de tempo se pode beber numa série de bares e discos. A multa para quem pratique obalconing pode atingir 1500€, tanto para o turista como para o hotel, informa o El País.
A indústria hoteleira fica agora responsável por vigiar os hóspedes e garantir que, por exemplo, não usem objectos como armas de ar comprimido ou que joguem água para a rua (em vista: as brincadeiras com balões ou preservativos cheios de água...).
Estas proibições vêm no seguimento de uma declarada guerra contra o "turismo da bebedeira", levada a cabo pelo alcaide Romà Codina desde o Verão passado, quando chegaram mesmo a decorrer confrontos nas ruas entre dezenas de jovens turistas e a polícia... 
As autoridades, com este novo ordenamento (que prevê, em geral, multas de €750 a €3000 euros), procuram também alterar o modelo de turismo e ócio noturno que anualmente atrai à região centenas de milhares de jovens de todo o mundo - entre eles, muitos portugueses..."
Daqui.

E eu achei bem, a tomada destas medidas por parte da comarca! Onde já se viu, jovens a  lançarem-se das varandas dos quartos para as piscinas, sujeitos a ficarem paraplégicos!!


14 comentários:

S* disse...

Graças a deus... todos os anos morrem jovens.

Flor de Jasmim disse...

Até que enfim! Resta esperar para ver se respeitam.

Beijinho querida

Sissamar disse...

Sinceramente acho que vale de pouco! Acho bem que se tomem medidas, mas as multas são a medida mais fácil e ao mesmo tempo vantajosa.
Acho que as medidas deviam começar a ser tomadas em casa, muitos anos antes desta viagem...
Beijinho e bom fim de semana!

aQ disse...

Ainda bem que foram tomadas medidas, já vieram tarde, foi o que foi... Mas mais vale tarde que nunca, claro está!

Anónimo disse...

Olá Turista,
naõ sabia desta nova «lei».
Bem...ainda bem que assim é, pq realmente a malta não tem juizo nenhum...
...sim eu acredito que sim...que se pode atirar da varanda para uma piscina...
aih....

Bjs
Fica bem
; )

Marta disse...

eu acho bem também! nem fui a minha viagem de finalista porque já sabia que era tudo bebedo a vomitar nas ruas!
beijinhos

Rogério G.V. Pereira disse...

Pena não haja nada que impeça
que tais jovens se mantenham
paraplégicos... da cabeça

É pena...

Isa disse...

Ainda bem que tomaram essas medidas.
**

Ana Sofia disse...

...espero que durem essas leis...mas não sei até que ponto qd essa região vive exclusivamente da noite...segundo amigos meus que já lá foram...bj*

Alex Fernandes disse...

Acho mt q o façam, há muita gente q abusa à grande

mfc disse...

Era bem preciso fazer-se algo nesse sentido!
Estava a tornar-se um escândalo o tipo de turismo (nosso) que lá se praticava!

Ana FVP disse...

Fui a Loret na minha viagem de finalistas e lembro-me de ter sido vergonhoso. Eram só jovens portugueses e cada um em pior estado que o outro...

Moleskine disse...

que tristeza!

Unknown disse...

Eu também concordo com estas novas leis. Por muito que argumentem "ah são jovens e tal...", há limites e pôr a vida em risco é um deles.

Beijinho