domingo, 3 de junho de 2012

Bandeira Azul para 275 praias portuguesas!


Praia do Guincho (fotografia retirada da net)

"Este ano, há um número recorde de praias com a bandeira azul, símbolo de qualidade atribuído anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa: 275, mais cinco que em 2011.
O Algarve é a região com mais praias galardoadas. A bandeira azul será hasteada em 69 praias, apenas uma fluvial, espalhadas por 12 concelhos. Em relação ao ano passado, oito praias saíram desta lista da Bandeira Azul - Três Castelos, Caneiros, Ferragudo, Carvoeiro, Vale de Centeanes, Sra. da Rocha, Vale do Olival e Fuseta-Ria -, duas entraram (Forte Novo e Almargem, ambas em Loulé) e uma reentrou (Pego Fundo, em Alcoutim).

A região Norte surge este ano com 67 praias Bandeira Azul, das quais três são fluviais, em 11 concelhos. Há oito praias novas (Forte do Cão, Quião, Barranha, ZUNorte, SUSul I, SUSul II, Lagoa e Fuzelhas) e quatro que saíram (Vila Praia de Âncora, Angeiras Sul, Matosinhos e Frente Azul).

A terceira região com mais praias com este galardão é o Tejo, com 45 praias costeiras e quatro fluviais, em 14 concelhos. A praia da Foz do Arelho-Lagoa, em Caldas da Rainha, é nova nesta lista, que conta ainda com três reentradas (Tarquínio-Paraíso/Dragão Vermelho, Quinta do Alamal e Pisão).

A região Centro tem 23 praias com Bandeira Azul, mais cinco do que no ano passado, em 15 concelhos. Destas, 18 são costeiras e cinco fluviais. Há três praias novas (Palheiros e Zorro, Sandomil e Loriga) e duas reentradas (Torreira e Louçainha).

O Alentejo surge com 23 praias costeiras e uma fluvial (Albufeira da Tapada Grande), em seis concelhos. Melides reentra este ano para a lista.

O arquipélago dos Açores tem 32 praias com Bandeira Azul, menos uma do que em 2011. Nesta região há duas reentradas (Piscina do Carapacho e S. Lourenço) e três saídas (Prainha de Água d'Alto, Corpo Santo e Preguiça).

A Madeira tem este ano 11 praias, menos cinco do que em 2011. As praias que saíram são Poça do Gomes-Doca do Cavacas, Madalena do Mar, Ponta do Sol, Ponta Delgada e Barreirinha.
...
O galardão Bandeira Azul é atribuído todos os anos às "praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental", segundo os organizadores. Esses critérios têm a ver com a informação e educação Ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos e Segurança e Serviços.
No site da Associação Bandeira Azul poderá consultar a lista completa."

15 comentários:

Ju disse...

Temos as melhores praias :D

Anónimo disse...

Portugal é isso: praias maravilhosas!!!

Vecas disse...

É sempre bom estar a par destas coisas, obrigada Turista

Opinante disse...

Portugal tem tudo de bom!

Flutuações da mente disse...

Viva aos Açores. Iiieeeeeeeeeeeehhhhhhhhhhhh ehehehehehe

Filipa disse...

o Norte mais uma vez em grande.. pena a agua ser tao gelada :P
XOXO

Filipa disse...

o Norte mais uma vez em grande.. pena a agua ser tao gelada :P
XOXO

Pérola disse...

Dá-me sempre uma sensação de qualidade quando visito uma praia com a bandeira azul hasteada. Pena é que não façam alguns pequenos investimentos que poderiam melhorar a qualidade de veraneio dos turistas e utentes como chuveiros, Wc públicos em condições e acessos apropriados bem como estacionamentos suficientes.
Um beijinho.
Informação é sempre útil!

O meu pensamento viaja disse...

Manelinha, gostei deste impulso na nossa pobre auto-estima.
beijo

Bee*Land disse...

nem sei que dizer, obrigada não chega...

fiquei mesmo feliz com as tuas palavras=)

é mt bom quando gostam do que escrevo...é a minha grande paixão=)

obrigada =)

bj
bee*

Green disse...

Isso é ótimo, mas toda a gente sabe que por cá temos excelentes praias.

Ana disse...

Que bom! Embora não seja novidade para ninguém as nossas óptimas praias.

mfc disse...

Obrigado, Manuela, por nos trazeres boas notícias.

Naná disse...

Oh... fiquei espantada por causa da praia dos Caneiros ter perdido a Bandeira Azul... é uma praia muito boa, mas nos últimos tempos demasiadamente concorrida...
O mesmo com Carvoeiro, Vale de Centenas e Senhora da Rocha...

Inês disse...

Na minha zona tenho duas com bandeira azul e uma com bandeira dourada.
Faço o convite: venham experimentar as praias do Oeste.