quinta-feira, 1 de março de 2012

Pela serra da Peneda...

Trilho Castrejo - alguns destes trilhos remontam à Idade Média. Por vezes não sabemos se estamos em Portugal ou em Espanha...

Vale do rio Laboreiro - onde se localizavam as Inverneiras- aldeias onde a população passava o Inverno, desde Dezembro (e onde já se matava o porco) até Março. Depois regressavam às Brandas - aldeias de altitude, onde se faziam as sementeiras e se passava o Verão...

Há milénios que a ocupação humana se faz em estreita harmonia com o meio.  Nas casas utiliza-se a pedra que a natureza dá...

Os cavalos garranos pastam livremente em todo o Parque Nacional Peneda-Gerês, tendo como único predador o lobo ibérico que se avista algumas vezes por aqui...

A flora é riquíssima, com predominância do carvalho alvarinho e do vidoeiro, aparecendo também a urze, a carqueja, o tojo, a giesta...

A rocha granítica dá o mote a esta paisagem, onde dominam os grandes batólitos, fissurados devido às diferenças de temperaturas...

Santuário da Sra. do Anamão. Aqui conseguimos ver a imponência do granito, face à construção humana...

Santuário da Sra. do Anamão que se enche de gentes, na altura da sua romaria e aquando da chegada dos que estão fora...

Questiono-me como se será habitar naquela casa isolada, (indicada pela marca vermelha) longe de tudo e de todos... e eu vivo na aldeia!


17 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

Que lindo... adoro estas paisagem cheias de enormaes "calhaus" :)))

carina disse...

Se eu percebi bem a localização da foto acho que a casa não é habitada :)

Anónimo disse...

espectacular!
convenceste-me a dar um pulinho lá.
beijinhos**

Flutuações da mente disse...

Fiquei com vontade de conhecer :-)

Moleskine disse...

fantástico:)

Opinante disse...

Também penso muito nisso, como será a vida dessas pessoas, isoladas de tudo e todos...

S* disse...

É um local mágico.

Nokas disse...

Que local fantástico!!

Unknown disse...

Não vejo a hora de chegar agosto para ir para esses lados:) bj!

Ana FVP disse...

O nosso Portugal é tão bonito. Obrigada por partilhares connosco estas maravilhas :)

Green disse...

Gosto tantos das fotos, parece ser muito bonito.

Anita disse...

querida manuela, fico contente por ires participar neste desafio.
hoje e sobre o livro, escolhes o livro que mais gostaste de ler ate hoje, ou mesmo o livro que estas a ler, qualquer coisa realcionado com livro, tu é que escolhes o post que queres fazer, o que a palavra te suscita, pode ser com foto, texto, poema, desenho, o que quisermos.
o giro disto e que vamos acabar por conhecer novos blogs, novas pessoas.
claro que depois e andar a coscuvilhar os outros blogs, podes ir ao meu e ver os blogs que eu sigo e depois e uma bola de neve, vamos conhecendo mais e mais. e giro. vais gostar.
e claro como o teu blog e famoso, depois vais receber novas pessoas e conhecer mais um bocadinho os "teus".
beijo

Olhó Mau Feitio disse...

Como eu adoro passear na serra :D

Anónimo disse...

É por essas e muitas outras que quero tanto conhecer esse país...e o mais rápido possível...Beijos

estrela disse...

estas imagens transmitem uma tranquilidade imensa!!!

Ana disse...

Em Maio de 2008 estive a perder-me durante uns largos dias pela Serra da Peneda Gerês. E tenho a dizer que foram das melhores férias que tive. Não tive rede no telemóvel durante a maior parte do tempo, tinha casa em cima do rio, encontrava cavalos selvagens perdidos na estrada, cascatas soltas, um paraíso.

Ana C. Martins disse...

O Gerês é simplesmente maravilhoso. é uma descoberta da natureza..sempre que vou la ainda me surpreendo! obrigada pelo passeio fotográfico