terça-feira, 6 de março de 2012

6. Sabor

Arroz de grelos com petinga frita.



Passa-se pela lota de Vila Praia de Âncora, e compra-se uma mão-cheia de petinga fresca, acabada de chegar nos barcos pesqueiros.
Chega-se a casa, passam-se por água e salpica-se com o sumo de meio-limão que de passagem, trouxemos do limoeiro.
Entretanto vai-se à horta e retiram-se os grelos de couve e nabiça que estiverem mais a jeito.
Lavam-se os grelos e colocam-se a cozer numa panela onde se fez um refogado com louro, cebola e azeite, da colheita do ano passado.
Com um pouco de farinha-milho, temperada de sal fino e pimenta moída, envolvem-se as petingas e levam-se a fritar numa frigideira com óleo, onde se colocaram alguns dentes de alhos inteiros, para aromatizar.
Aos grelos já meios cozidos, junta-se o arroz e deixa-se apurar.
O arroz convém ficar malandrinho e as petingas bem louras.
Come-se tudo quente e com grande agrado!
É um sabor que remonta à  minha infância.

41 comentários:

teardrop disse...

Querida Manuela,
Bem bom, arrozinho de grelos :) Petinga não sou grande fã, mas se forem uns carapauzinhos fritos vão bem!
Beijinhos

Sexy na Cidade disse...

aii que eu gosto tanto desse prato!! e ainda agora é manha!

Maria

Unknown disse...

A-D-O-R-O !!
É uma dose para a mesa da Béu se faz favor :)!
Beijinho.

zitamina disse...

já fiquei a salivar. e eu que nem ligo muito a peixe frito... mas o arroz, ai o arroz..... :D

Alice disse...

Eu acho que, melhor que petingas, serão carapauzinhos fritos ou então pescadinhas de rabo na boca (há quem chame verdinhos)

beijoca

flor disse...

Que aspecto mais apelativo :)

Karina sem acento disse...

Adoro arroz de grelos! :D

Miss Star Pink disse...

E é tão bom. Adoro esses pratos sinples, mas saborosos. :)

Dulce disse...

Tudo tão fresquinho, tão saudável e tão apetitoso :) que saudades dos mimos da gastronomia portuguesa...

Anónimo disse...

Quais coffee spoons & tea afternoons! Venha de lá esse petisco para começar o dia! ;) Adoro petingas! Mas agora são raras, não se podem pescar...

Tânia ♥ O Nosso Mundo Perfeito ♥ disse...

O arroz eu prefiro de pimento, o resto está perfeito :)

alice disse...

hummm, tão bom e tão nosso!
bjinhos*

Unknown disse...

A petinga sim, o arroz seria antes de tomate ou de pimentos...

Bem bom.

rosa_chiclet disse...

a petinga vai mas tem de ser com arroz de tomate, porque grelos não entra.. ( e acabaste de me lembrar outro sabor que detesto)

kisses***

Mamã Petra disse...

Gosto tanto de arroz de grelos, há muito que não como, acho que vou incluir na ementa de uma das próximas semanas, petinga eu prefiro jaquinzinhos.

Beijinhos

Opinante disse...

Belo belo!

Rosa dos Ventos disse...

Infelizmente estou longe da lota e a horta também não me fica à porta! :-))

Abraço

Flor de Jasmim disse...

Querida
Eu não acredito nisto!
Hoje o meu almoço vai ser arroz de grelos, mais grelos que arroz não vá os diabétes do meu "folha seca" baterem palmas com o arroz.
Estou muito perto da lota da Praia da Vieira, mas comemos o peixinho da empresa do meu Ro que é na Vieira! Não frito, cá em casa só grelhados.

Beijinho e uma flor

No Reino do Infinito disse...

Querida Manuela, fez-me literalmente fechar os olhos e "voar" atrás no tempo, até à minha infância onde a minha mãe nos fazia este prato tão singelo mas tão delicioso, das petingas não sobrava qualquer espinha, do arroz, aquele cheirinho inconfundível. Adoro este prato.
Beijocas nossas :)

Urban Cat disse...

Ai ai ai...até me arrepiei.
Não suporto arroz de grelos. Em miúda era obrigada a comer e sabe Deus o que sofria :P
Na minha família toda a gente adora, mas eu continuo a não conseguir apreciar essa iguaria.

Beijinhos querida Manuela

Rui disse...

Olá Manuela ! Era só para saber a que horas posso estar aí !
Olha que eu gosto delas a saír da sertã e o arroz bem fresquinho (quentinho) a acabar de fazer ! :))
.

Nokas disse...

Esse arrozinho é uma delicia :)

Miss Worm disse...

Que maravilha...

Anónimo disse...

Há tanto tempo que nao como Petinga... adoro e esse Arroz tem um aspecto delicioso.

Bjstos
Bom dia...

Terapias e Rituais de Beleza Lótus disse...

Olá,

Gostei muito do teu blog.
Convido-te a conhecer o meu.
http://rituaisbeleza.blogspot.com/

Beijinhos.

Terapias e Rituais de Beleza Lótus disse...

Olá,

Gostei muito do teu blog.
Convido-te a conhecer o meu.
http://rituaisbeleza.blogspot.com/

Beijinhos.

Flutuações da mente disse...

Hum que bom :-))))

Flutuações da mente disse...

Hum que bom :-))))

Ba disse...

Adorei o post. E como todos os ingredientes são frescos e tudo vosso. Fantástico.

Myself disse...

Jura???!!!! Também é um dos meus pratos favoritos e já há tanto tempo que não como... ;)

Ana disse...

muito bom, também tenho muitos grelos na horta:)
beijos

Unknown disse...

Comidinha bem típica. Tenho pena mas não é muito do meu agrado. Aliás todo o peixe que seja frito, não me convence...já o arroz de grelos...era menina para fazer uma refeição só disso! :)

Green disse...

Mas que bom aspecto :)

R disse...

Mas que belo petisco, adoro petingas fritas com arroz de grelos, com arroz de tomate, com arroz de pimentos, sou muito arrozeira. Espero que te tenha sabido bem, eu fico com a imagem. Beijokas

Petra disse...

Adooooooooro! faço com petingas ou com jaquinzinhos!

S* disse...

Ai que coisa boa...

Lilá(s) disse...

Que maravilha! fiquei cá com um apetite...não sobrou nada?
Bjs

Lemon disse...

Prato disso para a mesa 5, pleaseeeeee :D

Alegna disse...

Peixe frito é só mm petinga ou joaquinzinhos :)

E há mto que não como :) agora fiquei com vontade :P

Jinhos

Tanita disse...

Manuela,
este teu menu abiu-me o apetite :)

mfc disse...

Mas que petisco...
Como-o sempre às quartas no Porto e fico sempre a chorar por mais!