quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Navio-escola Sagres aberto a visitas para celebrar 50 anos ao serviço de Portugal.

O navio-escola “Sagres” celebra 75 anos de vida e, esta quarta-feira, celebrou também 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa. As comemorações prolongam-se até ao fim-de-semana e incluem visitas ao navio, fundeado na Doca de Alcântara, em Lisboa. No programa, ainda o lançamento de vinhos dedicados à “Sagres” e também ao “Creoula”.




"Foi construído, há 75 anos, para combater na II Guerra Mundial pela Marinha alemã. Mas, quis o destino que dedicasse a maior parte da sua vida a missões de paz. Depois de estar ao serviço do Brasil, foi, em 1961, adquirido por Portugal, para subsituir a antiga "Sagres". Içou a bandeira portuguesa pela primeira vez a 8 de Fevereiro de 1962 e, neste meio século, já viajou o equivalente a 27 voltas ao mundo e visitou 60 países, tendo passado no total 17 anos fora de Lisboa. Ao serviço de Portugal, cumpriu três viagens de circum-navegação e participou em eventos como a regata Colombo, em 1992, nas comemorações dos 450 anos da chegada dos Portugueses ao Japão, em 1993, ou nas celebrações por ocasião dos 500 anos do achamento do Brasil, em 2000.
...
Até dia 12, o navio estará aberto a visitas do público no cais de Alcântara, em Lisboa (quinta das 14h às 16h; sexta e sábado das 10h às 23h excepto das 12h às 14h e das 19h às 20; domingo das 10h às 12h e das 14h às 18h). No domingo, a festa termina com um concerto da Banda da Armada com a participação especial de Vitorino (na gare Marítima de Alcântara, às 17h, com entrada livre). Na segunda-feira, dia 13, a Sagres regressa à Base Naval de Lisboa."


Daqui.

13 comentários:

rosa_chiclet disse...

Eu já o visitei à uns anos quando o meu primo chegou.. E digo que vale a pena é bem giro ver como as coisas acontecem :)

kisses***

pollykc disse...

tenho que o vositar again! :)

Unknown disse...

belo programa para o fim de semana:) bj!

Bernardo disse...

é uma boa visita

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Quem me dera, adoraria visitar, mas agora vou embora.

Green disse...

Parece-me muito bem.

Ana disse...

tive a oportunidade de o visitar na expo98, fiquei muito surpreendida

Palco do tempo disse...

gostava de o visitar :)

Com Duas Pedras de Gelo disse...

Já lá estive há muitos anos, mas não me lembro de nada. Tenho de voltar.

Fiona disse...

A nossa BARCA (sim, porque a Sagres é de todos nós!) é, talvez, o mais belo navio da nossa Marinha Portuguesa e, atrevo-me a dizer, um dos mais belos Tall Ships do Mundo! Quando a Tall Ships Race passou pela primeira vez em Portugal e em que tive a oportunidade de assistir ao desfile naval, a Sagres era mesmo um dos navios mais belos (talvez apenas o navio-escola italiano Americo Vespucio pudesse competir dada a particularidade do seu casco às riscas pretas e brancas). Aconselho vivamente a visita a este belo veleiro. Quem tiver oportunidade de visitá-lo irá ser, de certeza, bem recebido por marinheiros prontos a partilhar um pouco das suas experiências de alto-mar, algumas (muitas!) dignas de registo.

A título de curiosidade...
- Turista, sabias que esta é a nossa Sagres III? Conforme escreveste, foi adquirida, há 50 anos, para substituir a antiga "Sagres" mas antes dessa já tinha existido um outro navio com etse nome.
- Também como surge no texto, o navio foi construído na Alemanha, mais concretamente nos estaleiros da Blohm & Voss (os mesmos que construiram as fragatas da classe Vasco da Gama na década de 90 do século passado) durante a II Guerra Mundial. E adivinha o que existia no anterior motor da Sagres? Uma cruz suástica. Pelos vistos, os nazis gostavam de deixar a sua marca nas obras que construíam.
- A "Sagres" tem um navio gémeo chamado Gorch Foch.

E pronto... Acho que não me vou alongar mais ;)

Custódia C. disse...

Vou lá estar amanhã :)

Turista disse...

Lacorrilha, boa viagem minha querida! Dá notícias. :)

Fiona, obrigada pela teu comentário que completou bastante, a notícia.
Também vi o desfile deste tipo de embarcações aquando da Expo98 e adorei!:)

Custódia, a sério? Depois dá notícias. :)

Beijinhos e bom fim de semana.

Fiona disse...

É um prazer dar o meu contributo e poder falar do lindo navio que é a Sagres :). Resto de bom Domingo!