segunda-feira, 11 de junho de 2012

E as Festas?

Com a  temática do dia 8. Festas , arraiais e festivais de Verão... tenho de confessar que as respostas me deixaram deveras surpresa!!
Então, na era dos festivais de Verão, não é que uma  parte significativa das Amantes não aprecia os ditos festivais?! Dizem que para elas é muita gente, muita confusão, muitas filas!
Sabem o que é que a maioria aprecia mesmo?
As festas locais, as festas da sua terra, o arraial na aldeia ou vila de onde são ou onde habitam! E mais: a grande maioria não se nega a um pé de dança, a umas farturas, a um pão com chouriço feito em forno de lenha e comido logo ali, a uma volta nos carroceis, a uma visita às barraquinhas!
Logo a seguir nas preferências das Amantes estão as festas dos Santos Populares e a festas da cidade (Lisboa), onde não pode faltar o bailarico, a bela da sardinha, o prato de caracóis...
No Norte dominam as festas de S. João, mais as sua belas cascatas e a festa do Senhor de Matosinhos.

Festas da Senhora d' Agonia - Viana do Castelo, Agosto de 2010

Já as poucas Amantes que gostam de festivais de Verão, dão preferência ao Rock in Rio, ao Super Bock, Super Rock e ao Óptimus Alive.
Originalidades: as procissões do santo da terra, feiras de artesanato, feiras medievais, já fui mais festivaleira, detesto arraiais e ainda hei-de ir a um festival de Verão!

12 comentários:

disse...

Sempre em cima do acontecimento :) Adoro estes teus resumos Manuela, já que ainda não consegui visitar todas as Amantes do Verão...
Beijinho

Pérola disse...

Querida turista,
compreendo a tua surpresa.
Neste mundo blosférico onde predominam as jovenzinhas devia ser natural a preferência pelos festivais de verão.
Já fui ao Super Bock, Rock in Rio, para além das Festas do Avante quando jovem universitária (ainda não haviam estes festivais todos) e de tudo não há nada que chegue às festas populares, aos arraiais. Talvez por ter crescido nesse meio. A verdede é que é bom, muito bom, rever amigos, dançar, e recordar outros tempos.
O artesanato também me é muitoc aro, mas não tem aquele cariz festivaleiro, que queres?
Fica registada a tua conclusão.
Um beijinho

S* disse...

Agonia, Agonia!!

sandra disse...

Nem mais :)
bjinhos

Vecas disse...

Adoro estes resumos :-), beijinho

Opinante disse...

Oh yeah e venha o bailarico :)

Tanita disse...

Será porque estamos a ficar cotas? :)
Bj** e feliz semana

Palco do tempo disse...

uma festa que não conhecia :)

lena disse...

Gostei de ler o resumo e os blogs que tinha visitado já indicavam este resultado. Eu sou uma das que gosta das festas da aldeia e feiras de artesanato.
Beijinhos grandes.

Bel disse...

Gosto de ler os resumos, já que nem sempre tenho oportunidade de cuscar os blogues participantes...eu sou das tais que não gosta de confusão!
Beijocas

luisa disse...

O que é popular é bom :)

Green disse...

Muito contrário à ideia que eu tinha.